Oportunidade
Visitação a veículos destinados a leilão começa nesta segunda

De 22 a 26 de fevereiro, podem ser examinados 526 veículos em boas condições de uso e sucatas no pátio do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), na Asa Norte. Apenas a avaliação visual poderá ser feita, não sendo permitidos procedimentos como manuseio, experimentação e retirada de peças. As visitas ocorrerão das 8h30 às 17h30. A relação completa e o edital do leilão, marcado para 29 de fevereiro, estarão disponíveis no pátio e na página do Detran-DF na internet.
O evento é o primeiro da autarquia em 2016 e ocorrerá a partir das 9 horas, no Ginásio de Esportes de Sobradinho. Podem oferecer lances pessoas físicas e jurídicas.
Os valores arrecadados serão usados para quitação dos débitos do veículo até o dia 29. O saldo restante, se houver, ficará à disposição do proprietário anterior, que será notificado pelo Detran e informado dos trâmites para o recebimento do dinheiro. Se o saldo for insuficiente para quitar as dívidas do carro, elas serão cobradas do proprietário anterior. Caso ele não pague, terá o nome inscrito na dívida ativa. “Quem arrematar receberá o item livre e desimpedido de qualquer dívida”, explica o chefe do Núcleo de Leilão do Detran-DF, José Aldo dos Santos Souza.
Notificação
Até o dia 26, os proprietários podem tomar as medidas necessárias para a liberação dos veículos, para que não sejam levados a leilão, como a quitação de débitos existentes. A informação foi publicada em 27 de janeiro, no Diário Oficial do Distrito Federal. O Detran-DF também enviou notificações aos endereços cadastrados. Para informações, o proprietário ou o procurador legal deve procurar o Núcleo de Leilão (Setor de Indústrias Gráficas de Taguatinga, Área Especial nº 2, Sala 5).
Lei
Com a Lei Federal nº 13.160, de 25 de agosto de 2015, em vigor desde janeiro, o veículo apreendido ou removido e não reclamado pelo proprietário dentro do prazo de 60 dias — contados a partir da data de recolhimento — será avaliado e levado a leilão. De acordo com o Detran, a previsão é fazer mais eventos do gênero em 2016. Em 2015 foram três.
Os carros a serem leiloados no dia 29 foram retidos, removidos ou apreendidos há mais de 90 dias, ou seja, antes de a mudança começar a valer. Segundo José Aldo, veículos que se encaixam no novo prazo devem fazer parte do próximo leilão.
Visitação
22 a 26 de fevereiro (segunda a sexta-feira)
Das 8h30 às 17h30
Pátio do Depósito de Veículos Apreendidos do Detran-DF
(Setor de Administração Municipal, Bloco T, Setor de Grandes Áreas Públicas Especiais Norte, Asa Norte — em frente ao Autódromo Internacional de Brasília)
Leilão
29 de fevereiro
A partir das 9 horas
Ginásio de Esportes de Sobradinho
(Quadra 2, Área Especial de 1 a 5, perto da rodoviária)

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal