Connect with us

Olá, o que você está procurando?

15,4%

Taxa de desemprego cresce, mas governo fala em estabilidade

A taxa de desemprego total no Distrito Federal cresceu no fim do ano passado e atingiu 15,4% em dezembro, segundo dados da Companhia de Planejamento (Codeplan). Em novembro, o índice era de 15,1% – a diferença é tratada pelo governo como “relativa estabilidade”. A pesquisa completa será divulgada nesta quarta-feira (27).

O nível atual de desocupação impressiona se comparado ao ano anterior. Em dezembro de 2014, o desemprego era de 11,7% – quase quatro pontos percentuais a menos. A massa de pessoas sem emprego, que era de 177 mil naquele mês, deve chegar a 235 mil nos dados mais recentes.

Os números se referem à “taxa de desemprego total”, medida que inclui as pessoas que estão procurando emprego, os trabalhadores autônomos que fazem “bicos” e procuram um trabalho melhor, e as pessoas em idade produtiva que, por desestímulo ou outras circunstâncias, não procuraram emprego no último mês.

A taxa de “desemprego aberto”, que considera apenas os moradores do DF que procuraram emprego efetivamente nos 30 dias anteriores ao levantamento, subiu de 11,8% para 11,9% entre novembro e dezembro.

Em comparação feita com outras quatro capitais, usando dados de outubro, o DF tinha a segunda maior taxa de adultos desempregados com 15,1%. Salvador aparecia em primeiro lugar, com 19,4% em outubro; São Paulo, em terceiro, com 14,3%, seguido por Porto Alegre (10,1%) e Fortaleza (9,4%).

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Mão Santa

Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.