Guerra ao mosquito
Asa Norte e Lagos Sul e Norte recebem ações preventivas contra o Aedes aegypti

Foi retomada na manhã desta segunda-feira (11) mais uma etapa do Plano de Ação para o Enfrentamento das Doenças Transmitidas pelo Aedes aegypti. Desta vez, o grupo que integra a força-tarefa de combate ao mosquito passou pela Asa Norte e pelos Lagos Sul e Norte. Na primeira parte da ação no Lago Sul, 20 bombeiros militares, três agentes da Defesa Civil e outros três do Núcleo de Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde, percorreram cerca de 300 casas em um condomínio da QL 32.
Entre as principais orientações dos militares, está evitar acumular lixo e deixar água parada. O aposentado Francisco do Carmo Rocha, de 86 anos, abriu a casa para que os militares fizessem a vistoria hoje. “Fico de olho para que não acumule água nesse pratinho debaixo da planta”, garantiu o morador que vive há 16 anos no Lago Sul. Para ele, a orientação dos bombeiros é essencial para assegurar a saúde da população local. De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, há 8 mil casas no Lago Sul e só será possível ter um balanço de quantas foram visitadas e de quantos focos de proliferação do mosquito foram encontrados após o fim da operação.
No Lago Norte e no Varjão, 120 militares do Exército Brasileiro, 20 servidores da Vigilância Ambiental e dez funcionários das duas administrações regionais visitarão uma média de 12,5 mil residências. O administrador Leandro Casarin explica que a equipe passará de casa em casa para conscientizar os moradores sobre água parada, inspeção e tratamento para a eliminação de criadouros e que recolherá lixo e entulho nas ruas e em áreas abandonadas. As atividades nas três regiões administrativas ocorrem até sexta-feira (15), das 8 horas ao meio-dia.
A ideia é trabalhar direto com a população e com os empresários locais para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti — vetor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. Uma parceria com os postos de saúde também reforça o trabalho. “Fizemos ainda acordo com os comerciantes para que se mobilizem em prol da causa. Muitos concordaram e estão colaborando”, afirma Casarin.
A força-tarefa é composta também por 50 militares da Marinha, cem bombeiros militares, 30 agentes da Defesa Civil, 485 da Vigilância Ambiental do Distrito Federal (da Secretaria de Saúde), 67 servidores da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis) e outros 28 do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).
Para informar sobre focos do mosquito
Núcleo de Vigilância Ambiental da Asa Norte, do Lago Norte e do Varjão: (61) 3344-0621
Núcleo de Vigilância Ambiental do Lago Sul: (61) 3346-8324
Veja os telefones dos núcleos das outras regiões administrativas de Brasília.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho