Curta nossa página

Games

Microsoft anuncia compra da Activision Blizzard por US$ 68,7 bilhões

Publicado

Microsoft Activision Blizzard
Foto/Imagem: ComputerWorld


Microsoft anunciou a aquisição da Activision Blizzard, um dos maiores estúdios de games do mundo, por US$ 68,7 bilhões.

A Activision Blizzard é o estúdio responsável por franquias como “Overwatch”, “Diablo”, “Call of Duty” e “Candy Crush”.

De acordo com a Microsoft, a aquisição a torna a terceira maior companhia de videogames do mundo em receita, logo atrás de Tencent e Sony.

“Essa aquisição irá acelerar o crescimento da Microsoft no negócio de games em dispositivos móveis, PC, consoles e na nuvem, além de oferecer tijolos para [a construção do] metaverso”, disse a empresa em comunicado.

O acordo ainda precisa ser aprovado por órgãos jurídicos e pelo conselho da Activision Blizzard, mas a expectativa é que a aquisição seja concluída em 2023. Até lá, as empresas irão operar de forma independente.

As ações da Activision Blizzard aumentaram mais de 30% nesta terça-feira (18), enquanto as da Microsoft caíram 1,5%.

Jogos têm sido um grande foco da Microsoft nos últimos anos, principalmente durante a pandemia quando as pessoas passaram mais tempo em casa jogando. Em janeiro de 2021, a Microsoft teve receita de mais de US$ 5 bilhões em jogos pela primeira vez.

Além de adquirir o portfólio de jogos da Activision Blizzard e seus 10 mil funcionários, a Microsoft também pretende trazer a base de mais de 400 milhões de jogadores da empresa para dentro de casa.

Foco no mobile

Embora a Microsoft seja conhecida no mundo dos videogames principalmente pelos consoles Xbox, a empresa destaca a importância do mobile na aquisição.

“Mobile é o maior segmento para jogos, com quase 95% dos jogadores ao redor do mundo aproveitando jogos em dispositivos móveis. Com grandes times e grande tecnologia, a Microsoft e a Activision Blizzard irão empoderar jogadores para aproveitar as franquias mais imersivas, como ‘Halo’ e ‘Warcraft’, virtualmente em qualquer lugar que quiserem”, diz a nota da empresa.

“E com games como ‘Candy Crush’, a divisão mobile de negócios da Activision Blizzard representa uma grande presença e oportunidade para a Microsoft neste segmento de rápido crescimento”, conclui.

Outro grande ativo para a Microsoft nesta aquisição é a possibilidade de trazer jogos da Activision Blizzard para o Game Pass, serviço de assinatura da empresa e um dos carros-chefe da divisão do Xbox.

Para efeito de comparação, em 2021 a Microsoft fechou a compra de outro estúdio de games, a Bethesda. A aquisição, no entanto, teve valor quase nove vezes menor: US$ 7,5 bilhões.

Atualizado em 18/01/2022 – 16:37.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana