Curta nossa página

Domingo, 30 de outubro

Veja os 11 locais para justificar ausência no 2º turno da eleição

Publicado

Foto/Imagem:


Eleitores registrados em outros estados que estiverem no Distrito Federal neste domingo (30) podem justificar ausência no segundo turno das eleições municipais em 11 postos espalhados pela capital.



O Distrito Federal não tem eleições para prefeito e vereador, por isso quem tem título registrado no DF não precisa votar e nem justificar ausência. Os pontos devem ser utilizados apenas por quem está fora de seu endereço eleitoral e que por isso não pode votar na cidade de origem do título.

Os 11 postos funcionam das 8h às 17h deste domingo. No total, são 529 agentes eleitorais e 94 mesas. O formulário de justificativa pode ser baixado pela internet e preenchido com antecedência, mas a assinatura no pé da página deve ser feita na presença dos mesários.

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) é de que os postos não tenham o mesmo movimento do primeiro turno. O segundo turno acontece em 57 municípios, sendo 18 capitais, em 20 estados brasileiros.

Ao todo, 32,9 milhões de eleitores estão aptos a ir às urnas nesses locais. Os municípios onde há votação neste domingo mais próximos do DF são Goiânia e Anápolis, ambas em Goiás.

Para justificar a ausência, o eleitor precisa levar um documento oficial com foto e o número do título de eleitor. O número é formado por 16 dígitos e pode ser consultado no site da Justiça Eleitoral – basta informar nome, data de nascimento e o nome da mãe.

Quem tem título em cidade onde há segundo turno e não puder votar neste domingo tem até 29 de dezembro para apresentar a justificativa a um cartório eleitoral. Após esse prazo, é preciso pagar uma multa que varia de R$ 3 a R$ 30.

Quem deixar de votar e justificar por três votações seguidas (cada turno é considerado uma votação), tem o título de eleitor suspenso. Se tiver alguma ausência não justificada, o eleitor também fica impedido de se inscrever em concursos, assumir cargo público, tirar passaporte ou carteira de identidade e pegar empréstimo na Caixa Econômica, entre outras sanções.

Quem tiver dúvidas sobre a necessidade de justificar voto ou sobre os documentos necessários, por exemplo, pode entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral do DF pelo telefone 3048-4000. A central funciona em horário comercial e fica disponível nos dias de votação, das 8h às 17h.

Confira o endereço dos 11 postos de justificativa do DF, abertos nos dias 2 e 30:

  • Shopping Pátio Brasil, na Asa Sul
  • Rodoviária Interestadual de Brasília, às margens da Epia
  • Salão de Múltiplas Funções da Administração Regional do Paranoá
  • Faculdade Faciplac, no Gama
  • Centro Educacional La Salle, em Sobradinho
  • Salão Comunitário do Núcleo Bandeirante
  • Centro de Ensino Fundamental 404, em Samambaia
  • Shopping Conjunto Nacional, na Asa Norte
  • Faculdade Anhanguera, em Águas Claras
  • Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek
  • Fundação Bradesco, em Ceilândia

Atualizado em 30/10/2016 – 19:10.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana