UnB conquista três medalhas de prata nos Jogos Universitários disputados em Uberlândia

A UnB ganhou três medalhas de prata nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), disputados no último mês, em Uberlândia (MG).
Os estudantes Raissa Adusumilli e Lucas Scaravelli faturaram medalhas no Tênis e no Atletismo (1.500m rasos), respectivamente. Nos esportes coletivos, a prata ficou com a equipe de handebol feminino.
Raíssa, que ganhou o bronze em 2014, é estudante de Educação Física e espera participar dos Jogos no ano que vem, mas critica a organização do evento. “A hospedagem era boa, mas faltou informação sobre o local dos jogos e havia buracos na quadra”. A tenista, cuja iniciação no esporte se deu aos três anos, coleciona mais de uma dezena de medalhas.
O aluno de Pedagogia na UnB Lucas Scaravelli corre desde os seis. Ele é hexacampeão nos 5 mil e nos 10 mil metros rasos, e recordista na primeira prova com o tempo de 14 minutos e 35 segundos.
“Esperava o ouro. A prova de velocidade, dos 1.500 m, foi ao meio dia. Estava quente e seco”, conta o atleta.
Também medalha de prata nos JUBs, o treinador da equipe feminina de handebol, Marcelo Marques, observa a evolução do time. “Ano passado, ficamos em terceiro. Agora, perdemos o ouro por muito pouco. Levamos um gol nos últimos sete segundos de jogo”, lamenta.
Nesta semana, a equipe está na disputa do Beach Games, em Aracaju. Marcelo explica que oito jogadoras entram em campo, três na linha de frente e uma no gol. “O Beach Hand é mais dinâmico, por isso ninguém fica na reserva”. Além de ser na areia, outra diferença em relação ao handebol tradicional é o tamanho da quadra, menor.
Ao todo, oito equipes da UnB disputam os Jogos de Praia (Beach Games), em quatro modalidades: Beach Hand (F/M), Beach Soc (F/M), Vôlei de Praia (F/M/) e Futevôlei (F/M).
TROFÉU EFICIÊNCIA – Até o momento, a UnB está em segundo lugar na contagem geral dos pontos conquistados em eventos esportivos da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) durante todo o ano.
“Estamos ao lado de gigantes que investem pesado no esporte”, comemora Carlos Alberto Diniz, o Carlão, coordenador de esporte e lazer na UnB.
Carlão aponta que a Universidade, que já lidera a classificação entre as instituições federais de ensino, pode subir para a primeira posição no ranking geral do desporto universitário, dependendo dos resultados no Beach Games.
A decana de Assuntos Comunitários, Denise Bomtempo, avalia que o Bolsa Atleta contribuiu para a conquista de bons resultados em 2015. “Isso mostra o reconhecimento, pela gestão universitária, da importância do esporte para a vida e o exercício da cidadania. Queremos expandir o programa”, revela.
Em sua 63ª edição, cerca de 6 mil atletas de universidades públicas e privadas de todo o Brasil disputaram medalhas no JUBs. No total, 37 esportistas da UnB competiram em nove modalidades.
Os próximos Jogos serão em Cuiabá (MT).
Confira aqui o calendário 2016 de eventos esportivos, disponível no site da CBDU.
Erika Suzuki – Da Secretaria de Comunicação da UnB

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal