Curta nossa página

SINE

Agência do Trabalhador começa a funcionar na Câmara Legislativa

Publicado

CLDF - Câmara Legislativa do DF
Foto/Imagem: Silvio Abdon/CLDF
Marco Túlio Alencar

Os cidadãos do Distrito Federal contam com mais uma unidade de intermediação de mão de obra por meio do Sistema Integrado Nacional do Emprego (SINE). Nesta segunda-feira (1º), foi inaugurada uma nova Agência do Trabalhador, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Câmara Legislativa. A instalação desta unidade é resultado de parceria entre a CLDF e a Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) com o objetivo de contribuir para combater o desemprego.

“O nosso desejo é que este seja um local que traga boas notícias”, afirmou o presidente da Casa, deputado Rafael Prudente (MDB), antes de descerrar a fita, simbolizando a abertura da agência, ao lado de parlamentares e do secretário de Trabalho do DF, João Pedro Ferraz Passos. Para o distrital, o desafio atual do Estado brasileiro é a geração de empregos. Ele lembrou as proposições aprovadas pela Câmara Legislativa nesse sentido, mas salientou a importância das políticas públicas implantadas pelo Executivo para a obtenção de êxito neste campo. “Estamos aqui para contribuir”, acrescentou.

O vice-presidente da CLDF, deputado Delmasso (PRB), defendeu a instalação de “espaços de serviço” na sede do Legislativo local. “Diariamente, cidadãos batem à porta da Casa a procura de emprego”, atestou. O parlamentar recordou a sua passagem pela Secretaria do Trabalho do DF, em 2008. “À época, os esforços resultaram no menor índice de desemprego que o Distrito Federal já viu”, comentou.

Fácil acesso

Já o segundo secretário da Casa, deputado Robério Negreiros (PSD), observou que os legisladores não são empregadores, “mas podemos contribuir com as políticas públicas voltadas para essa séria questão”. Ele elogiou a rapidez com que a ideia de instalar uma Agência do Trabalhador se concretizou. Também destacou a localização da unidade – na área externa da CLDF voltada para o Tribunal de Justiça do DF, na Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG) –, um local de fácil acesso.

Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo, o deputado José Gomes (PSB) enalteceu a iniciativa, “que atende ao clamor da população”. Diante dos dados recentes do IBGE, que apontam um número superior a 13 milhões de desempregados no País, o distrital afirmou ser necessário “criar ferramentas para auxiliar as pessoas a voltarem ao mercado de trabalho”.

Para o secretário João Pedro Ferraz Passos, a Câmara Legislativa “está estendendo a mão, trazendo esperança a quem está em situação de desemprego”. Ele acredita que a ação renderá frutos e será um marco na história da CLDF. Além disso, o secretário do Trabalho disse que a pasta assumiu o compromisso de “qualificar, preparar, intermediar e, sobretudo, acolher a população sem emprego”.

Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

CONTINUAR LENDO

Exercício 2025

Atenção, cidadão! Maio tem vencimento de parcelas do IPVA e início do IPTU

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
IPTU 2025 DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Contribuintes do Distrito Federal precisam ficar atentos. Maio é o primeiro mês com vencimento de parcelas tanto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quanto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O IPVA começou a ser pago antes – as primeiras parcelas, ou a cota única para quem optou pelo pagamento à vista, venceram em fevereiro. O valor podia ser parcelado em até seis vezes, ou seja, até julho. As datas de vencimento das parcelas variam conforme o número final da placa do veículo. Em maio, o período de pagamento vai do dia 26 ao dia 30.

Calendario-IPVA-2025

Arte: Seec-DF

Neste ano, cerca de 1,068 milhão de contribuintes receberam o boleto do IPVA. O imposto deve ser pago por proprietários de veículos que não possuem isenção. Os valores arrecadados são investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Já o IPTU 2025 começa a ser pago em maio. As datas de vencimento são definidas de acordo com o número final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). A cota única e as primeiras parcelas vencem entre os dias 12 e 16.

Aqueles que optarem pelo pagamento à vista recebem 10% de desconto  desde que o imóvel não tenha débitos. Assim como o IPVA, o parcelamento também pode ser feito em seis vezes, contanto que a parcela não seja inferior a R$ 20. Para os que optarem por pagar em seis vezes, a parcela final vence em outubro.

IPTU TLP 2025 DF

Arte: Divulgação/Seec-DF

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense