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Esplanada e proximidades

Governo detalha esquema do trânsito para votação do impeachment

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Por conta da votação do pedido de afastamento da presidente da República, Dilma Rousseff, na Câmara dos Deputados, e das manifestações populares marcadas para a Esplanada dos Ministérios, a retirada de veículos entre a Rodoviária do Plano Piloto e o Balão do Presidente só será permitida até as 9 horas de sexta-feira (15). Depois, os órgãos de trânsito recolherão aqueles que estiverem estacionados em locais irregulares. Os demais, que ficarem parados de forma regular, poderão ser retirados apenas ao término dos eventos, previsto para a noite de domingo (17).

As definições, detalhadas pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, complementam o esquema de segurança divulgado no sábado (9), quando foi anunciado o bloqueio do trânsito de veículos no Eixo Monumental a partir da 0 hora de sexta. A reabertura das vias dependerá de avaliações de cenário.

Estacionamentos
Quem trabalha na Esplanada poderá usar os estacionamentos anexos aos ministérios. O acesso a essas áreas deverá ser feito pelas Vias S2 e N2. Os mesmos espaços estarão liberados para os manifestantes que se dirigirem ao local. Nesse caso, os que forem favoráveis ao impeachment terão de parar o carro nos anexos dos prédios do lado direito da Esplanada; os contrários, no lado esquerdo.

Os servidores da Praça dos Três Poderes devem estacionar, preferencialmente, nas imediações da S2 e seguir a pé pelas passagens subterrâneas do Anexo 3 da Câmara dos Deputados.

As escadas de acesso das Vias N2 e S2 para os ministérios estarão liberadas tanto para manifestantes quanto para servidores. Quem chegar de ônibus ou metrô precisará descer na rodoviária e ir a pé.

Aos trabalhadores que forem participar das manifestações após o expediente e estiverem do lado contrário do indicado pelas forças de segurança, a orientação é dar a volta para evitar confrontos. Se estiverem a pé, terão de contornar pela Rodoviária do Plano Piloto; de carro, as opções são as Vias W3 ou L4 e o Eixão.

As duas zonas para manifestantes estão separadas por um corredor de 80 metros de largura por 1 quilômetro de comprimento — da Catedral até o Congresso Nacional. Policiais militares ficarão distribuídos ao longo da extensão para impedir que um grupo invada o lado reservado ao outro.

O acesso para pessoas com deficiência a favor do impeachment que estiverem em veículos estará liberado pela Via S2, por meio do túnel que dá acesso ao estacionamento da Cúria Metropolitana (ao lado da Catedral). Já os que são contra podem estacionar em frente ao Teatro Nacional.

Para ônibus de grupos pró-impeachment que chegarem a Brasília, estarão disponíveis os Estacionamentos 1 e 2 do Parque da Cidade, ao lado do Pavilhão de Exposições. Àqueles contrários ao impedimento da presidente Dilma está reservado o do Ginásio Nilson Nelson.

Outras vias fechadas
Também a partir da 0 hora de amanhã, os quatro túneis ao longo da Esplanada que ligam as Vias S2 e N2 às Vias S1 e N1 estarão fechados e só serão liberados após o fim da votação na Câmara dos Deputados ou conforme avaliação do comando da operação. As Vias N2, N3, S2 e S3 poderão ser interditadas de acordo com a necessidade, no período dos eventos.

No domingo, o Eixão ficará bloqueado normalmente para a passagem de veículos e aberto para o Eixão do Lazer, das 6 às 18 horas. Se necessário, o fechamento poderá ser estendido.

A partir da 0 hora de sexta (15), oito painéis do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) serão posicionados ao longo da Esplanada dos Ministérios com informativos sobre questões de segurança e de trânsito, por exemplo.

Segurança e atendimento médico
A Secretaria da Segurança Pública detalhou também procedimentos relativos a segurança e a atendimento médico. Haverá reforço do policiamento em todas as estações de metrô e na Rodoviária do Plano Piloto. Além disso, vistorias foram iniciadas na terça-feira (12) na Esplanada e seguirão até o término da operação. O objetivo é retirar objetos que sejam potenciais ameaças durante as manifestações, como pedaços de madeira e entulhos.

A varredura é feita pelo Departamento de Trânsito (Detran-DF), pelo DER-DF, pela Polícia Militar, pelo Corpo de Bombeiros, pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU), pela Agência de Fiscalização (Agefis) e pela Companhia Energética de Brasília (CEB).

Militares do Corpo de Bombeiros e funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão em toda a área. Além disso, próximo ao Ministério da Justiça, haverá base de triagem médica, para onde serão levadas pessoas socorridas. Perto do mesmo ministério, ficará o comando móvel da PM.

Ocorrências relacionadas às manifestações ficarão concentradas no Departamento de Polícia Especializada, no Parque da Cidade. As demais — sem ligação com a manifestação, como extravio de documento —, na 5ª Delegacia de Polícia, próximo à Torre de TV.

De acordo com o esquema divulgado no sábado, todo o efetivo da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros está de sobreaviso para atuar nos dias de votação do impeachment. Só na Esplanada, está prevista a presença de cerca de 3 mil PMs e de 500 bombeiros de sexta (15) até o término da operação. Se necessário, a quantidade pode ser aumentada. A Polícia Civil terá 700 agentes por dia atuando nas manifestações e em ações ordinárias (aquelas sem relação com os eventos). O controle das vias ficará a cargo de 50 agentes do Detran. A segurança das outras regiões de Brasília será mantida.

Metrô e ônibus
Na sexta (15) e no sábado (16), o metrô funcionará normalmente, das 6 horas às 23h30. Amanhã, com 16 ou 24 trens — a maior capacidade é nos horários de pico, das 6 às 9 horas e das 17 às 20 horas. No dia seguinte, haverá 16 trens durante todo o dia, podendo aumentar se necessário.

No domingo (17), o funcionamento será das 11 às 23 horas, sendo que, das 11 às 20 horas, será permitido o embarque e o desembarque em todas as estações. Das 20 às 23 horas, o embarque ocorrerá somente na Estação Central. O número de trens será definido de acordo com a necessidade.

De acordo com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), nos dias 15, 16 e 17 as linhas que passariam nas vias S1 e N1 deverão ser desviadas para as vias S2 e N2. A tabela dos ônibus será a correspondente ao dia, e as empresas estão autorizadas a aumentar o número de veículos se houver demanda.

Na rodoviária, caso necessário, a plataforma inferior pode ser fechada, e a operação passar para a plataforma superior.

Trios e telões
Em reunião nesta quinta-feira (14) com representantes dos dois grupos, ficou autorizada a colocação, na sexta e no sábado, de um trio elétrico de cada lado, que deve estar entre a primeira via de ligação após a Alameda das Bandeiras até o ponto de concentração de cada um dos lados. No domingo, serão permitidos três trios elétricos por grupo, que podem ficar no mesmo local determinado. Os trios podem transmitir falas dos integrantes ou o som da sessão disponibilizado pela TV Câmara. Músicas não serão permitidas.

As falas nos trios serão controladas por participantes das manifestações cadastrados na secretaria. Elas devem estar de acordo com o que foi pactuado com a pasta da Segurança, ou seja, não podem incitar a violência nem ser ofensivas.

Perto dos ministérios, haverá quatro telões ao longo do Eixo Monumental, de responsabilidade dos manifestantes.

Até as 18 horas de sexta (15), os integrantes devem enviar à Secretaria da Segurança o dia e o horário em que pretendem levar os trios e os telões para montagem, além da placa, da marca e do modelo dos veículos que acessarão a área para essa finalidade.

Quanto a banheiros químicos, eles podem ser instalados pelos dois grupos nas calçadas entre os ministérios e as vias N1 e S1.

Resultado
Os que tiverem os interesses atendidos pela Câmara dos Deputados podem permanecer no local, sem movimentação dos trios, enquanto o grupo antagônico se dispersa.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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