Curta nossa página

IMP Concursos

Especialistas dão dicas de inglês e espanhol para os concursandos da PRF

Publicado

Foto/Imagem: Freepik


As provas do concurso público da Polícia Rodoviária Federal (PRF) serão aplicadas no dia 28 de março. Após a saída do edital, uma das novidades que movimentou o universo dos concursandos foi a inclusão da disciplina de Língua Estrangeira, onde o candidato pode optar por Inglês ou Espanhol. De acordo com a Diretora de Gestão de Pessoas da PRF, Sílvia Borges, a língua estrangeira foi considerada indispensável na avaliação do candidato. “A própria história, a visão de futuro da PRF, a capilaridade e a atuação exige que o policial tenha essa competência de se comunicar em outras línguas”, explica.

Faltando um pouco mais de 50 dias para a prova, o IMP Concursos vai oferecer algumas dicas de Língua Estrangeira para quem está se preparando.

Inglês para a PRF

De fato, a disciplina de inglês pode ser um diferencial na aprovação, principalmente em quem está de olho em concursos da carreira policial, pois tem sido uma tendência nos editais desses certames. Portanto, o candidato precisa entender que se dedicar a matéria pode melhorar a sua classificação. E isso não significa que ele tenha que ter uma proficiência da língua, e sim é necessário que consiga atingir um nível de compreensão suficiente para resolver as questões da prova.

A especialista e professora Tay Cabral, mestre em sociologia na UNB e proficiente pelo Toefl e Ielts, mostra os pontos mais importantes da disciplina de inglês para PRF. Para a professora o candidato que sabe ler e compreender em inglês está um nível acima daquele que apenas tem os conhecimentos das demais matérias comuns em concursos públicos.

“A cobrança de língua estrangeira já está sendo uma tendência dos concursos recentes, como no de escrivão da Polícia Civil, aparecendo pela primeira vez no último edital”, completa.

Outra dica é preparar o cronograma de maneira a fazer pelo menos todas as provas de inglês da banca. Veja o tempo que demora pra fazer cada questão com qualidade e organize o cronograma de acordo.

O candidato deve focar em compreensão de texto e gramática. “Recomendo que leia textos de jornais e revistas em inglês, como New York Times, BBC e The Economist, além de outros textos que tenham relação com a temática policial, pois assim aprenderá palavras novas que poderão auxiliar no dia da prova”, explica.

O Cebraspe gosta muito de fazer provas temáticas, ou seja, que tenham relação com as vagas oferecidas. No caso da PRF, o candidato pode se inteirar sobre nomenclaturas que são relacionadas à rodovia e segurança pública.

Espanhol para a PRF

De uma forma geral, e pelo pouco tempo que os candidatos têm até a prova, a dica é não tentar se aprofundar no universo da gramática da língua espanhola, e sim conhecê-la. O foco deve ser a compreensão dos textos da prova, por isso a dica é investir um bom tempo em leitura e tradução.

Para Janaina Souto, especialista e docente nas áreas de espanhol, português, graduada em letras e pós-graduada em revisão de texto, mesmo que o candidato não saiba nada de espanhol ainda dá tempo de se preparar.

“O espanhol e o português são línguas irmãs, ambas de origem latina. É claro que nesse período é impossível saber de tudo sobre uma língua estrangeira, mas como nosso estudo será direcionado, acredito em uma preparação adequada e suficiente”, afirma a professora.

De acordo com Janaina, a dica é todos os dias abrir, no mínimo, 3 conteúdos com escrita em espanhol. “Sugiro jornais como El País, em suas 3 vertentes – Espanha, México, Catalão; e a leitura do El Diário. Além disso, é importante buscar fazer a leitura de 1 texto de provas por dia para se familiarizar com a língua”.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense