Entrada gratuita
Final do Top Cufa será recheada de atrações locais e nacionais

Torcidas a postos, pois o glamour da periferia vai subir na passarela e roubar a cena! Após quase três meses de duração e duas seletivas acirradas que contaram com a participação de jovens entre 15 e 28 anos de idade, o Top Cufa-DF chega a sua terceira e última seletiva. Nos próximos 14 e 15 de março, duas mulheres e dois homens vencerão o concurso nas categorias Street e Fashion. A quarta edição do projeto foi idealizada pela Central Única das Favelas (Cufa DF), realizada pelo Instituto Rosa dos Ventos, com o fomento da Secretaria de Turismo do DF. A programação acontece durante todo o fim de semana, no Foyer do Teatro Nacional, das 12h às 22h, terá feira de empreendedorismo composta por expositores locais e grandes atrações musicais gratuitas.
“Estamos caminhando para mais uma final do Top Cufa, com muita alegria porque conseguimos alcançar, até agora, todos os nossos objetivos. Nessa quarta edição trouxemos o concurso masculino que teve uma aceitação muito grande e fizemos o lançamento do Cufa Empreenda, um antigo sonho de projeto. Agora o que a gente espera é que a final seja, assim como todo o concurso, um grande sucesso”, declara o presidente da Cufa DF, Bruno Kesseler.
Concurso além das passarelas
Durante o processo de seleção dos/das candidatos o Top Cufa-DF foi além da estética, promovendo aos/as aspirantes a modelo e as comunidades locais oficinas gratuitas de capacitação em diversas áreas. As aulas do Cufa Empreenda, projeto que ocorre entre 2 e 12 de março, no complexo Cultural de Samambaia, abrangem temas nas áreas de Produção Musical e de Eventos, Gestão de Projetos, Empreendedorismo, Moda, Comunicação e Roteiro Audiovisual.
“O Top Cufa se tornou muito maior que um concurso de beleza, além de inserir modelos da periferia no mercado de trabalho, temos ações gratuitas de capacitação voltadas para a periferia. A final do concurso traz uma feira para apresentar o empreendedorismo da quebrada e um evento cultural com o melhor que é produzido nas favelas de todo o Brasil”, ressalta Stéffanie Oliveira, presidente do Instituto Rosa dos Ventos.
Outro fato que merece destaque nesta edição do projeto é a incorporação de diversos pontos turísticos da periferia nas etapas do concurso. O objetivo é divulgar e enaltecer os pontos de encontro das quebradas e as possibilidades de lazer da periferia do DF. Entre os espaços ocupados pelo projeto estão a Praça dos Direitos, em Ceilândia, lugar onde ocorreu a primeira seletiva, além da Feira de Ceilândia, do Céu das Artes, do Centro de Tradições Populares e da Praça do Relógio, pontos usados como cenários para a sessão de fotos dos/das candidatos (as).
Feira de empreendedorismo
Com o objetivo de dar visibilidade aos produtos e expositores locais e das quebradas, a final do Top Cufa-DF traz uma feira de empreendedorismo que acontece um pouco antes dos desfiles: das 12h às 17h, nos mesmos dias e local do evento. A entrada é gratuita. Além da exposição de produtos, a feira terá uma programação musical animadíssima, com direito a apresentação de dança de rua comandada pela turma do Rua Crew, que se apresenta nos dois dias. No sábado, a música fica por conta do cantor Salomão Gomes e do DJ Palito e no domingo a cantora Larissa Vitorino e o Dj Moisés animam o público.
Atrações imperdíveis
A grande festa, ou melhor, a grande final será aberta ao público e também terá entrada gratuita. Com uma programação que vai agitar o fim de semana da capital, a última seletiva começa a partir das 17h e vai até às 22h, nos dois dias, sob o comando dos apresentadores Wizy Marques e Adriano Lugoli, dois modelos experientes!
O sábado (14) fica reservado para o desfile da categoria Street Style feminino e masculino. Em momentos diferentes da programação a cantora e multiartista brasiliense Letícia Fialho apresenta um pouco de suas canções à plateia. Às 20h40, uma pausa no nervosismo das/dos candidatos (as) para curtir o show da baiana, que além de cantora também é compositora e atriz, Larissa Luz. Vale lembrar que o talento da artista alcançou o prêmio Bibi Ferreira pela interpretação do papel de Elza Soares. E como não podia faltar, a batida eletrônica fica por conta do DJ Klap.
O domingo (15) também reserva surpresas imperdíveis para o público do DF, a data será destinada ao desfile da categoria Fashion feminino e masculino. Quem vai brilhar no palco do concurso é rapper brasiliense Realleza, que vai mostrar um pouco do trabalho autoral que já conquistou os quatro cantos do nosso quadradinho. Às 20h40 o ritmo das rimas e poesias continua com a apresentação do rapper paulista, compositor e perfomer, Rico Dalasam. No segundo dia da final a DJ Janna chega para comandar a batida eletrônica.
Programação completa
Feira de empreendedorismo
14 de março (sábado)
- 12h – Abertura da Feira
- 12h30 – Kawana
- 14h – DJ Palito
- 14h30 – Rua Crew
- 14h45 – DJ Palito
- 15h15 – Salomão
- 16h45 – DJ Palito
- 17h – Encerramento da feira
15 de março (domingo)
- 12h00m – Abertura da Feira
- 12h30m – Kawana
- 14h00m – DJ Moisés
- 14h30m – Rua Crew
- 14h45m – DJ Moisés
- 15h15m – Larissa Vitorino
- 16h45m – DJ Moisés
- 17h00m – Encerramento da feira
Desfile Final
14 de março (sábado) – Desfile Street
- 17h – Vídeo de abertura
- 17h10 – Apresentação de Letícia Fialho
- 17h30 – início do desfile de masculino
- 18h25 – Apresentação de Letícia Fialho
- 18h35 – Encerramento do Bloco com DJ Klap
- 18h45 – início do desfile feminino
- 19h45 – Apresentação de Letícia Fialho
- 19h55 – Encerramento do Bloco DJ – Klap
- 20h10 – Início dos desfiles masculino e feminino juntos
- 20h40 – Show de Larissa Luz
- 21h05 – Encerramento do Bloco DJ – Klap
- 21h15 – Desfile dos/das finalistas
- 21h20 – Escolha campeão Masculino
- 21h25 – Escolha campeão Feminino
- 21h45 – Encerramento com DJ – Klap
15 de março (domingo) – Desfile Fashion
- 17h – Vídeo de abertura
- 17h10 – Apresentação de Realeza
- 17h30 – início do desfile de masculino
- 18h25 – Apresentação de Realeza
- 18h35 – Encerramento do Bloco com DJ Janna
- 18h45 – início do desfile feminino
- 19h45 – Apresentação de Realeza
- 19h55 – Encerramento do Bloco DJ Janna
- 20h10 – Início dos desfiles masculino e feminino juntos
- 20h40 – Show de Rico Dalassam
- 21h05 – Encerramento do Bloco DJ Janna
- 21h15 – Desfile dos/das finalistas
- 21h20 – Escolha campeão Masculino
- 21h25 – Escolha campeão Feminino
- 21h45 – Encerramento com Janna

Nesta segunda (21)
Menos é Mais e outros artistas fecham shows dos 65 anos de Brasília

A música brasiliense dará o tom da festa em comemoração ao aniversário da capital, nesta segunda-feira (21), na Esplanada dos Ministérios. Na exata data em que Brasília completa 65 anos, grandes nomes da cidade, como Menos É Mais, BenzaDeus, e Adriana Samartini prometem agitar o público e encerrar em grande estilo a programação, que começou no sábado (19).
Os shows começam às 14h, com a banda de pagode Doze por Oito. Às 15h10, a roda de samba continua, com a energia do BenzaDeus. Às 16h20, é a hora do axé de Adriana Samartini. Fechando a primeira parte, às 17h30, o forró de Leon Correia fará todo mundo dançar agarradinho.
Uma das atrações mais esperadas, o grupo Menos é Mais — nome brasiliense de maior sucesso na atualidade — sobe ao palco às 19h. No repertório, clássicos do pagode, como Melhor eu Ir e Ligando os Fatos, se unem aos hits da banda, a exemplo de Coração Partido, Lapada Dela e Vai me Dando Corda.
Além dos artistas de Brasília, a festa terá ainda representantes de um dos gêneros favoritos dos brasilienses: o sertanejo. Às 21h20, quem se apresenta é a dupla Bruno Cesar & Rodrigo. O encerramento ficará por conta de Zé Neto & Cristiano, donos dos sucessos Notificação Preferida, Barulho do Foguete e Largado às Traças.
Mais atrações
A fé também terá espaço na programação desta segunda-feira (21). Às 10h, no palco da Esplanada, haverá uma celebração gospel, que, a partir das 11h, contará com show do cantor Eli Soares, sete vezes indicado e duas vezes vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.
Para os católicos, também às 10h, haverá uma missa especial pelo aniversário de Brasília e pelo jubileu da arquidiocese da capital, na Catedral. Presidida pelo arcebispo de Brasília, cardeal Paulo Cezar Costa, a celebração terá a presença da cruz usada na primeira missa do Brasil, que está em peregrinação pelo país.
Também na manhã de segunda, às 14h, a Esplanada terá teatrinho infantil e atividades recreativas para crianças.
Todas as atrações são gratuitas. E o público também pode chegar a elas gratuitamente, por meio do programa Vai de Graça. Ônibus e metrô estão operando sem custo entre quinta (17) e segunda-feira (21), inclusive, com reforço nas linhas.
Taguatinga
Alameda Shopping celebra Páscoa com feira temática e programação especial

O evento mais doce do ano está prestes a encantar Brasília! Até o dia 20 de abril, o Alameda Shopping promove sua tradicional Feira de Páscoa, na Praça de Eventos, trazendo uma seleção irresistível de delícias artesanais, chocolates finos, ovos decorados, presentes temáticos e muito mais para toda a família.
Pensada para quem quer celebrar a Páscoa com afeto, sabor e criatividade, a feira do Alameda Shopping reúne expositores locais e marcas renomadas. O público poderá encontrar desde clássicos ovos de chocolate até opções gourmet— tudo em um só lugar.
Além das compras, o Alameda Shopping preparou um calendário de atividades para divertir os pequenos. No dia 19 de abril, a criançada será convidada a embarcar em uma brincadeira cheia de encanto e sabor, com oficinas e interações lúdicas que prometem transformar o shopping em um verdadeiro mundo mágico da Páscoa.
E para encerrar a programação, ainda no dia 19, acontece a esperada Caça ao Ninho, uma aventura divertida em que as crianças seguem pistas e desafios até encontrar os tão desejados ovos de Páscoa. Ao todo, 350 crianças serão atendidas na data festiva. A atividade já virou tradição no shopping e promete momentos inesquecíveis para toda a família.
Horários de funcionamento – Semana Santa
18 de abril (Sexta-feira Santa)
– Lojas fechadas
– Praça de Alimentação aberta das 11h às 18h
21 de abril (Tiradentes – segunda-feira)
– Funcionamento normal: das 9h às 21h
-
3.844 bilhetes premiados
Nota Legal: 2º sorteio de 2024 ainda tem R$ 430 mil à espera de resgate
-
Mais segurança
Uber em Brasília terá botão de emergência com ligação para a Polícia Militar (190)
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos