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Cachê estimado em R$ 4 mil

Será lançado hoje, edital para selecionar bandas para o Rock Ecologia Trilha Parque

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Fortalecimento da produção musical e apropriação dos parques são os objetivos centrais do projeto Rock Ecologia Trilha Parque, organizado pela Secretaria de Cultura em parceria com o Ministério da Cultura. O edital para selecionar 20 bandas será lançado nesta quinta-feira (21), às 20 horas, no Museu Nacional, no Complexo Cultural da República. Os grupos escolhidos se apresentarão em parques ecológicos em Ceilândia, Samambaia e São Sebastião. Paralelamente aos shows, haverá atividades para estimular a comunidade a conhecer melhor e a preservar as unidades de conservação.

Para isso, o Rock Ecologia Trilha Parque alia duas vocações marcantes do Distrito Federal: o título de Brasília, Capital do Rock e a variedade de áreas de preservação na cidade. “Queremos chamar a atenção para os parques ecológicos nas regiões administrativas, porque muitas comunidades não sabem que têm uma unidade de conservação na vizinhança”, explica a subsecretária de Cidadania e Divulgação Cultural, da Secretaria de Cultura, Jaqueline Fernandes.

O evento ocorrerá em setembro no Parque Três Meninas, em Samambaia; no Parque Ecológico de São Sebastião, em São Sebastião; e na área em que está sendo implementado o Parque Ferrock, em Ceilândia. No caso deste último, o projeto vai colaborar para mobilizar a população para a criação do espaço, acredita a subsecretária Jaqueline.

Além de ajudar a construir um novo espaço de preservação, o Rock Ecologia Trilha Parque visa também à construção do sentimento de pertencimento. É o caso do Parque Três Meninas, em Samambaia. “A ideia é estimular o carinho da população pelo local”, conta Jaqueline. Por isso, também estão previstas ações como trilhas de bicicleta para pessoas com deficiência e um varal social, que permite a troca de roupas e livros.

Como é estruturado o Rock Ecologia Trilha Parque
O programa é resultado de convênio entre a Secretaria de Cultura e o Ministério da Cultura, por meio de recurso oriundo de emenda parlamentar da Câmara dos Deputados — R$ 300 mil para contratações artísticas e montagem de estruturas. Os valores de cachê estão alinhados em R$ 4 mil, independentemente do tempo de carreira das bandas. Dessa forma, não haverá custos para o governo de Brasília. A contrapartida local se dará por meio de parcerias com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), que cederá material educativo sobre preservação ambiental, e com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), que doará mudas de espécies do Cerrado para plantio nos parques.

Para participar da seleção, as bandas devem comprovar atividade habilitadas por meio do sistema de cadastro geral para contratação artística (Siscult), com comprovação de atividade. Quem não tiver cadastro pode se registrar para pleitear participação no projeto. Os interessados devem morar no Distrito Federal e apresentar documentos como RG, cadastro de pessoas físicas (CPF), certidões negativas de débito do governo do DF e do governo federal, contrato de exclusividade — caso tenha produtor cultural — e portfólio.

Dúvidas poderão ser tiradas por meio do endereço eletrônico rockecologia@gmail.com. Para quem preferir o contato direto, será montada uma força-tarefa para a habilitação das bandas. Na quarta-feira (20), foi publicada no Diário Oficial a Portaria nº 102, que institui a comissão provisória de avaliação para seleção das bandas. O edital para chamamento deve ser publicado no Diário Oficial do Distrito Federal. A partir daí, elas terão dez dias úteis para enviar os dados.

Lançamento do projeto Rock Ecologia Trilha Parque
Quinta-feira, 21 de julho, às 20h, no Museu Nacional — Complexo Cultural da República, Setor Cultural Sul (próximo à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida).

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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