Agência do Trabalhador terá unidade exclusiva para pessoas com deficiência, na 112 sul

Pessoas com deficiência terão uma Agência do Trabalhador exclusiva a partir de dezembro. Na quinta-feira (3), no Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, uma unidade será aberta na estação de metrô da Quadra 112 da Asa Sul, onde há outros tipos de atendimento para esse público.
Organizado pela Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, o espaço vai oferecer, por exemplo, emissão de carteira de trabalho, acesso a seguro-desemprego e informações sobre Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O foco, porém, é criar condições mais favoráveis à oferta de vagas de trabalho e de cursos de capacitação.
Segundo o secretário-adjunto do Trabalho da pasta, Thiago Jarjour, é comum vagas não serem preenchidas por desencontro entre as necessidades dos empregadores e o currículo dos interessados. Ele cita que, no Dia D de Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência (25 de setembro), promovido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, apenas 250 de 638 ofertas foram aproveitadas no Distrito Federal. “Nossa intenção é recrutar a pessoa e direcioná-la para uma vaga dentro do perfil dela”, explica.
Ambiente acessível
Centralizar os serviços na estação de metrô da 112 Sul é uma maneira de facilitar o acesso. O local tem piso tátil, rampas e elevadores. Outra vantagem é que o espaço abriga outros serviços destinados ao mesmo público.
Em salas vizinhas à futura Agência do Trabalhador, funciona a Coordenação de Promoção de Direitos de Pessoas com Deficiência, da Subsecretaria de Direitos Humanos, que reúne atendimentos especializados, como entrega de órtese e prótese, intérpretes da Libras — língua brasileira de sinais — e encaminhamento ao mercado de trabalho. O coordenador Paulo Beck destaca que haverá intercâmbio entre as duas equipes. “Depois, os funcionários da agência poderão levar o conhecimento para outras unidades, caso peçam transferência para trabalhar perto de casa, por exemplo.”
Origem da data
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência foi instituído pela Organização das Nações Unidas em outubro de 1992. A partir de então, em todo 3 de dezembro, é estimulada uma reflexão sobre os direitos da pessoa com deficiência, tanto na instância nacional como na municipal. O objetivo é conscientizar a população para a igualdade de oportunidades, celebrar as conquistas desse segmento e pensar sobre novas formas de inclusão.
Abertura da Agência do Trabalhador exclusiva para pessoas com deficiência
3 de dezembro (quinta-feira)
Às 10 horas
Na estação de metrô da 112 Sul
Amanda Martimon, da Agência Brasília

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia