Curta nossa página

Semana do Audiovisual

Projeto viabiliza produção audiovisual independente de forma gratuita e on-line

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação


Com objetivo de oferecer um conteúdo introdutório e fundamental para viabilização da produção de filmes em formato digital, a Cinese Audiovisual em parceria com a Candiá Produções, por meio da Lei Aldir Blanc, promove a “Semana do Audiovisual”. Uma programação gratuita e on-line, que conta com dois encontros ao vivo e uma oficina técnica/teórica sobre “Produção Audiovisual Independente”. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 16 de junho, porém as vagas da oficina são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição.

O evento surge no contexto de pandemia, e amparado pela Lei Aldir Blanc, que é um auxílio emergencial para trabalhadoras do setor cultural no período de isolamento social ocasionado pela Covid-19, busca disseminar as técnicas e o uso da linguagem audiovisual para a comunicação e a educação na atualidade.

Considerando a origem do cinema no Brasil e os desdobramentos do audiovisual com as novas mídias digitais, principalmente nas periferias do Distrito Federal, a “Semana do Audiovisual” pretende apresentar métodos que podem ser aplicados em todas as fases de produção com equipamentos acessíveis, visando orientar quem participa para que consigam garantir uma boa captação e edição da imagem e som do vídeo, contando suas histórias.

“Mais uma vez, o nosso ponto de partida para a criação deste projeto foi a necessidade de oferecer ao público material didático a respeito da produção de um conteúdo audiovisual de qualidade mesmo com pouca grana e equipe reduzida. De forma estratégica e criativa, queremos promover um manual em vídeo para iniciantes, pensado por quem faz. Vamos falar sobre as técnicas e experiências profissionais, mas também sobre empoderamento e protagonismo de pessoas da periferia, como nós”, afirma Alice Lira, cofundadora da Cinese e idealizadora do projeto.

Quem tiver interesse em participar, basta acessar o site www.cineseaudiovisual.com.br e se inscrever. Ao todo serão 4 horas de conteúdo, com declaração. Não é obrigatório possuir equipamentos de filmagem para participar das palestras, porém é interessante que a pessoa participante tenha acesso a smartphone com filmadora, webcam ou câmera de filmagem para maior aproveitamento da oficina.

Cinese Audiovisual

A Cinese Audiovisual é uma produtora independente, fundada em Brasília pelos jovens cineastas Alice Lira e Leonardo Monteiro. Desde 2010, realiza serviços em todas as etapas de produção audiovisual, também facilita cursos e mentorias para diversos agentes culturais, empreendedores e produtores em todo Brasil, principalmente no Distrito Federal e nos estados de Goiás, Piauí, Bahia e Maranhão.

Programação

14/06 | às 20h
Encontro 01: Palestra – Introdução à origem do audiovisual

16/06 | às 20h
Encontro 02: Palestra – Audiovisual e novas mídias

18/06 | às 20h
Encontro 03: Oficina de Produção Audiovisual Independente

Conteúdo programático: Introdução ao Roteiro, Elementos da Linguagem Audiovisual, Equipamentos de Iluminação e Acessórios de filmagem, Organização e Criação Cênica, Captação de Som e Edição de Vídeo.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense