Educação infantil
Comissão da Câmara Legislativa aprova bolsa para criança se matricular em creche privada

O GDF terá que oferecer vagas em instituições privadas para as crianças não-atendidas nas creches, por excesso de demanda. É o que determina o projeto de lei n° 533/2015, da deputada Luzia de Paula (PSB), aprovado na reunião ordinária da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) da Câmara Legislativa, na manhã desta quarta-feira (30). Foram três votos favoráveis e nenhum contrário.
De acordo com o programa Bolsa Educação Infantil, o governo local terá que arcar, “em caráter supletivo”, com os custos da manutenção das crianças nas creches, desde que comprovada a não-obtenção da vaga solicitada pela família da criança nas creches públicas do Distrito Federal.
Os deputados Reginaldo Veras (PDT), Rafael Prudente (PMDB) e Wasny de Roure (PT) elogiaram o mérito da proposta de Luzia de Paula, enfatizando que se transformado em lei a medida irá atender a uma demanda crescente por oferta de vagas nas creches públicas. Prudente lamentou que hoje no DF mais de 25 mil crianças esperam vagas na lista de espera por creches.
UTI – Os deputados da CESC também aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei n° 761/2015, do deputado Cristiano Araújo (PSD), que torna obrigatória no DF “a transparência” sobre a demanda de vagas nas UTIs da rede pública, inclusive com informações atualizadas sobre eventuais desativação para manutenção e outros fatores que limitem o número de vagas disponíveis.
Grávidas – As passageiras grávidas não serão mais obrigadas a passarem pelas catracas dos ônibus do transporte coletivo do DF. A medida está prevista no projeto de lei n° 1887/2014, do deputado Agaciel Maia (PR), que foi aprovado pela CESC, também por unanimidade. A proposta precisa ser aprovada em plenário.
Eventos – A Comissão aprovou ainda na reunião de hoje o projeto de lei n° 688/2015, do deputado Cláudio Abrantes (Rede), que inclui no Calendário Oficial de Eventos do DF o “Rock Fest”. Também foi aprovado o projeto de lei 918/2012, do distrital Júlio César (PRB), que inclui no Calendário Oficial de Eventos o “Dia da Força Jovem Universal”.
Planaltina – Antes da apreciação dos projetos em pauta, o deputado Wasny de Roure comunicou aos colegas sua preocupação com a situação do atendimento aos usuários da rede de saúde pública em Planaltina. “Além da Pediatria, outras duas unidades de saúde fora do hospital foram desativadas, agravando ainda mais o quadro de crise que afeta o atendimento naquela cidade”, reclamou o distrital. Ele defendeu que a comissão chame o secretário de saúde para dar esclarecimentos.
Em apoio às críticas feita por Wasny, Prudente enfatizou que a situação de crise no atendimento à saúde precisa ser enfrentada pelo governo. “O GDF não pode querer implantar um novo modelo de atendimento sem cuidar do dever de casa agora. A situação é crítica, cada vez mais grave e a questão não pode ser atribuída à falta de recursos pois existe orçamento para isso”, protestou.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas