Curta nossa página
Dutch   English   French   German   Italian   Portuguese   Russian   Spanish


#VacinaDF

Você sabia que as formas graves da gripe podem ser evitadas com vacina?

Publicado

Foto/Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil


Tão importante quanto se proteger da Covid-19, é se imunizar contra o vírus influenza, causador de formas graves da gripe, especialmente no período mais frio do ano. A campanha de vacinação contra influenza começou em abril e, em quase três meses, não atingiu ao menos 50% da população prevista para ser vacinada. A meta é imunizar 90% de um público estimado em 1.117.656 indivíduos, porém até o momento 522.182 procuraram os pontos de vacinação e receberam a dose de proteção.

Para ser vacinado, basta procurar a sala de vacina mais próxima e pertencer ao grupo de risco. As unidades funcionam de segunda a sexta-feira no horário de funcionamento da unidade básica de saúde onde a sala funciona. Até o momento, o grupo dos idosos com 60 anos ou mais soma a maior procura aos pontos de vacinação (201.380 receberam a vacina), no entanto, a cobertura vacinal para esse público está em apenas 58,1%.

Considerando o percentual de cada grupo prioritário imunizado, a cobertura é maior em gestantes, onde 59,2% do público previsto já foi vacinado. O grupo das crianças menores de 6 anos vem em seguida com 58,9% e o dos idosos em terceiro.

Clima frio

Nos últimos dias, o clima frio com baixas temperaturas tem predominado no DF. É no inverno que ocorre maior disseminação das doenças respiratórias, que podem se complicar com doenças bacterianas como amigdalites, sinusites, otites, pneumonias e até meningites. A influenza é mais comum nesse período, devido a isso, é importante se vacinar.

A influenza é uma infecção respiratória aguda, causada por agentes virais dos tipos A, B, C e D. O tipo A está associado a epidemias e pandemias, tem comportamento sazonal e apresenta aumento no número de casos entre as estações climáticas mais frias. A vacinação anual contra a influenza previne casos graves e mortes pela doença.

Caso seja do grupo de risco e recebeu a vacina contra a Covid-19, é necessário aguardar um intervalo de 14 dias para se vacinar. O prazo também vale no caso de ter recebido a dose contra influenza e se tiver chegado a vez de se vacinar contra a Covid-19. Quem recebeu a vacina CoronaVac deve aguardar 14 dias após completar o esquema vacinal, uma vez que o intervalo entre as doses desse imunizante é curto, de até 28 dias.

Publicidade
Comentários

Se a Eleição fosse hoje, em quem você votaria para presidente?









Ver resultados


Carregando ... Carregando ...
Publicidade
Publicidade

Copyright © 2015-2021 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense