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Segurança

Viva Brasília fará ações integradas de combate à violência em oito regiões

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Oito regiões administrativas do Distrito Federal receberão ações integradas de combate à violência. A iniciativa faz parte do programa Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida e teve avanço nesta terça-feira (13), em reunião para definir um plano de segurança integrado para a Estrutural e o Plano Piloto, mais especificamente o Setor Comercial Sul. Na sexta-feira (9), a mesma coisa foi feita com foco em Santa Maria.

As ações definidas nos dois encontros ainda serão aprimoradas pelo grupo, que envolve, além das forças de segurança, os conselhos comunitários de segurança e as administrações regionais. No caso do Setor Comercial Sul, foram apontadas medidas como videomonitoramento, intensificação no controle de flanelinhas e reforço no patrulhamento de trânsito. Para a Estrutural, listaram-se metas como aumento nas rondas em áreas rurais e o reforço de projetos sociais do Corpo de Bombeiros Militar — O Bombeiro Mirim e o Bombeiro nas Quadras.

Segundo a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar Araújo, as regiões escolhidas (Ceilândia, Estrutural, Planaltina, Plano Piloto, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião e Taguatinga) concentram 65% da criminalidade no DF. “Estamos iniciando um novo ciclo do Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida, com base na avaliação do que foi o primeiro ano do programa.”

Os locais foram levantados por meio da análise das estatísticas oficiais e das respostas da pesquisa de vitimização feita pela pasta no ano passado e por visitas da secretaria aos lugares com histórico mais crítico. “Trabalhamos com uma gestão orientada por resultado, que nos permite focalizar as ações”, explica o subsecretário de Gestão de Informação da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, Marcelo Durante. “Em cima disso, fazemos um diagnóstico identificando não só como o crime ocorre, mas porque o crime ocorre.”

A análise à qual Durante se refere leva em conta desde a iluminação pública até a disponibilidade de infraestrutura urbana de qualidade, como quadras de esporte e praças. Por isso, a ideia é que também se envolvam com o projeto a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, a Companhia Energética de Brasília (CEB) e a Agência de Fiscalização do DF.

Comitê gestor vai acompanhar as ações

Após as reuniões para tratar sobre cada região, os órgãos terão cerca de 60 dias para apresentar os primeiros resultados. O processo será acompanhado periodicamente pelo comitê gestor do Viva Brasília. “Os protocolos serão integrados entre os órgãos de governo, as forças de segurança e a sociedade civil, com foco em prevenção e envolvendo políticas sociais”, garante a secretária.

De acordo com Márcia de Alencar, o diagnóstico apontou que a maior parte dos envolvidos em crimes no DF são jovens, e, por isso, as ações terão como objetivo a diminuição da vulnerabilidade juvenil.

Em 20 de setembro, ocorrerá a próxima reunião para construir um plano de trabalho integrado, desta vez para Ceilândia, Samambaia e Taguatinga. Esta região já recebe, desde o início do mês passado, ações do Centro Legal, usado também para revitalizar a Rodoviária do Plano Piloto e o Setor Comercial Sul.

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Salários de até R$ 6 mil

Semana começa com 717 oportunidades de emprego no Distrito Federal

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Vagas de emprego DF
Foto/Imagem: Freepik

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem 717 vagas de emprego nesta segunda-feira (5). Há oportunidades para quem tem ou não experiência, em diferentes áreas e com salários de até R$ 6 mil.

O posto que oferece a maior remuneração é o de Diretor de Finanças, para trabalhar em Taguatinga Norte. Há uma vaga para pessoas com ensino superior completo para o cargo de Analista Contábil.

Já o cargo com maior número de vagas abertas é o de Ajudante de Obras, no Itapoã. São 110 oportunidades para candidatos que tenham o ensino fundamental completo. Não é preciso ter experiência. O salário é de R$ 1.518, mais benefícios.

Para participar dos processos seletivos, basta cadastrar o currículo no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS) ou ir a uma das 14 agências do trabalhador, das 8h às 17h, durante a semana. Mesmo que nenhuma das oportunidades do dia seja atraente ao candidato, o cadastro vale para oportunidades futuras, já que o sistema cruza dados dos concorrentes com o perfil que as empresas procuram.

Empregadores e empreendedores que desejem ofertar vagas ou utilizar o espaço das Agências do Trabalhador para as entrevistas podem se cadastrar pessoalmente nas unidades ou pelo e-mail gcv@sedet.df.gov.br. Pode ser utilizado, ainda, o Canal do Empregador, no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

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Formalizando a união

Abertas as inscrições para a 2ª edição do Casamento Comunitário 2025

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Casamento Comunitário 2025
Foto/Imagem: Jhonatan Vieira/Sejus-DF

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o Casamento Comunitário 2025 chega à sua 2ª edição com data marcada: 29 de junho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas em vários equipamentos públicos do DF e também durante as edições do GDF + Perto do Cidadão. Ao longo do ano, estão previstas mais três edições do programa, com expectativa de beneficiar cerca de 400 casais em situação de vulnerabilidade — oferecendo a oportunidade de oficializar a união de forma gratuita, digna e inesquecível.

Na primeira edição do Casamento Comunitário 2025, realizada no início do ano, 101 casais disseram “sim” ao amor. Com mais três celebrações previstas — em 29 de junho, 31 de agosto e 7 de dezembro — o programa deve alcançar mais 300 casais até o fim do ano. Desde sua criação pelo Decreto nº 41.971/2021, o Casamento Comunitário já realizou o sonho de mais de 541 casais em 11 edições.

Para Anailton dos Santos, 28, e Tamiris Rodrigues, 35, que participaram da edição anterior, a iniciativa foi transformadora. “A cerimônia foi linda e mudou nossas vidas. Desde então, só conquistamos coisas boas”, contou Anailton. Tamiris reforça: “O casamento fortaleceu nossa relação. Sem o programa, não seria possível. Um casamento assim custaria pelo menos R$ 10 mil”.

O programa vai além da cerimônia: todas as taxas cartoriais são totalmente cobertas, e os noivos recebem gratuitamente vestidos, ternos, maquiagem profissional e até transporte até o local do evento.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destacou a importância de oficializar a união: “Embora a união estável seja reconhecida legalmente, o casamento proporciona benefícios exclusivos em determinados processos jurídicos. Além de oferecer gratuidade, nosso objetivo é tornar esse momento inesquecível para as famílias participantes”, afirmou.

Como participar

Entre os requisitos, é necessário ter idade mínima de 18 anos e atender às condições legais para o casamento, conforme o Código Civil (art. 1.521). Para se inscrever, os interessados devem comparecer a um dos locais definidos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h30, munidos da documentação exigida. A entrega de documentos por terceiros não será permitida.

Locais de inscrição

* Praça dos Direitos da Ceilândia: QNN 13, Ceilândia Norte;
* Agência Na Hora: Setor Cultural Norte;
* Praça dos Direitos do Itapoã: Quadra 203, Del Lago II;
* Estação Cidadania do Recanto das Emas: Quadra 113, Lote 9;
* Edições do GDF + Perto do Cidadão: sextas-feiras, das 9h às 16h, e sábados, das 9h às 12h.

Documentação Necessária

Todos os casais devem apresentar:

* Comprovante de residência no Distrito Federal;
* Documentos pessoais: original e cópia do RG ou CNH, CPF e certidão de nascimento;
* Formulário de inscrição preenchido.

Documentos adicionais

* Divorciados: cópia do formal de partilha, contendo petição inicial, sentença e trânsito em julgado.
* Viúvos: cópia da certidão de óbito, certidão de casamento e formal de partilha com petição inicial, sentença e trânsito em julgado.

Declaração de Hipossuficiência

Todos os participantes devem entregar uma cópia da declaração de hipossuficiência de renda, conforme o modelo disponível no Anexo I do Edital.

Regras para testemunhas

As testemunhas também precisam apresentar:

* RG e CPF;
* Certidão de casamento (se casadas);
* Certidão de casamento com averbação de divórcio (se divorciadas).

Atenção: as testemunhas que comparecerem ao cartório não podem ser as mesmas que estarão presentes no dia da cerimônia.

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