Curta nossa página

Encenação da Via Sacra reúne milhares de fiéis no Morro da Capelinha em Planaltina

Publicado

Foto/Imagem:


Cerca de 70 mil pessoas estiveram no Morro da Capelinha nesta sexta-feira (3) para assistir à encenação da Via Sacra. Mesmo sob chuva, os fiéis acompanharam, das 16 h às 20h15, as 15 estações que remontam à morte e à ressurreição de Jesus Cristo. No percurso de 1,4 quilômetro, foi possível ver muitas demonstrações de fé e pessoas bastante emocionadas. Não houve registro de ocorrências policiais no evento, segundo o tenente-coronel David Anderson de Moura, comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar (Planaltina). O Corpo de Bombeiros, por sua vez, atendeu 12 pessoas, mas nenhuma com gravidade.

O governador Rodrigo Rollemberg acompanhou a celebração ao lado da esposa, Márcia Rollemberg. “É um espetáculo de caráter cultural muito forte e, sem dúvidas, um dos mais bonitos do Brasil.” Antes do espetáculo, o chefe do Executivo visitou os atores no Centro Educacional nº 1, o Centrão — que serviu de base para os integrantes — e seguiu de carona em um ônibus da equipe até o Morro da Capelinha. Também participaram da celebração religiosa os secretários de Relações Institucionais e Sociais, Marcos Dantas, e de Cultura, Guilherme Reis.

Alonso Rocha dos Santos, de 32 anos, acompanhou a Via Sacra de Planaltina pela primeira vez. “Eu me espantei muito com o tamanho de tudo. É uma estrutura muito grande. Na televisão, nem parece que é isso tudo”, disse o ajudante de pedreiro e morador de Ceilândia. Ele fez todo o trajeto com a sobrinha Cecília Geovana Neves Oliveira, de 6 anos, nos ombros.

Sacrifício
Já o funcionário público Lucimar Malaquias, de 59 anos, é um veterano. Essa foi a trigésima participação dele. Cadeirante, chegou às 11 horas e subiu o morro num ônibus. “Tomei chuva e sol, mas vale o sacrifício pelo espetáculo e pela fé”, garantiu, animado. A Via Sacra de Planaltina tem valor especial para Malaquias, pois o pai dele interpretou um soldado romano na primeira edição do evento, há 42 anos.

Atualizado em 07/04/2015 – 10:44.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana