Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Coleta Seletiva
Andre Borges/Agência Brasília

Limpeza urbana

SLU retoma coleta seletiva no Recanto das Emas após seis anos

Moradores do Recanto das Emas finalmente contarão com a coleta seletiva do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). O serviço foi interrompido há seis anos e agora será realidade a partir desta segunda-feira (31).

A empresa Suma Brasil é a responsável pelo atendimento no Recanto das Emas. Guará e Gama voltaram a contra com a coleta no início deste mês. “O SLU está conseguindo, aos poucos, retomar a coleta seletiva. Estamos trabalhando muito para que esse retorno também chegue a regiões onde há anos os moradores esperam por esse serviço. Já voltamos ao Gama e agora é a vez do Recanto das Emas”, explicou a diretora técnica do SLU, Fabiana Ribeiro.

Em julho, a coleta seletiva realizada pelas empresas contratadas pelo SLU iniciou a volta gradual dos serviços. Primeiro foi a Valor Ambiental, atendendo Cruzeiro Novo, Sudoeste/Octogonal, Lago Norte (CA), Sobradinho II, Shopping Popular, Setor Policial Sul, Vila Telebrasília e parte da Asa Sul e da Asa Norte. No dia 10 de agosto foi a vez de Ceilândia, com a empresa Sustentare, junto com a Suma, com a coleta no Guará e no Gama.

Com isso, já são 24 as regiões administrativas atendidas, das quais oito ainda com o serviço cobrindo parcialmente a região. O DF tem 33 RAs formalizadas.

Todo o material coletado por essas empresas vai para as cooperativas que mantêm contrato de triagem com o SLU e atuam dentro dos galpões gerenciados pelo órgão. São elas: Associação Ambiente, Coorace, Coortrap, Recicla Brasília, Construir, Coopernoes, Cooperdife, Cooperlimpo, Plasferro e Coopere.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Além das empresas, o SLU também tem contrato com 11 cooperativas para realizar a coleta seletiva nas cidades de Samambaia, Paranoá, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Cruzeiro Velho, Santa Maria, Lago Norte, Varjão, São Sebastião e Riacho Fundo I e II, Lago Sul e Sobradinho.

Ao todo são 29 contratos com cooperativas de catadores. Desses, 11 são de coleta seletiva e 18 de triagem.

Empresas e cooperativas puderam retomar o serviço de coleta seletiva depois de terem aprovados, pela Secretaria de Saúde e pelo SLU, os planos de segurança e de prevenção, com uma série de exigências para evitar a transmissão da Covid-19. Distanciamento entre trabalhadores, uso de equipamentos de proteção e quarentena de 48 horas do material recolhido são alguns exemplos de precaução.

Para saber os dias e horários em que a coleta seletiva atenderá sua região, acesse o site do Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Justiça Eleitoral

Funcionamento inclui finais de semana, feriado e horários estendidos; atendimento por meio do aplicativo DF Libras também está disponível

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.