Connect with us

Olá, o que você está procurando?

Segurança

Rastreamento por satélite e novo sistema de dados ajudarão no combate ao crime

A Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social lançou sistema integrado de informações capaz de identificar com precisão os locais de chamadas para as centrais de emergência 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros. A medida visa identificar a demanda de cada região e os pontos com mais ocorrências para que os gestores promovam ações pontuais. A apresentação foi feita nesta segunda-feira (10), na Academia de Polícia Militar.

Quem acionar a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) terá o número de telefone e a localização exata identificados por tecnologia de georreferenciamento, pela qual os dados serão enviados de satélites para o Sistema de Gestão de Ocorrências (Sigeo). Isso facilita o monitoramento constante de crimes e a celeridade no envio de viaturas.

“Os comandantes das unidades vão saber com precisão a data, a hora e o local do crime para determinar onde colocar policiais”, explica o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Nunes. “Além disso, cruzamos dados da Polícia Civil existentes nas delegacias, os da Polícia Militar por meio do 190 e os de uma pesquisa de vitimização, em que entrevistamos moradores de cada região administrativa para identificar os tipos de crime e combatê-los mais rapidamente.”

Caberá aos profissionais da Ciade armazenar as informações passadas pelos solicitantes. Policiais e bombeiros militares poderão acessá-las dos batalhões e dos quartéis. Os gestores também podem acrescentar dados de levantamentos próprios. A ideia é que, aos poucos, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e a Polícia Civil também integrem o sistema.

Os comandantes vão ter acesso a análises estatísticas e mapas com horários, dias e locais em que as pessoas mais acionam as forças de segurança. “O comandante visualiza em um painel o dia, o horário e o local. Isso vai ajudar a identificar as ocorrências mais características de uma segunda-feira em Ceilândia, por exemplo”, disse o coordenador de coleta e tratamento de dados da Subsecretaria de Gestão da Informação, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, o major da Polícia Militar Célio Dutra. “Isso facilita a distribuição do efetivo e ações de prevenção.”

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

O Sigeo custou R$ 192 mil, recursos do Tesouro descentralizados para a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Ele entra em funcionamento ainda nesta semana.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Amamenta Brasília

Mães saudáveis com leite excedente podem se cadastrar no Amamenta Brasília pela internet ou pelo telefone 160 (opção 4)

Universidade de São Paulo

Ondas sonoras de alta frequência podem destruir vírus como SARS-CoV-2, H1N1 e outros sem causar danos a células, sendo alternativa para novos tratamentos

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.