Governo entrega maternidade e UTI neonatal do HUB reformadas e com mais leitos

A maternidade e a unidade de tratamento intensivo (UTI) neonatal do Hospital Universitário de Brasília (HUB) foram entregues oficialmente nesta quarta-feira (9) durante cerimônia no auditório da unidade de saúde. Nos últimos dois anos, os espaços passaram por ampliação e reformas. Houve também investimento no parque tecnológico, aquisição de mobília nova, contratação de profissionais e mudanças na gerência.
O número de leitos para gestantes de alto risco subiu de oito para 12 e foram criados outros três para o mãe canguru — método de humanização em que a mãe coloca o bebê na posição vertical, sobre seu peito. O local conta ainda com mais 17 leitos pós-parto, totalizando 32.
De acordo com dados do HUB, são feitos em média 150 partos de alta complexidade por mês. O aumento é de 90% em relação a 2014. Os banheiros foram reformados, os quartos ganharam camas novas para as pacientes e poltronas para os acompanhantes. Outra novidade é a presença de acompanhantes nas etapas de pré-parto, parto e pós-parto.
Para o governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, que estava acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, a maternidade é o ambiente mais nobre de um hospital. “No momento em que ampliamos essa capacidade de assistência, temos melhores condições de formar profissionais que serão fundamentais para melhorar a qualidade de saúde pública em Brasília e no Brasil.”
Durante a solenidade, foram homenageados alguns profissionais do hospital, como a médica Elenice Maria Ferraz, que dá nome à maternidade. Estavam presentes também o secretário de Saúde, Fábio Gondim; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o secretário- executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa; o reitor da Universidade de Brasília, Ivan Marques de Toledo Camargo; o superintendente do HUB, Hervaldo Sampaio Carvalho; e o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Newton Lima Neto.
UTI
Na UTI neonatal são atendidos bebês frágeis, que nascem prematuros, com baixo peso ou que passam por alguma complicação no parto ou nos primeiros dias de vida. Assim como na maternidade, a quantidade de leitos na UTI subiu de oito para 12. Além disso, foram adquiridos equipamentos como respiradores, incubadoras de parede dupla e berços aquecidos.
O hospital
Inaugurado em 1972 com o nome de Hospital do Distrito Federal Presidente Médici, em 1979 o local passou a ser administrado pela Universidade de Brasília (UnB), por meio de convênio com o antigo Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social.
Foi integrado à rede de serviços do Distrito Federal em 1987 e cedido à UnB três anos depois, quando teve o nome alterado para Hospital Universitário de Brasília. Hoje é gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, criada pelo governo federal para recuperar as unidades de saúde vinculadas às universidades federais.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia