Curta nossa página

Esquadrões dos games

Conheça cinco equipes brasileiras de sucesso em torneios e-Sports

Publicado

e-sports
Foto/Imagem: Divulgação/Riot Games


Uma equipe de e-Sports é uma equipe de games composta por jogadores profissionais que competem contra outras equipes em competições organizadas de videogame em diferentes plataformas.

As equipes de e-Sports já são enormes, e não estão apenas crescendo. Muitas equipes decidiram se ramificar em diferentes disciplinas, tornando-se potências em vários jogos ao mesmo tempo, seguindo o exemplo da expansão da indústria de jogos; entre as maiores organizações estão equipes internacionais como Team Liquid, que acumula os maiores valores em premiações na história dos e-Sports, OG e Cloud9. Seja em e-Sports em equipe ou em jogos para um jogador, essas equipes estão inventando e revolucionando o cenário competitivo dos jogos.

As equipes de e-Sports geralmente recrutam seus melhores jogadores de ligas e torneios amadores e até mesmo de competições online. Grandes corporações, como marcas de energéticos ou fabricantes de hardware, financiam algumas das equipes de e-Sports mais bem-sucedidas. Esses patrocínios ajudam a cobrir o preço das instalações de treinamento, despesas de viagem e pagamento dos jogadores.

Com torneios sendo realizados em todo o mundo e milhões de dólares em premiações, os e-Sports passaram por um aumento meteórico em popularidade nos últimos anos. Como resultado, muitos dos melhores jogadores agora podem ganhar a vida jogando videogames profissionalmente em uma equipe de e-Sports.

Muitas das equipes têm enormes bases de fãs e torcedores e são ativas nos principais jogos da atualidade: Dota 2, Fortnite, League of Legends e Counter-Strike: Global Offensive. Mas algumas delas também estão presentes em torneios de jogos como Rocket League, Super Smash Bros., Valorant e Free Fire. A seguir, vamos destacar algumas organizações brasileiras que tiveram muito sucesso em torneios e acumularam prêmios substanciais ao longo dos anos.

FURIA eSports

Divulgação/CBLOL

Uma das principais equipes de e-Sports do mundo, a FURIA é certamente a equipe brasileira de mais destaque na atualidade. Com alguns dos melhores jogadores do Brasil e do globo, a equipe disputa competições de League of Legends, Valorant e Free Fire. Mas é no Counter-Strike: Global Offensive que a FURIA obtém seus melhores resultados: nos últimos meses, a equipe vem participando da ESL Pro League, principal torneio da modalidade, e é inclusiva favorita à vitória nas próximas partidas na competição, de acordo com a Midnite.

A FURIA também é uma das equipes com maior engajamento nas redes sociais, e atualmente conta com mais de 500 mil seguidores no Instagram.

paiN Gaming

Divulgação/paiN Gaming

A paiN Gaming é uma das equipes mais tradicionais do cenário dos e-Sports no Brasil, e foi fundada em 2010 como um time Dota. Atualmente, no entanto, a paiN conta com equipes que disputam torneios de League of Legends, Counter-Strike: Global Offensive, Rainbow Six Siege, além de alguns jogadores que a representa em torneios de Hearthstone, popular jogo de cartas da Activision Blizzard.

A paiN Gaming também é conhecida por ser a primeira equipa da América Latina a inaugurar uma gaming house e a primeira equipe de e-Sports do mundo a desenvolver um programa de sócio-torcedores, que chegou a ter mais inscritos que programas de times da Série A do Campeonato Brasileiro de futebol. Seus títulos mais expressivos vieram no Dota e no League of Legends.

CNB eSports Club

Amino Apps

Fundada em 2001, a CNB eSports Club é uma das equipes mais antigas da América Latina. Com mais de 20 anos de existência, a equipe já conquistou títulos importantes em diversas modalidades, mas hoje foca suas atividades no League of Legends, já tendo sido vice-campeã do CBLOL por duas vezes. A organização também já teve investimentos em Counter-Strike: Global Offensive, FIFA e Street Figther.

Ainda que não tenha tantos resultados expressivos, a CNB é certamente uma das mais ativas no League of Legends, e participou de momentos importantes do game em terras tupiniquins.

LOUD

Bruno Alvares/Riot Games

Outra equipe brasileira com grandes atuações em torneios de League of Legends, a LOUD é uma das organizações de e-Sports brasileiras mais reconhecidas ao redor do mundo. Apesar de seu início no Garena Free Fire, foi no MOBA da Riot Games que a equipe explodiu no cenário de e-Sports. Além dos dois jogos, a LOUD também é representada em torneios de Valorant.

Com um forte engajamento nas redes sociais, principalmente no Twitter, a LOUD conta com uma torcida e base de fãs significativa, e já esteve entre os assuntos mais comentados do Twitter em diversas oportunidades. Nos próximos meses, a equipe disputará o League of Legends Worlds, campeonato mundial da categoria.

Imperial eSports

Divulgação/Imperial eSports

Mais uma equipe com bastante destaque no cenário do Counter Strike: Global Offensive, a Imperial eSports vem conquistando bons resultados nos últimos meses. Além de grandes atuações no PGL Major da Antuérpia (um dos principais torneios do circuito), a equipe conquistou seu primeiro título da história em 2022: o OMEN WGR European Challenge.

Com estes resultados expressivos, a Imperial se tornou uma das principais equipes de e-Sports do Brasil, e hoje conta com mais de 200 mil seguidores no Instagram.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Vaticano

Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Conclave Vaticano 2025
Foto/Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Vaticano divulgou na manhã desta segunda-feira (28) a data de início do próximo conclave: 7 de maio. Em nota, a Santa Sé informou que a data foi definida por cardeais reunidos em Roma para a 5ª Congregação Geral.

De acordo com o comunicado, o conclave vai acontecer na Capela Sistina do Vaticano, que permanecerá fechada para visitantes até que a eleição do novo pontífice, que sucederá a Francisco, seja concluída.

Passo a passo

Segundo o Vaticano, o conclave será precedido por uma celebração eucarística solene, com a missa Pro Eligendo Papa, com a presença dos cardeais eleitores. No período da tarde, eles seguem em procissão solene até a Capela Sistina.

Ao final da procissão, já dentro da Capela Sistina, cada cardeal eleitor prestará juramento. “Por meio desse juramento, eles se comprometem, se eleitos, a cumprir fielmente o munus petrinum (ministério petrino, na tradução livre) como pastor da Igreja Universal”.

Os cardeais eleitores também se comprometem a manter absoluto sigilo sobre tudo o que se relaciona ao pleito e a se abster de apoiar qualquer tentativa de interferência externa na eleição.

Neste momento, o mestre de Celebrações Litúrgicas Pontifícias proclama extra omnes e todos que não fazem parte do conclave devem deixar a Capela Sistina. Permanecem no local apenas o próprio mestre e o eclesiástico designado para proferir a segunda meditação.

“Essa meditação foca na grande responsabilidade que recai sobre os eleitores e na necessidade de se agir com intenções puras para o bem da Igreja Universal, mantendo somente Deus diante de seus olhos.”

Uma vez proferida a meditação, tanto o eclesiástico quanto o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias também se retiram.

Os cardeais eleitores recitam orações e ouvem o cardeal decano, que pergunta se estão prontos para prosseguir com a votação ou se há algum esclarecimento necessário sobre regras e procedimentos.

“Durante todo o processo eleitoral, os cardeais eleitores devem abster-se de enviar cartas ou manter conversas, incluindo telefonemas, exceto em casos de extrema urgência.”

Segundo a Santa Sé, eles também não estão autorizados a enviar ou receber mensagens de qualquer tipo, receber jornais ou revistas de qualquer natureza ou acompanhar transmissões de rádio ou televisão.

Votos necessários

De acordo com o Vaticano, para eleger validamente um novo papa, é preciso uma maioria de dois terços dos cardeais eleitores presentes. Se o número total não for divisível por três, será necessário um voto adicional.

“Se a votação começar na tarde do primeiro dia, haverá apenas uma votação. Nos dias subsequentes, duas votações serão realizadas pela manhã e duas à tarde”, destacou.

Após a contagem dos votos, todas as cédulas são queimadas. Se a votação for inconclusiva, uma chaminé posicionada sobre a Capela Sistina emite fumaça preta. Se um novo papa for eleito, fumaça branca sairá da chaminé.

Caso os cardeais eleitores não cheguem a um acordo após três dias de votação, é concedido um intervalo de até um dia para oração, livre discussão entre os eleitores e uma breve exortação espiritual do cardeal protodiácono Dominique Mamberti.

Pontífice eleito

Assim que a eleição do novo papa é concluída, o último dos cardeais diáconos chama à Capela Sistina o secretário do Colégio Cardinalício e o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias.

O decano do colégio, cardeal Giovanni Battista Re, falando em nome de todos os cardeais eleitores, solicita o consentimento do candidato eleito com as seguintes palavras: “Aceita a sua eleição canônica como sumo pontífice?”

Após receber o consentimento, ele pergunta: “Qual nome deseja ser chamado?”

Dois oficiais cerimoniais, como testemunhas, redigem o documento de aceitação e registram o nome escolhido.

“A partir deste momento, o papa recém-eleito adquire plena e suprema autoridade sobre a Igreja Universal. O conclave termina imediatamente neste ponto”, destacou o Vaticano.

Os cardeais eleitores, então, prestam homenagem, juram obediência ao novo papa e agradecem a Deus.

O cardeal protodiácono anuncia aos fiéis a conclusão da eleição e o nome do novo pontífice com a famosa frase: “Annuntio vobis gaudium Magnum; habemus papam (Anuncio-vos uma grande alegria; temos um papa, na tradução livre)”.

Imediatamente, o novo pontífice concede a bênção apostólica Urbi et Orbi na varanda da Basílica de São Pedro.

“O passo final necessário é que, após a solene cerimônia de posse do pontificado e dentro de um prazo adequado, o novo papa tome posse formal da Arquibasílica Patriarcal de São João de Latrão”, concluiu a Santa Sé.

CONTINUAR LENDO

Primeiro Papa das Américas

Papa Francisco morre aos 88 anos, no Vaticano

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Papa Francisco
Foto/Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta.

“Às 7h35 desta manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e da Igreja”.

O cardeal Farrell disse ainda que Francisco chegou a aparecer na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa, na manhã deste domingo (20).

“O Pontífice apareceu na sacada da Basílica de São Pedro para a mensagem de Páscoa Urbi et Orbi, deixando sua última mensagem para a Igreja e o mundo”.

“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino,” acrescentou o cardeal.

Primeiro Papa das Américas

Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano.

Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.

Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório.

Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.

Biografia

Francisco, nome escolhido por ele para seu pontificado, nasceu Jorge Mario Bergoglio. Argentino de Buenos Aires, foi o primeiro papa das Américas. Filho de imigrantes italianos, era o mais velho de cinco irmãos: dois homens e três mulheres.

Ainda jovem, chegou a formar-se técnico em química, mas, pouco depois, escolheu o caminho do sacerdócio. Licenciou-se em filosofia, foi professor de literatura e psicologia e, posteriormente, licenciou-se também em teologia.

Foi ordenado sacerdote em dezembro de 1969, prestes a completar 33 anos. Já como padre jesuíta, foi nomeado bispo auxiliar de Buenos Aires e, posteriormente, em 2001, como cardeal, pelo então papa João Paulo II.

Como arcebispo de Buenos Aires, diocese com mais de 3 milhões de pessoas, elaborou um projeto missionário centrado na comunhão e na evangelização e com foco na assistência aos pobres e aos enfermos.

Francisco foi sucessor do papa emérito Bento XVI que, em fevereiro de 2013, aos 78 anos, renunciou ao pontificado em razão de problemas de saúde. Francisco chegou a presidir o funeral de Bento XVI, em janeiro de 2023, com uma homilia em que o comparava a Jesus.

Em meados de 2024, sobre a possibilidade de também ele renunciar, Francisco se referiu ao tema como “hipótese distante”, já que ainda mantinha saúde suficiente para seguir com seu papado. “Não tenho motivos sérios o suficiente para me fazerem pensar em desistir”.

Apelo por cessar-fogo

Ao longo de seu papado, Francisco lançou diversos apelos à comunidade internacional por cessar-fogo em conflitos na Europa e no Oriente Médio – incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia e, mais recentemente, os ataques do Hamas à Faixa de Gaza.

“Todas as nações têm o direito de existir em paz e em segurança e seus territórios não devem ser atacados ou invadidos. A soberania deve ser respeitada e garantida pelo diálogo e pela paz, não pelo ódio e pela guerra.”

Mulher em gabinete-chave da Igreja

Em janeiro de 2025, Francisco nomeou uma mulher para chefiar um importante gabinete do Vaticano, escolhendo a freira Simona Brambilla para dirigir o departamento responsável por todas as ordens da Igreja Católica.

Com a nomeação, pela primeira vez, uma mulher fica responsável por um dicastério ou congregação da Cúria da Santa Fé, órgão central de governo da Igreja Católica. Simona substitui o cardeal brasileiro reformado João Braz de Aviz.

Milagre na Amazônia

Em outubro de 2024, durante missa na Praça de São Pedro, Francisco proclamou a canonização do padre italiano José Allamano, fundador da congregação dos Missionários da Consolata, por um milagre que teria ocorrido na Amazônia brasileira.

Segundo a organização Consolata América, o milagre ocorreu em 1996, em Roraima, quando um indígena yanomami foi atacado por uma onça e apresentou um grave ferimento na cabeça. Um grupo de missionários teria invocado José Allamano pedindo a recuperação do rapaz, o que se realizou.

Mudanças climáticas

Em agosto de 2024, Francisco fez um de seus últimos alertas em prol da preservação do meio ambiente e exigindo uma ação global contra as mudanças climáticas. “Se medirmos a temperatura do planeta, isso nos dirá que a Terra está com febre. Ela está doente”.

“Precisamos nos comprometer com a proteção da natureza, mudando nossos hábitos pessoais e comunitários”, disse. “Os que mais sofrem com as consequências desses desastres são os pobres, aqueles que são forçados a deixar suas casas por causa de enchentes, ondas de calor ou secas”, completou.

Bênção para casais do mesmo sexo

Em dezembro de 2023, o Vaticano anunciou, em decisão histórica aprovada pelo papa Francisco, que padres podem administrar bênçãos a casais do mesmo sexo, desde que não façam parte dos rituais ou liturgias regulares da Igreja Católica.

Documento do escritório doutrinário do Vaticano destaca que tal bênção não legitima situações irregulares nem deve ser confundido com o sacramento do matrimônio, mas figura como um sinal de que Deus acolhe a todos.

O texto cita que padres “não devem evitar ou proibir a proximidade da Igreja com as pessoas em todas as situações em que elas possam buscar a ajuda de Deus por meio de uma simples bênção”.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense