Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Alunos do Varjão recebem diploma de curso de prevenção às drogas da Polícia Militar

Nesta quinta-feira (26), os 115 alunos do quinto ano do ensino fundamental da Escola Classe do Varjão foram os primeiros da região a se formar pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), lecionado pela Polícia Militar do Distrito Federal. Colégios de 28 regiões administrativas já receberam o curso, que busca prevenir o uso de entorpecentes e diminuir os índices de violência relacionados ao tema.

Professor do programa no Varjão, o sargento Alexandre Pereira diz que é perceptível a mudança de comportamento dos alunos participantes. “A gente trabalha com o lado social na comunidade, com a questão da vulnerabilidade. Eles são ensinados a resistir às drogas e a evitar companhias que possam incentivar o consumo.”

O coordenador pedagógico do Proerd, sargento Rodrigues, atua há 16 anos na capacitação e informa que a faixa média de idade dos estudantes atendidos é de 9 a 12 anos. “É a fase de transição, quando passa de criança para adolescente”, justifica. O administrador regional do Varjão e do Lago Norte, Leandro Casarin, assistiu à cerimônia de formatura.

Pequenos aprendizes
O jovem Pedro Henrique Galvão tem 11 anos e foi um dos que recebeu o diploma de conclusão do curso nesta noite. Segundo a mãe dele, Marielza Galvão, o menino empolgou-se com as palestras oferecidas. “Ele quis saber mais sobre os malefícios das drogas, pesquisou sobre o assunto.” Estudante da Educação de Jovens e Adultos, Marielza orgulha-se do filho, que teve a redação selecionada para representar a turma no programa.

A aluna Vanessa Alves do Nascimento, de 11 anos, também teve o texto escolhido para leitura no evento. De acordo com a mãe da estudante, Edna Alves da Silva, o comportamento da menina mudou dentro de casa, inclusive durante discussões. “Ela fala que não adianta brigar e que tem aprendido isso no programa.”

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

A diretora da Escola Classe do Varjão, Cláudia Inácio, conta que os professores perceberam mudança positiva nas atitudes dentro da sala de aula durante e após o curso. “Nossos alunos eram bem mais agitados, agora estão mais tranquilos.”

Programa
O Proerd funciona em Brasília desde 1998. Durante três meses, com programação semanal, são ministradas palestras sobre os malefícios do consumo de álcool, de cigarro e de drogas ilícitas. No Varjão, as aulas foram dadas em seis turmas. A iniciativa só não foi levada ainda a duas regiões: Sudoeste/Octogonal e Águas Claras.

Jade Abreu, da Agência Brasília

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Mão Santa

Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.