No escuro
CEB desliga energia em Ceilândia, Gama, Samambaia e Sobradinho

A Companhia Energética de Brasília (CEB) interrompe o fornecimento de energia elétrica em áreas centrais de Samambaia e do Gama, além de zonas rurais de Ceilândia e Sobradinho nesta quarta-feira (24). Em Samambaia, os trabalhos devem começar às 9h e continuar até 14h. Nas demais regiões administrativas, o desligamento deve terminar às 15h.
Entre as zonas urbanas afetadas estão quadras do Setor Central do Gama e a QN 404 de Samambaia. Funcionários da CEB vão modificar a rede aérea convencional e instalar transformadores. Além disso, o desligamento atinge os núcleos rurais Alexandre Gusmão, em Ceilândia, e o Palmeiras, em Sobradinho. Nestas regiões administrativas, empregados da companhia farão manutenção preventiva em rede de alta e baixa tensão e poda de árvores.
A companhia afirma que a suspensão do fornecimento de luz é necessária para garantir a segurança dos envolvidos na operação. A ideia é evitar acidentes envolvendo funcionários ou moradores das quadras afetadas.
Onde o fornecimento será interrompido:
Ceilândia Rural
Horário: 9h às 15h
Local: Núcleo Rural Alexandre Gusmão (BR-070, km 18): gleba 3, Chácara 10, gleba 04/00, Chácara Santiago, gleba 04, Chácara 02/Chácara Dourado, Incra 09 e Gleba 04/02, Chácara Bom Jardim.
Serviço: Manutenção preventiva em rede aérea de alta e baixa tensão e poda de árvores.
Gama
Horário: 9h às 15h
Local: Setor Central: Quadra 28, conjuntos A e B, lotes de 1 ao 21; Quadra 30, lotes pares de 2 ao 52; Quadra 32, conjuntos A e B; Quadra 34, conjuntos A e B, lotes de 1 ao 16; Quadra 36, conjuntos A e B; Quadra 38, conjunto A, lotes pares, Conjunto C, lotes pares, Escola Normal e Fonte da NET; Quadra 39, lotes ímpares; Quadra 40, lotes pares de 2 ao 20; Quadra 42, lotes pares; Quadras 44 e 46 totais.
Serviço: Modificação de rede aérea convencional de alta tensão para rede compacta.
Samambaia
Horário: 9h às 14h
Local: QN 404, conjunto B, lotes 1/3, conjuntos D, lotes 5/6 e 7/8, conjunto F, lotes 1 e 2, conjunto I, lotes 7 e 8, conjunto H, lote 1 (Igreja).
Serviço: Instalação de transformador para atender novos clientes.
Sobradinho Rural
Horário: 9h às 15h
Local: Núcleo Rural Palmeiras (DF-205): Ranchos Palmeiras e Xodó, fazendas Taquara, Lagoa, Cavas, Palmeiras e Água Rasa; Chácara Kamila, chácaras Nossa Senhora de Fátima, Nova Jerusalém, Renascer, Palmeiras, Princesa e Nova Esperança; Escola Classe Palmeiras.
Serviço: Manutenção preventiva em rede aérea de alta e baixa tensão e poda de árvores.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia