Connect with us

Olá, o que você está procurando?

324 aprovados

Presidente do Metrô diz que convocará concursados assim que a LRF permitir

O presidente do Metrô do Distrito Federal, Marcelo Dourado, afirmou na tarde desta quinta-feira (7), que pretende convocar 324 aprovados em concursos públicos da empresa, assim que o GDF conseguir sair do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A afirmação foi feita durante audiência pública da Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle da Câmara Legislativa promovida para ouvir do dirigente explicações sobre a convocação dos aprovados para o cargo de agente de segurança.

A próxima avaliação sobre os limites da LRF acontecerá no final de maio, com a divulgação do relatório quadrimestral (janeiro a abril) da execução orçamentária do governo. Caso o GDF, consiga sair do limite prudencial, a contratação de pessoal voltará a ser permitida. Segundo Dourado, estas 324 nomeações seriam realizadas num prazo de 15 dias após a liberação. Outras 311 nomeações ainda serão negociadas com a secretaria de Planejamento e Gestão. As vagas incluem várias categorias de servidores do Metrô e não apenas os agentes de segurança.

Marcelo Dourado confirmou a deficiência de seguranças e de servidores de outras áreas no Metrô e disse que só não chamou os aprovados nos concursos até agora por imposição da LRF. “O Metrô precisa e o usuário também precisa dos servidores. Mas hoje o presidente do Metrô está impossibilitado legalmente de fazer as contratações”, argumentou ele.

O representante dos concursados, João Clemente da Silva Neto, questionou a realização de licitação para contratação de vigilantes ocorrida recentemente na empresa e exibiu vídeos com denúncias de falta de segurança nas estações do Metrô e com críticas à atuação dos vigilantes. Para ele, os vigilantes custam mais caro do que os seguranças concursados e são menos eficientes.

O presidente do Metrô explicou que a licitação foi feita para a contratação de 204 vigilantes armados, que tem funções diferentes dos agentes de segurança, que não podem portar armas. Segundo Dourado, existem situações específicas que necessitam da atuação da vigilância armada, como por exemplo, a proteção do dinheiro arrecadado com as tarifas.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.

Ele também justificou a realização da licitação com o fato da contratação de terceirizados não ser proibida pela LRF. Destacou ainda que o novo contrato vai gerar uma economia de R$ 700 mil, em relação ao contrato antigo.

Segundo Dourado, o Metrô conta atualmente com um quadro de 991 servidores efetivos, mas apresenta carência de pessoal em várias áreas. O presidente disse também que conta com os novos agentes de segurança para o plano de contingência que está sendo preparado para os jogos de futebol das Olimpíadas 2016 que acontecerão em Brasília, em agosto.

A pedido do deputado Chico Leite (Rede), o presidente da Comissão, deputado Rodrigo Delmasso (PTN), anunciou que encaminhará uma consulta formal ao Tribunal de Contas do DF sobre o enquadramento do Metrô nos critérios da LRF, já que se trata de uma empresa pública.

O deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT) defendeu a nomeação de todos os aprovados nos concursos públicos do Metrô tão logo seja permitido pela legislação. O deputado Roosevelt Vilela (PSB) também acompanhou a audiência pública.

Publicidade - Deslize a tela para continuar lendo.
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Outras notícias

Dra. Laísa Silva

Oncologista do Centro de Estudos e Pesquisas 'Dr. João Amorim' (CEJAM) aponta como mudanças de hábitos podem ajudar na prevenção da doença

A bolada

As apostas para o Concurso 3000 podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer lotérica do país e no portal Loterias Online

IBGE

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) 2025 também mostra que mais pessoas vivem sozinhas

Troca de comando

Com experiência no setor social e empresarial, Fabiana assume a pasta após a saída de André Kubitschek, pré-candidato a deputado distrital

Cadastro reserva

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do Instituto até o dia 22 de abril de 2026

#VacinaDF

Já a Fazenda Velha, no Itapoã, recebe o Carro da Vacina; a vacinação é destinada a pessoas de todas as faixas etárias

Inscrições gratuitas

Oportunidades em diversas áreas acompanham o crescimento da capital e ampliam o acesso de jovens à experiência profissional no Distrito Federal

Tecnologia

Além de Belém, a solução já está sendo utilizada em outras cidades, como Natal e Valparaíso de Goiás, o que mostra seu potencial de expansão nacional

Publicidade



© 2015-2026 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes.

O AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA não se responsabiliza por links e conteúdos de sites externos.