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470 mil estudantes

Rematrícula de alunos do ensino público do DF vai até 18 de outubro

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Os 470 mil estudantes da rede pública de ensino do DF devem, a partir desta segunda-feira (3) até 18 de outubro, fazer a rematrícula na secretaria da própria escola em que estão cadastrados.

O procedimento é simples e automático, mas o aluno tem de manifestar interesse em permanecer na unidade. Para este caso, não há necessidade de ligar para o telefone 156.

Já no caso de remanejamento escolar, o procedimento será feito em duas etapas, também presenciais, na secretaria da unidade de ensino onde os alunos estudam.

A primeira etapa, até 18 de outubro, é dedicada aos alunos com deficiência que desejam trocar de escola. A segunda, destinada aos demais estudantes que queiram ser remanejados, vai de 24 de outubro a 4 de novembro.

O secretário de Educação, Júlio Gregório Filho, lembra que o canal 156, conhecido como Telematrícula, é exclusivo para quem não está ainda na rede pública. O uso deste canal por quem não precisa causa transtornos no sistema.

Para evitar problemas, o secretário faz um apelo: “Se você já é aluno da rede ou tem filho matriculado em escola pública, não ligue para o 156, mesmo que deseje mudar de unidade. Quanto mais gente já matriculada usar o canal, mais difícil ficará o atendimento para quem realmente precisa”.

Só matrículas novas devem ser feitas pelo 156

O período para matrícula de novos alunos da rede pública na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio começou no sábado (1º) e vai até 23 de outubro, somente via Telematrícula – opção 2 do telefone 156.

A solicitação deve ser feita das 7 às 21 horas, de segunda a sexta-feira, ou das 8 às 18 horas, em fins de semana e feriados. É preciso ter em mãos a certidão de nascimento da criança e o CEP da residência ou do local de trabalho do responsável.

Quem procura a educação de jovens e adultos (EJA) poderá entrar em contato pelos mesmos canais de comunicação de 24 a 31 de outubro. É preciso fornecer data de nascimento, nome da mãe e CEP da residência ou do próprio local de trabalho do responsável, caso o aluno seja menor de 18 anos.

De 3 a 18 de outubro, estarão abertas nas coordenações regionais de ensino inscrições e triagem de novos estudantes com deficiência.

A expectativa do governo é receber cerca de 40 mil pedidos de matrículas novas. O resultado será publicado a partir de 21 de dezembro, no site da Secretaria de Educação.

A efetivação da matrícula e o preenchimento de vagas remanescentes dependem da aprovação do calendário escolar para 2017. Geralmente, ambas ocorrem em janeiro.

Congestionamento de linha é normal nos primeiros dias

A recomendação da Secretaria de Educação é que, depois da divulgação dos contemplados, estudantes e responsáveis fiquem atentos, pois a informação também estará no site.

O secretário de Educação, que acompanha o modelo de inscrições desde a introdução, na década de 1990, explica que não há razão para a comunidade se preocupar. “O Telematrícula existe para facilitar.”

Segundo o secretário, é normal o congestionamento de linha nos primeiros dias porque as pessoas ainda entendem que a solicitação ocorre por ordem de chegada, mas não é. “Todos os solicitantes serão contemplados; basta indicar o CEP do local onde mora ou trabalha, e o sistema localiza a escola mais próxima que tenha vaga disponível”, explica.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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