Curta nossa página

Aeroporto de Brasília passará por ampliação a partir de 2016, anuncia Inframérica

Publicado

Foto/Imagem:


A Inframérica, empresa que detém a concessão do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek, anunciou uma série de projetos para ampliação do local. Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (18), com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, a diretoria da concessionária garantiu investimento de R$ 3,5 bilhões em seis empreendimentos com obras durante sete anos, a partir de 2016.

Espera-se gerar até 10 mil empregos diretos com as construções, além de igual número indiretamente. Quando a ampliação estiver finalizada, outros 13 mil funcionários fixos devem ser contratados. Também há a projeção de aumentar de 700 mil para 1,5 milhão o fluxo anual de passageiros.

Para o governador, a iniciativa vai aquecer consideravelmente o mercado de trabalho e o turismo na capital federal. “É fundamental que o empresariado acredite e invista em Brasília”, enfatiza Rollemberg. “No que for de responsabilidade do Poder Executivo, estamos dispostos a tornar viáveis as documentações necessárias para que esses projetos se concretizem.”

Os projetos envolvem a ampliação da sala de embarque internacional e a construção de mais um terminal, de prédios de escritórios, de hotéis, de um terminal de cargas informatizado e de um centro para comércio, serviços e lazer. Toda essa estrutura aumentará o espaço aeroportuário em 1.323.808 metros quadrados de área construída, que atualmente é de 400 mil metros quadrados. “Existe uma crise econômica em nível nacional, mas essa é a hora de buscar caminhos para o crescimento”, afirmou o presidente da Inframérica, José Luís Menghini.

Maior movimento
Com direito de concessão de 25 anos, a empresa está à frente do aeroporto de Brasília desde dezembro de 2012, quando substituiu a estatal Infraero. Nesse tempo, o local saiu de quarto para segundo aeroporto brasileiro em movimentação de passageiros, com aumento de 20% no fluxo. Em três anos, aproximadamente 53,6 milhões de usuários passaram pelo terminal.

Em abril de 2013, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) cobrado sobre o querosene usado nas aeronaves no Distrito Federal passou de 24% para 12%. A redução motivou as empresas a aumentar a quantidade de operações na capital brasileira de 300 para 550 pousos e decolagens por dia. Outro fator positivo foi a ampliação do aeroporto de 60 mil para 110 mil metros quadrados.

Neste período de festas de fim de ano e férias, entre 10 de dezembro e 10 de janeiro, cerca de 58 mil pessoas devem passar diariamente pelo terminal brasiliense.

Logo após a apresentação para jornalistas, a empresa repetiu a exposição, dessa vez para empresários e autoridades dos governos local e federal, entre elas o secretário de Mobilidade, Marcos Dantas, a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, a presidente da Câmara Legislativa do DF, deputada Celina Leão (PDT), e o ministro-chefe interino da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Guilherme Ramalho.

Atualizado em 22/12/2015 – 10:18.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

No DF, é ação o ano inteiro

Profissionais da Atenção Primária à Saúde se unem no combate à dengue

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Dengue mosquito Aedes aegypti
Foto/Imagem: Freepik

A Atenção Primária à Saúde (APS) intensificou as ações de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, no Distrito Federal. Atividades educativas para prevenir a proliferação do mosquito e reconhecer os sintomas da dengue passaram a ocorrer em escolas e estabelecimentos comerciais, além de terem sido incorporadas à rotina dos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nas visitas domiciliares.

“Intensificar essas ações neste momento terá um impacto significativo na redução do número de focos do Aedes aegypti e, assim, no número de casos da doença. Com o esforço conjunto, vamos fazer a diferença e proteger a saúde de todos”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. A gestora ressalta a existência do “Plano de Contingência para Respostas às Emergências em Saúde Pública por Dengue, Chikungunya e Zika”, com ações previstas para 2024 e 2025, conforme a evolução dos números da doença.

Neste momento, o foco é educativo. Ao longo do mês de outubro, profissionais da APS receberam material informativo para ser distribuído em ações junto à população, como cartazes e cartilhas. “A educação em saúde é uma ferramenta essencial nesse processo, e os profissionais da Atenção Primária à Saúde têm um papel fundamental, orientando a população e incentivando a mobilização comunitária”, explica a gerente de Apoio à Saúde da Família, Simone Lacerda.

Vigilância epidemiológica

Apesar de o Distrito Federal ter registrado, em 2024, uma elevação de 873,5% no número de casos prováveis de dengue comparado a 2023, com 275.911 ocorrências, o momento atual mostra um cenário mais tranquilo. Agora, a cada semana, são cerca de 200 pacientes com suspeita da doença, mantendo a tendência de poucos números para o mês de outubro.

Porém, é necessário estar atento. “Neste momento, a nossa incidência de casos está dentro do esperado para esse período do ano. É diferente, por exemplo, do que nós vivemos ano passado, quando nesta época nós já estávamos acima do esperado”, explica o chefe da Assessoria da Subsecretaria de Vigilância à Saúde (SVS), Victor Bertollo.

Ainda assim, a Secretaria de Saúde mantém a vigilância epidemiológica dos números, com novos boletins emitidos semanalmente. Mais ações de combate à dengue vão ocorrer para prevenir a doença. A pasta também realiza a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, conforme indicado pelo Ministério da Saúde.

Atualizado em 05/11/2024 – 11:52.

Continuar lendo

Das 9h às 16h, no Sudoeste

CIEE promove Maratona de Vagas em Brasília entre os dias 12 e 13 de novembro

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Maratona de Vagas CIEE
Foto/Imagem: Divulgação/CIEE

Entre os dias 12 e 13 de novembro, o Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE, maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, abre as portas da sua unidade em Brasília, localizada no Sudoeste, para a Maratona de Vagas. O evento gratuito vai ofertar 719 oportunidades para estagiários e aprendizes, e acontece das 9h às 16h.

Entre as vagas disponíveis, mais de 600 são destinadas ao programa de estágio; voltadas aos estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior a partir dos 16 anos. As áreas de Administração, Direito, Tecnologia e Comunicação contabilizam o maior número de vagas.

Já o programa de Aprendizagem contabiliza mais de 105 oportunidades. Para se candidatar às vagas nesta modalidade é preciso ter entre 14 e 24 anos incompletos, estar cursando o ensino Fundamental/Médio, ou ter concluído os estudos. As vagas são destinadas principalmente para os arcos Administrativo, Açougue, Serviços, Logística, entre outros.

Segundo Júlio César da Silva, gerente de Atendimento do Centro-Oeste, Norte e DF do CIEE, a ação busca levar oportunidades de inclusão no mundo do trabalho aos jovens. “A maratona tem o intuito de oferecer aos jovens e estudantes atendimento personalizado para dar o primeiro passo no mundo do trabalho. As unidades e postos de atendimento do CIEE estarão preparados para receber os interessados e fornecer todas as informações necessárias”, conta.

Para participar, os interessados devem comparecer à unidade (SHC/SW, EQSW 304/504, Lote 02 – Edifício CIEE – Sudoeste) com os documentos pessoais. O preenchimento do perfil na plataforma da instituição requer endereço completo e contatos, como e-mail e número de telefone.

Atualizado em 05/11/2024 – 07:09.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense