Neste ano, cerca de 1,068 milhão de contribuintes receberam o boleto do IPVA. O imposto deve ser pago por proprietários de veículos que não possuem isenção. Os valores arrecadados são investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Chopp solidário
Ação social arrecada alimentos em troca de chopp Colombina

A Confraria Panelas da Casa em parceria com a Cervejaria Colombina e a Pulso Distribuidora, representante da marca goiana em Brasília, se uniram para realizar uma ação beneficente e promover a solidariedade com parte dos trabalhadores do Distrito Federal.
No próximo sábado, dia 6 de junho de 2020, das 10h às 16h, alguns restaurantes do DF (veja lista no final da matéria) serão pontos de troca para arrecadar alimentos que serão doados para os funcionários das unidades fechadas devido à pandemia causada pelo novo coronavírus. A ação terá o apoio do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro, Restaurantes, Bares e Lanchonetes (SECHOSC), responsável por organizar a logística e fazer a entrega aos funcionários mais carentes do setor.
A iniciativa do grupo é voltada para as famílias que ficaram sem emprego ou sem salário desde o início das medidas de contenção da Covid-19 adotadas pelo governo do DF e seguidas com bastante responsabilidade pelo segmento.
“São pais, mães e responsáveis que perderam não só o alimento de cada dia, mas também se veem sem perspectivas ou esperança diante do cenário em que estamos vivenciando. Dessa vez quem precisa de ajuda está ao nosso lado e é um dos nossos”, explica o empresário Andrei Prates.
Arrecadação de alimentos
A arrecadação ocorrerá da seguinte forma: a cada 2kg de alimentos não perecíveis (exceto sal) doados, o participante receberá 1 litro de chopp Colombina. A troca será limitada a 2 (duas) unidades por número de CPF e enquanto durar o estoque. Ao todo, a Cervejaria Colombina irá doar 500 litros de chopp – nos sabores Ipa, Pilsen e Weiss – que serão entregues em growlers no modelo disponível. A troca será realizada em 12 (doze) pontos do Plano Piloto, apenas no dia e horário marcado, não sendo possível efetuar a retirada antes ou depois da data.
Com a ação os empresários pretendem retribuir, de alguma forma, o cuidado com àqueles que sempre se dedicaram a oferecer o melhor em seus trabalhos e também dentro de suas casas, além de levar esperança para que todos continuem a acreditar em dias melhores.
Responsabilidade social
A responsabilidade social é uma prioridade do Festival Panelas da Casa. Na 10ª edição, realizada entre os dias 6 de fevereiro e 1º de março de 2020, a organização se comprometeu em, tão logo finalizasse o evento, elaborar um menu completo (entrada + prato principal + sobremesa) para oferecer à duas Instituições que assistem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Na época, o compromisso da organização foi de doar a mesma quantidade de menus vendidos para esse locais que seriam definidos pela Instituição Atados.
Aos clientes, amigos e imprensa, a organização informa que a iniciativa estava em processo de elaboração e organização para ser executada. Contudo, a pandemia causada pelo novo coronavírus impediu a realização da atividade dentro do planejamento inicial e, pelo mesmo motivo, encontra-se suspensa até que a situação esteja controlada e as atividades possam ser reestabelecidas.
O grupo reafirma seu compromisso com a ação e espera que tudo seja resolvido no menor tempo possível para que consigam levar essa saborosa refeição às famílias que precisam.
Sobre a Confraria
A confraria de amigos teve início no ano de 2015. Criada pelo empresário Andrei Prates e pelos chefs Mateus Takano e Alexandre Albanese, o grupo se reunia todos os meses para trocar ideias, experiências e, é claro, um bom bate-papo. Dos encontros surgiu uma vontade comum que foi movimentar a gastronomia de Brasília e levar ao público da cidade algo diferente, e assim mostrar que a capital federal é um grande polo de comida deliciosa de alta qualidade e feita por pessoas que são movidas pela paixão. Assim nasceu o Festival Panelas da Casa. Ano a ano, novos restaurantes são convidados a participar e também mostrar um pouco da gastronomia oferecida dentro de uma faixa de preço acessível.
Sobre a Colombina
A Colombina existe há 14 anos e é a primeira marca de cerveja artesanal do Centro-Oeste. As cervejas são elaboradas com insumos de alta qualidade e processos modernos que misturam sabores do cerrado em cada etapa da produção das bebidas.
Sobre a Pulso
A Pulso nasceu, inicialmente, com propósito de distribuir os maravilhosos bolinhos de chocolates chamados de brownie. Em 2013 o leque de ofertas foi ampliado para as cervejas artesanais.
Pontos de troca
- El Paso – CLS 404, Bloco C – Asa Sul
- Cantucci – CLN 403, Bloco E – Asa Norte
- Carpe Diem – CLS 104, Bloco D – Asa Sul
- Santé 13 – CLN 413, Bloco A – Asa Norte
- Bem Te Vi – CLS 408, Bloco A – Asa Sul
- Marvin – CLN 110, Bloco A – Asa Norte
- Dona Lenha – CLS 202, Bloco C – Asa Sul
- Nossa Cozinha Bistrô – CLN 402, Bloco C – Asa Norte
- Grano & Oliva – CLN 403, Bloco E – Asa Norte
- Dom Francisco – CLS 402, Bloco B – Asa Sul
- Belini Pães e Gastronomia – CLS 113, Bloco D – Asa Sul
- The Plant – CLS 103, Bloco C – Asa Sul

Formalizando a união
Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.
Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.
Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.
O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.
Como participar
Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.
Locais de inscrição
* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.
Documentação Necessária
Todos os casais devem apresentar:
* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.
Documentos adicionais
* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
Declaração de Hipossuficiência
Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.
Regras para testemunhas
As testemunhas também precisam apresentar:
* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).
Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.
Exercício 2025
Atenção, cidadão! Maio tem vencimento de parcelas do IPVA e início do IPTU

Contribuintes do Distrito Federal precisam ficar atentos. Maio é o primeiro mês com vencimento de parcelas tanto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quanto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
O IPVA começou a ser pago antes – as primeiras parcelas, ou a cota única para quem optou pelo pagamento à vista, venceram em fevereiro. O valor podia ser parcelado em até seis vezes, ou seja, até julho. As datas de vencimento das parcelas variam conforme o número final da placa do veículo. Em maio, o período de pagamento vai do dia 26 ao dia 30.

Arte: Seec-DF
Já o IPTU 2025 começa a ser pago em maio. As datas de vencimento são definidas de acordo com o número final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). A cota única e as primeiras parcelas vencem entre os dias 12 e 16.
Aqueles que optarem pelo pagamento à vista recebem 10% de desconto – desde que o imóvel não tenha débitos. Assim como o IPVA, o parcelamento também pode ser feito em seis vezes, contanto que a parcela não seja inferior a R$ 20. Para os que optarem por pagar em seis vezes, a parcela final vence em outubro.

Arte: Divulgação/Seec-DF
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Caderneta atualizada
Saúde nas Escolas busca ampliar vacinação entre crianças e adolescentes
-
Economia
Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano
-
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito