Curta nossa página

Covid-19

Vacinômetro: DF já conta com 70% da população vacinável imunizada

Publicado

Vacinômetro
Foto/Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde-DF
Agência Saúde-DF

O Distrito Federal alcançou a marca de 70,72% da população vacinável com as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. Ao todo, 1.751.562 pessoas receberam duas doses e 58.363, a dose única. Os dados são divulgados diariamente na página do Vacinômetro DF.

“O objetivo do GDF é aumentar ainda mais a população totalmente imunizada. A Secretaria de Saúde não tem medido esforços para oportunizar a vacina a toda população. É um avanço a ser comemorado alcançar esse percentual de imunizados, mas sabemos que temos que continuar intensificando o nosso trabalho de convencimento da população para que busque a primeira dose e não se esqueça de voltar para tomar a segunda”, afirma o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

O Governo do Distrito Federal (GDF) estimula a vacinação por meio de campanhas nas mídias sociais e divulga em seus canais oficiais os efeitos positivos alcançados com a imunização. A queda na taxa de transmissão da covid-19, hoje em 0,69, redução do número de casos e óbitos e baixa nas internações pela doença (hoje a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 48,21%) são exemplos da eficiência da vacina no combate ao novo coronavírus.

Dia D

No próximo dia 20, o GDF promoverá uma grande ação de mobilização, com intuito de aumentar o número de pessoas vacinadas contra a covid-19. O “Dia D” levará a vacina a pontos estratégicos do DF, como feiras populares e a Rodoviária do Plano Piloto. O objetivo é alcançar o maior número possível de pessoas que ainda não se vacinaram e aumentar, assim, a cobertura vacinal.

“Vamos levar a vacina para mais perto ainda da população. Sairemos da rotina da vacina apenas nas unidades de saúde e a disponibilizaremos em locais de grande movimentação de pessoas”, destaca Divino Valero.

No Dia D também haverá aplicação da segunda dose e doses de reforço e adicional. No entanto, os imunizantes para esse público, além da primeira dose para adolescentes, serão aplicados nas unidades básicas de saúde.

Balanço

A primeira dose foi aplicada em 2.265.422 pessoas, cuja cobertura vacinal atingiu 87,91%. De acordo com as faixas etárias, a procura pela D1 foi maior nos grupos com 70 anos ou mais, alcançando o percentual de 100%. Nos indivíduos entre 60 e 69 anos, o percentual é de 99%. A procura pela vacina é maior que 80% nos grupos de 40 a 49 anos e de 12 a 29 anos. A faixa etária que menos foi aos pontos de vacinação para iniciar o ciclo vacinal é a dos adultos entre 30 e 39 anos, cuja procura está em torno de 77,2%.

A segunda dose ou a dose única alcançou 100% do público com 65 anos ou mais e a faixa etária de 50 a 59 anos. O percentual de D2 maior que D1 nestes grupos ocorre porque algumas pessoas do Distrito Federal receberam a D1 em outros estados e a D2 em solo brasiliense, ou, pelo fato de pessoas de outros estados terem recebido a segunda dose no DF.

Quem tomou a primeira dose da Pfizer ou AstraZeneca, pode receber a segunda dose após 56 dias. Já àqueles que foram vacinados com a CoronaVac, o prazo é de 14 a 28 dias, conforme marcação no cartão de vacina. A dose de reforço é aplicada em idosos com 60 anos ou mais e profissionais de saúde que receberam a D2 há pelo menos seis meses. Até o momento, 156.004 pessoas receberam o reforço.

A dose adicional é aplicada em pessoas com imunossupressão grave que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias. Os locais de vacinação são divulgados diariamente no site da Secretaria de Saúde.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense