Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Breno Esaki/Agência Saúde-DF

Ligação fake

Covid-19: Distrito Federal não aplicou nenhuma dose de vacina vencida

Uma cidadã que tomou a vacina contra Covid-19 recentemente procurou a Secretaria de Saúde após receber uma ligação dizendo que a dose da vacina AstraZeneca que ela recebeu estaria vencida e, portanto, ela não teria sido imunizada corretamente.

“Não aplicamos nenhuma vacina vencida no Distrito Federal. Todas as vezes que os imunizantes chegam à Rede de Frio, as equipes realizam a contagem e conferem as doses. No caso de alguma alteração, avisamos imediatamente ao Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para realizar o parecer”, explica o subsecretário de Vigilância à Saúde, Divino Valero.

O Ministério da Saúde divulgou recentemente alguns lotes da vacina AstraZeneca que poderiam estar vencidos. No entanto, o DF não aplicou nenhuma dose fora do prazo.

“O que acontece é que às vezes as doses podem ter sido deste lote, foram aplicadas antes da data de vencimento e só foram lançadas no sistema depois da data de vencimento. Mas no DF jamais aplicamos vacinas vencidas, somos totalmente criteriosos na conferência das doses”, assegura Valero.

A servidora da Saúde Adriana Keyla Silva recebeu uma das doses do lote informado pelo Ministério da Saúde que possivelmente estaria vencido. No entanto, ao conferir o cartão de vacina, preocupada com a possibilidade de ter recebido a dose vencida, viu que tomou a dose dentro da validade, no dia 13 de abril, enquanto o lote só venceria no dia 30 de abril.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Conferência de vacinas

O Distrito Federal recebe as vacinas contra Covid-19 por via aérea. O operador logístico retira a carga no aeroporto com o caminhão refrigerado e transportado até a Rede de Frio Central do DF.

Na chegada à Rede de Frio, o veículo é direcionado à doca para descarregamento da carga. Os imunobiológicos são encaminhados para a área fria de recebimento. Todos os volumes são abertos para a conferência da temperatura, lote e inspeção quanto a avarias, e direcionados imediatamente para a câmara fria, em que é realizada a contagem junto à nota de fornecimento, organização e armazenamento.

A equipe da Rede de Frio realiza a distribuição dos imunobiológicos para as oito Redes de Frio Regionais localizadas nas setes regiões de saúde. Esse processo de distribuição ocorre levando em consideração o quantitativo de doses previstas a serem aplicadas semanalmente por Região de Saúde, tanto para primeira dose, quanto para segunda, podendo ocorrer até mais do que uma vez por semana, a depender das remessas recebidas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Justiça Eleitoral

Funcionamento inclui finais de semana, feriado e horários estendidos; atendimento por meio do aplicativo DF Libras também está disponível

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

Sexta, 17 de abril

Interessados podem cadastrar o currículo no app Carteira de Trabalho Digital ou ir pessoalmente a uma agência do trabalhador

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.