Neste ano, cerca de 1,068 milhão de contribuintes receberam o boleto do IPVA. O imposto deve ser pago por proprietários de veículos que não possuem isenção. Os valores arrecadados são investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.
Condutores e pedestres
Detran-DF dá dicas de segurança para o período de férias escolares

É tempo de férias escolares e a garotada aproveita para utilizar o tempo livre com brincadeiras nas ruas e passeios a shoppings, parques e outros locais de diversão, aumentando significativamente o número de pedestres que circulam pelas vias urbanas. Nesse período, observa-se também uma redução considerável no número de veículos nas cidades, deixando-as com trânsito mais livre e, por consequência, incentivando o aumento da velocidade.
De acordo com a Gerência de Controle Operacional de Trânsito do Detran-DF, da semana passada para esta já houve uma redução de 10% no fluxo de veículos nas principais vias da capital, e a expectativa é de que esta redução seja ainda maior a partir da próxima segunda-feira (8), quando se iniciam as férias nas escolas públicas.
Preocupada com a segurança viária, a Diretoria de Educação de Trânsito lança, a partir de quarta-feira (10), uma campanha com dicas de segurança a condutores e pedestres a fim de reduzir as ocorrências de acidente. Serão realizadas blitzes educativas em locais de grande aglomeração de pessoas e ações nas colônias de férias do Distrito Federal, com entrega de material informativo sobre trânsito seguro.
“Com mais tempo livre em casa, é muito comum as crianças usarem as ruas para jogar bola, soltar pipa, andar de bicicleta e reunir a turma de amigos para se divertir, mas elas não podem se esquecer que, nas férias, só não vale brincar com a segurança”, destaca o diretor de Educação de Trânsito, Marcelo Granja. Ele explica que as colônias de férias que quiserem agendar a visita do Detran devem entrar em contato com o Núcleo de Campanhas Educativas de Trânsito, pelo telefone 3905-4067.
Pedestres
Os pedestres devem estar muito atentos às dicas do Detran:
- Brincadeira é legal bem longe das pistas;
- Ao atravessar uma pista, procure a faixa de pedestres e sinalize sua intenção;
- Se não tiver faixa de pedestres, olhe sempre para os dois lados ao atravessar;
- Ao transitar, faça sempre pela calçada e bem afastado do meio fio;
- Nunca atravesse por entre os veículos;
- Evite usar o celular e fones de ouvidos na via pública;
- Crianças devem atravessar acompanhadas por um adulto;
- Só atravesse o semáforo quando o sinal estiver fechado para os carros; e
- Use o cinto de segurança e a cadeirinha de criança quando necessário.
Condutores
O diretor ressalta também que, para circular de bem com a vida, todos os condutores devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção em locais próximos às faixas de pedestres, shoppings, lojas e parques. Aos que vão viajar, seguem algumas recomendações importantes:
- Faça uma revisão completa do veículo, observando a conservação de pneus, estepe, freios, faróis, limpador de para-brisa e outros equipamentos obrigatórios;
- Antes de viajar, durma bem, faça refeições leves e nunca misture bebida e direção;
- Dirija com atenção, obedecendo à sinalização da via;
- Respeite a capacidade do veículo para que todos possam usar o cinto de segurança;
- Transporte as crianças em equipamentos de retenção (cadeirinha ou assento elevado); e
- Tenha em mãos os documentos de porte obrigatório.

Formalizando a união
Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.
Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.
Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.
O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.
A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.
Como participar
Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.
Locais de inscrição
* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.
Documentação Necessária
Todos os casais devem apresentar:
* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.
Documentos adicionais
* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
Declaração de Hipossuficiência
Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.
Regras para testemunhas
As testemunhas também precisam apresentar:
* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).
Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.
Exercício 2025
Atenção, cidadão! Maio tem vencimento de parcelas do IPVA e início do IPTU

Contribuintes do Distrito Federal precisam ficar atentos. Maio é o primeiro mês com vencimento de parcelas tanto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quanto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
O IPVA começou a ser pago antes – as primeiras parcelas, ou a cota única para quem optou pelo pagamento à vista, venceram em fevereiro. O valor podia ser parcelado em até seis vezes, ou seja, até julho. As datas de vencimento das parcelas variam conforme o número final da placa do veículo. Em maio, o período de pagamento vai do dia 26 ao dia 30.

Arte: Seec-DF
Já o IPTU 2025 começa a ser pago em maio. As datas de vencimento são definidas de acordo com o número final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). A cota única e as primeiras parcelas vencem entre os dias 12 e 16.
Aqueles que optarem pelo pagamento à vista recebem 10% de desconto – desde que o imóvel não tenha débitos. Assim como o IPVA, o parcelamento também pode ser feito em seis vezes, contanto que a parcela não seja inferior a R$ 20. Para os que optarem por pagar em seis vezes, a parcela final vence em outubro.

Arte: Divulgação/Seec-DF
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Caderneta atualizada
Saúde nas Escolas busca ampliar vacinação entre crianças e adolescentes
-
Economia
Juros do cartão de crédito rotativo avançam e chegam a 445% ao ano
-
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito