Ajude um adolescente a virar a página: doe livros para o Projeto Leitura – a Arte do Saber
A Vara da Infância e da Juventude do DF (VIJ/DF), por meio da Rede Solidária Anjos do Amanhã, e da Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, lançam, nesta quarta-feira (15), a Campanha de Arrecadação de Livros para o Projeto Leitura – a Arte do Saber. A cerimônia acontece às 16h30, no Salão Branco do Palácio do Buriti.
Os livros paradidáticos podem ser entregues no Palácio do Buriti (sede e anexo), nas Secretarias de Educação, da Criança, Mulher, Cultura, Ciência e Tecnologia, Esportes, Desenvolvimento Humano e Social, Câmara Legislativa, Biblioteca Nacional, nas seis unidades do Na Hora e em todos os fóruns do DF. Clique aqui e confira a lista com as sugestões de livros.
O Projeto Leitura – a Arte do Saber, atualmente desenvolvido pela Secretaria da Criança na Unidade de Internação de Santa Maria (UISM), beneficia 150 adolescentes, entre meninos e meninas, que aos poucos vão tendo a oportunidade de virar a página por meio da leitura. A intenção é ampliar o Projeto para as outras cinco unidades de internação do DF, com a arrecadação dos livros, contemplando cerca de 900 jovens. A campanha vai até 15 de maio, e pretende-se arrecadar livros paradidáticos, ou seja, livros de literatura em geral.
Em funcionamento desde abril de 2014, o Projeto tem por objetivo fomentar a leitura entre os adolescentes internos que cumprem medida socioeducativa nas unidades de internação do DF. A proposta é incentivar novas formas de ocupação dentro das unidades, a exemplo do hábito da leitura. Os adolescentes são conduzidos semanalmente à biblioteca da Unidade para devolver ou retirar livros ou podem fazê-lo no carrinho conduzido por um servidor que percorre os corredores dos módulos, distribuindo e recolhendo os exemplares.
Depois da implementação do Projeto, aproximadamente 90% dos 150 adolescentes internos da UISM passaram a se interessar pela leitura e a ler cerca de dois livros por semana, oito por mês. A UISM se destaca também por ter conquistado o status de tabaco zero, ou seja, não entra cigarro na Unidade.
Segundo o supervisor da Rede Solidária Anjos do Amanhã, Gelson Leite, a leitura já está impactando positivamente na vida desses jovens. “Já é possível identificar um aprimoramento no vocabulário dos adolescentes, inclusive nas audiências. A leitura despertou um maior interesse pelas aulas do ensino regular, além de importantes mudanças cognitivas e no comportamento”, pontua.
Além do ganho no vocabulário, a leitura impactou na ampliação do conhecimento e na melhora da autoestima dos jovens. Segundo a secretária da Criança, Jane Klebia Reis, os livros vão fazer toda a diferença na vida dos adolescentes quando saírem da Unidade. “Muitos nunca tinham aberto um livro para ler e hoje quando visitamos a UISM eles pedem por mais títulos. Isso é um primeiro passo para mudar de vida quando saírem do sistema”.
O carrinho do Abdala
A Unidade de Internação de Santa Maria (UISM) possui um acervo com 1,5 mil obras classificadas conforme a complexidade e o gênero (romance, história, poesia, psicologia, artes, autoajuda, sociologia, religião, biografias, literatura estrangeira). A maior parte fica na biblioteca e a outra é organizada dentro de um carrinho.
Abdallah Antun, um dos operadores do projeto, percorre os corredores dos módulos da Unidade com a biblioteca móvel, recolhendo e entregando livros. Roges Ribeiro, agente de reintegração socioeducativo da Secretaria da Criança, disse que os meninos e meninas já reconhecem o barulho do carrinho de Abdallah e fazem uma festa pedindo a aquisição de novos títulos. A partir da leitura, os jovens elaboram textos que, depois de corrigidos, valem bonificações.
“O livro me tira daqui e me leva para outros lugares”
Leitora voraz de livros, a interna da UISM, Marcela*, de 18 anos, vê na leitura uma oportunidade de “sair” dali e de visitar outros lugares. Ela está na Unidade há 1 ano e 8 meses e, desde o início do Projeto, em abril do ano passado, já passaram pelas suas mãos e crivo cerca de 30 títulos dos mais variados gêneros: de Dostoiévski à Clarice Lispector. Atualmente, ela está debruçada sobre dois livros de uma jornalista chinesa, Xinran: “As boas mulheres da China” e “Enterro celestial”, e relata que foram os melhores livros da sua vida.
Marcela diz que sempre teve o hábito da leitura, mas o aprimorou exponencialmente na unidade. “Ler é uma forma de ocupar a mente. Não tem como ficar sem eles”, registra. Atualmente, está no 1º ano do Ensino Médio, e as perspectivas para o futuro são boas. “Quero fazer Direito ou História. Os livros ampliam o meu conhecimento e melhoram a minha articulação na escrita. As resenhas que faço me ajudam nas provas do Ensino Regular”, declara.
Marcela afirma que o assunto que mais gosta é História do Brasil e estrangeira. “As meninas aqui gostam mais de romance. Posso afirmar que a maior parte das coisas que sei aprendi nos livros”. Além desses benefícios, a interna diz que a leitura traz ainda vantagens na execução da medida socioeducativa. “Ler melhora a nossa reputação aos olhos da juíza. Ela vê que estamos fazendo algo construtivo e isso pode nos beneficiar no cumprimento da medida”, conclui.
*Nome fictício em respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente
A partir de 11/12
Transporte coletivo do DF: pagamento agora, somente por meio eletrônico
Com a inclusão de mais 295 linhas no sistema digital, a partir da próxima quarta-feira (11) todas as linhas urbanas do transporte público coletivo do DF passam a receber o pagamento de passagens somente por meio eletrônico. Os usuários devem ficar atentos, porque dentro dos ônibus não será possível pagar a tarifa com dinheiro em espécie. Ao todo, são 931 linhas que atendem todas as regiões administrativas do Distrito Federal.
“Implantamos o sistema de forma gradual para dar tempo dos usuários entenderem as regras e escolher seu modo preferido de pagar a passagem”, disse o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves. Ele lembra que o sistema 100% digital começou a ser implantado em 1º de julho, com apenas 52 linhas (5,65% do total).
“Fomos ampliando aos poucos, inserindo as linhas onde o pagamento em espécie foi reduzindo. Ao todo, foram cinco ampliações e hoje o sistema registra um pequeno percentual de pagamento em dinheiro. Acreditamos que agora todos os passageiros estejam adaptados ao sistema digital e podemos inserir todas as linhas restantes”, avaliou o secretário.
Dados do sistema de bilhetagem automática do DF apontam a migração do pagamento em espécie para os meios digitais. Entre junho e dezembro deste ano, o pagamento em dinheiro na catraca caiu de 29% para 7,4% do total de acessos. O meio mais usado pelos passageiros é o cartão Mobilidade, com 49,2% dos pagamentos e depois o Vale-transporte, com 32,3% do total. Os cartões bancários são usados em 11% dos acessos e somente 0,03% dos embarques ocorrem com uso de bilhete avulso.
Com o sistema 100% digital, para acessar qualquer linha de ônibus do DF, os passageiros não podem mais pagar com dinheiro em espécie. Deverão utilizar cartões bancários (débito ou crédito), cartões de transporte (Mobilidade e Vale-transporte) ou bilhete avulso (QR Code). Os cartões bancários devem ter o sistema de pagamento por aproximação, mas os usuários poderão pagar também por meio de smartphones ou pulseiras eletrônicas.
Fazendo o pagamento com Vale-transporte ou cartão Mobilidade, o usuário tem o benefício da integração, que permite fazer até três embarques no intervalo de três horas pagando o valor máximo de R$ 5,50. Os cartões de gratuidades (Estudantil, PCDs e Sênior) também continuam sendo aceitos.
Os passageiros que preferem pagar em dinheiro, podem adquirir o bilhete avulso nos mesmos pontos de recarga do cartão Mobilidade. O bilhete é unitário, vendido no mesmo valor da tarifa da linha que o passageiro vai acessar e não permite a integração com outras linhas de ônibus nem acesso ao metrô.
O BRB mantém pontos de comercialização em 148 locais, onde é possível adquirir o bilhete avulso e fazer recarga do cartão Mobilidade. O passageiro também pode recarregar o cartão por meio de Pix no aplicativo BRB Mobilidade, ou com dinheiro nos terminais rodoviários e estações do metrô.
O atendimento é feito ainda nos postos de conveniência do BRB, localizados em áreas comerciais de grande circulação das cidades satélites e do Plano Piloto. Quem ainda não possui o cartão, pode se dirigir a um dos 70 pontos que oferecem o serviço, incluindo as unidades do Na Hora em Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Gama e Riacho Fundo.
BRBCARD
BRB bate recorde em operações com cartão de crédito na Black Friday
A Black Friday agitou os consumidores no último final de semana. Entre os dias 29 de novembro e 1º deste mês, o BRB registrou alta de 13,69% no volume de compras realizadas com seus cartões de crédito, em comparação com a mesma data comercial do ano passado, atingindo R$ 114,7 milhões em movimentação financeira.
O dado considera as compras realizadas com cartões de crédito no e-commerce e em lojas físicas. O segmento que mais se destacou foi o de materiais de construção, com uma alta de 61,1%, seguido pelas agências de viagens e turismo, que apresentaram quase 50% de crescimento. Somente na sexta-feira (29/11), foram movimentados R$ 55,6 milhões, o que representa um aumento de 10,5% em relação à Black Friday do ano passado.
“Este marco representa a confiança dos clientes do BRB em nossos serviços e na eficácia das nossas soluções de pagamento, o que beneficia o crescimento econômico como um todo. Continuaremos oferecendo a melhor experiência, inovando e trazendo mais facilidades e opções para os nossos clientes”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa.
O crescimento também ocorreu nas maquininhas do BRBPay. O volume total de pagamentos (TPV) no período foi de R$ 4,8 milhões, um crescimento de 46,81%. Só na sexta-feira, o TPV foi de R$ 2,35 milhões, ou seja, houve um incremento de 104% em relação a 2023. O segmento de bares e restaurantes foi o que mais se destacou.
Novo app BRBCARD
Na última semana, a BRBCARD disponibilizou uma atualização de seu aplicativo, com interface renovada e ainda mais integrada ao Super App BRB. A nova versão da plataforma tem como principal objetivo facilitar a navegação e centralizar todos os produtos e serviços de cartões de crédito em um único ambiente digital.
O programa de relacionamento dos cartões de crédito também passou a ser totalmente integrado. Os pontos acumulados podem ser acessados e utilizados diretamente no marketplace, sem a necessidade de navegar por outras plataformas, o que torna o processo mais ágil.
Além disso, os cartões adicionais agora possuem acesso independente ao app, o que proporcionará uma experiência personalizada aos titulares dos cartões, que aproveitarão as funcionalidades de forma individualizada.
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