Curta nossa página

Evite acidentes

Defesa Civil orienta para correta instalação de enfeites natalinos

Publicado

Foto/Imagem: iStock


A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Segurança Pública (SSP/DF), faz uma série de orientações quanto a correta instalação de enfeites natalinos em áreas internas e externas de residências. O objetivo é reduzir riscos de choques elétricos e incêndios.

O consumidor deve estar atento já no momento da compra dos enfeites natalinos. Verificar se o produto possui certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está entre as prioridades.

“Em caso de iluminação, prefira lâmpadas LED. Além da economia na conta de energia, não aquecem como as antigas lâmpadas incandescentes. Dê preferência aos produtos com tomadas de três pinos, pois possuem aterramento e, assim, previnem possíveis choques. Antes de levar, teste o produto e, para maior segurança, exija nota fiscal”, orienta o engenheiro civil e Coordenador de Operação da Defesa Civil do DF, Tenente-coronel Rossano Bohnert.

Caso o produto já tenham sido usado em anos anteriores, é necessário fazer uma inspeção visual antes de ligá-los na tomada, como explica o Coordenador. “Antes de colocar as decorações elétricas nos locais definitivos, faça um teste em local seguro e longe de materiais combustíveis como sofás, cortinas e tapetes. Após os testes, é importante limpar os enfeites elétricos, desconectados das tomadas, e deixá-los por um ou dois dias em local arejado e seco, para que a poeira se dissipe e que fungos não proliferem”.

Outro ponto destacado pelo Coronel Rossano é não sobrecarregar tomadas com adaptadores e benjamins (“tês”), pois fazer mais de uma ligação em uma tomada pode aquecer o sistema elétrico, aumentam os riscos de queimar os aparelhos ou até curto-circuito.

“É importante desligar os enfeites elétricos antes de dormir e quando não tiver ninguém em casa, evitando assim que eles aqueçam e até para evitar possíveis curtos-circuitos. Em caso de acidentes, o Corpo de Bombeiros (193) deverá ser acionado imediatamente”.

Os produtos instalados em áreas externas devem ser exclusivos para esses ambientes, pois deverão suportar ventos e chuvas. Ao final do período de festas, antes de guardar os enfeites, é importante fazer uma inspeção e verificar o que merece ser guardado ou descartado. “Inspecione visualmente, limpe tudo e acondicione nas caixas originais. Descarte o que estiver danificado”, finaliza Rossano.

Recomendações

1. Não deixar a árvore de natal próxima à cortinas, sofás, tapetes e guarda-roupas, pois são materiais de fácil combustão.

2. Desligar o pisca-pisca e outras decorações elétricas quando sair de casa ou dormir. Antes de instalá-los, verifique se apresentam boas condições e se não há fios desencapados.

3. Dê preferência à lâmpadas LED.

4. Cuidado com as crianças! Geralmente elas são atraídas pelos enfeites e, ao tocarem a decoração, correm risco de levar choque.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense