Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!
Curta nossa página

Participação de Clodo Ferreira

Val Klay e seus alunos lançam primeiro CD no Clube do Choro

Redação

Publicado

Foto/Imagem: Renata Samarco


A cantora e professora de canto Valeria Klajman de Conrado, mais conhecida por Val Klay lança seu primeiro CD “Sotaques do Val Klay Studio” ao lado de seus alunos, no dia 1 de outubro, às 21 horas, no Clube do Choro de Brasília. O show será um passeio pelas faixas presentes no álbum e músicas que foram marcantes na carreira da artista e seus alunos em uma sofisticada fusão de estilos e qualidade técnica de canto.

A cantora divide o palco com instrumentistas Paula Zimbres (Baixo elétrico), Léo Barbosa (Percussão), Enos Marcelino (Acordeon), Marcus Moraes (Violão e Guitarra) e Toninho Alves (Flauta transversal). Os solistas, Diana Rosa, Luciana Saraiva, Amanda Barreto, Raffa e Leonardo Corrêa, além da argentina, são todos seus alunos de nível avançado, intérpretes e autores de qualidade, que revelam uma nova geração de criativos e talentosos músicos de Brasília.

O projeto autoral de Val Klay tem por objetivo registrar diferentes etapas da trajetória musical da professora de canto através de suas composições, arranjos, técnica apurada e musicalidade. Durante o show, o CD será vendido em cópias físicas, em uma tiragem pequena. Já está também disponível em versão digital, em todas as plataformas de música. A participação da Casa do Som, Dudu Maia, foi fundamental para a captação, mixagem e masterização do CD. “Foi maravilhoso. Dudu é um profissional de excelente qualidade e com muita experiência. Ele acolheu o projeto com carinho e profissionalismo e todos nós aprendemos muito com ele” explica a professora de canto.

Val apresenta o piano e sua linda voz como protagonista da sonoridade junto ao lindo coral que acompanha e outros convidados, transcorre por diferentes estilos e ritmos brasileiros, com arranjos bem montados. Com 10 faixas, o álbum conta com a participação dos músicos instrumentistas Val Klay (Piano, Sintetizadores e Backing vocals), Paula Zimbres (Baixo elétrico), Léo Barbosa (Percussão), Enos Marcelino (Acordeon), Marcelo Kallunga (Guitarra), Ocelo Mendonça (Violoncelo e Flauta transversal), Diana Rosa, Raffa, Leonardo Corrêa, Luciana Saraiva, Marcelo Kallunga, Joseph e Lúcia Romcy (Coral).

A produção carrega composições como “Despertar”, que abre o disco Volume 1, além de “Sem Medo” (composição também do seu aluno Raffa) e composições de grandes artistas como “Na Primeira Manhã” de Alceu Valença. O show conta com participação especial de Clodo Ferreira.

Sobre Val Klay

Valeria Klay, natural de Buenos Aires, é graduada em canto e composição na Escola Rimon de Jazz e Música Contemporânea de Tel-Aviv, Israel, filiada da Berklee.

Em Buenos Aires ditou aulas de canto e percepção na “Escuela popular de Música del Sindicato Argentino de Músicos” e no “Collegium Musicum de Buenos Aires” entre os anos 1995 e 1999. Nesse período também liderou a banda Kla-Soul-Band com a qual se apresentou em diversos pubs da cidade e gravou em 1999 o álbum solo Valeria Klay.

Desde o ano 2000 em Brasília, além dos espetáculos Tributo a Aretha Franklin, no Teatro Nacional e uma série de apresentações do show Skat (dee-ba-daa-ba-doop), foi também responsável pelo curso de extensão da UNB “Técnicas de Canto e Estilos da Música Popular”, além de ministrar aulas em diversas instituições da cidade.

Entre 2002 e 2004 deu aulas de Canto Popular e diversas matérias específicas na Escola de Música de Brasília, onde também exerceu a coordenação do núcleo de música popular, criando e coordenando a criação de cursos e apostilas.

Hoje Val Klay dá aulas no Val Klay Studio, onde também protagoniza diferentes projetos junto a seu parceiro, escritor, e diretor J.G. Pinheiro. Entre eles se destacam a trilha sonora do curta-metragem Sandra, do coletivo de cinema Caliandra Filmes, o show “Señales, um mergulho no Rock Argentino” em setembro de 2013.

Desde 2015 Val produz um programa no Youtube onde ensina canto popular.

Show de lançamento “Sotaques” de Val Klay

  • Data: 1 de outubro de 2019 (terça) às 21 horas
  • Local: Clube do Choro de Brasília
  • Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
  • Telefone da bilheteria: (61) 3224-0599
  • Classificação: Livre

Entrada franca

CLDF recebe mostra de mulheres que venceram o câncer de mama

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Figueiredo/CLDF

Neves Pereira, Lourdes Capitulino, Joana D’Arc, Sheyla Machado, Val Costa e Joana Jeker. São mulheres que compartilham histórias de superação: diagnosticadas com câncer de mama, enfrentaram a doença, passaram por mastectomia (retirada da mama), fizeram reconstrução mamária e redescobriram seus corpos e suas vidas. Os retratos delas seis integram a exposição “A Força da Mulher”, inaugurada nesta quinta-feira (10), no hall de acesso ao plenário da Câmara Legislativa.

Atualmente, com 57 anos de idade, Neves Pereira soube que estava com câncer de mama há seis anos. Retratada por Luciana Ferry – fotógrafa que assina a mostra –, ela destaca a importância de se deixar fotografar : “É bonito e ajuda na autoestima de quem passa pelo tratamento”.

A deputada Arlete Sampaio (PT), que participou da abertura da exposição, fez questão de falar da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em seu pronunciamento na sessão ordinária. “Mais do que fazer novas leis, é nosso dever fiscalizar a oferta de serviços básicos para evitar que as mulheres sejam vitimadas pelo câncer”, defendeu. A distrital lamentou a situação dos mamógrafos na rede pública de saúde, bem como a dificuldade para se agendar uma consulta médica para solicitar o exame. De acordo com ela, 44% das mulheres com câncer são diagnosticadas já em estágio avançado, o que dificulta o tratamento.

Realizada pela ONG “Recomeçar – Associação de Mulheres Mastectomizadas de Brasília”, a exposição “A Força da Mulher” pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, até o dia 31 de outubro.

A Força da Mulher – Exposição Fotográfica

  • Local: Hall do Plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal
  • Visitação: até 31 de outubro
  • Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
  • Classificação indicativa: livre para todos os públicos
  • Entrada franca
Continuar lendo

Quinta, 10 de outubro

Orquestra Sinfônica faz concerto em tributo ao Dia das Crianças

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Gabriel Jabur/Agência Brasilia

Em comemoração ao mês das crianças a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro realizará uma apresentação extraordinária pelo projeto “Concertos Didáticos”. O espetáculo será realizado nesta quinta-feira (10) às 9h30, no Cine Brasília e é aberto ao público.

O concerto temático é de iniciativa do programa “Cultura Educa” da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), em parceria com a Secretaria de Educação. Dessa vez, a apresentação dedicada aos pequenos também contará com o apoio do Instituto Reciclando Sons (IRS), que promove inclusão socioeducativa para crianças, jovens e adultos dentro das comunidades da Região Administrativa da Estrutural.

Regido pelo maestro Cláudio Cohen, o repertório do concerto contará com clássicos das trilhas de cinema, percorrendo entre os memoráveis filmes infantis. Músicas do filme infantil “Frozen, Uma Aventura Congelante” serão tocadas, juntamente com a participação especial do coral misto, com os alunos de música do Instituto Reciclando Sons.

De acordo com o maestro Cohen, a parceria com o coral tornará a apresentação ainda mais especial. “Este concerto também tem um caráter social e o envolvimento do instituto Reciclando Sons, da Estrutural, veio atender essa demanda com a participação do seu coro infanto-juvenil, tornando o momento ainda mais especial”, explica.

Concertos Didáticos

Com o objetivo de gerar acessibilidade aos conteúdos artísticos para o público jovem, estudantes da rede pública de ensino, o projeto Concertos Didáticos aproxima os alunos do universo musical, com uma programação que trabalha a interação direta com as crianças. Uma breve aula sobre o som e função de cada instrumento que compõe a orquestra será ministrada antes do concerto, além de esclarecer dúvidas e curiosidades para o público infantil.

Continuar lendo

Entrada gratuita

Brasília sedia Mostra de Cinema Taiwanês a partir de quarta (9)

Redação

Publicado

Por

Redação
Foto/Imagem: Pedro Ventura/Agência Brasília

Começa nesta quarta-feira (9), no Cine Brasília, a Mostra de Cinema Taiwanês 2019. Serão exibidos dez filmes até o dia 13 de outubro.

Entre as obras escolhidas está o documentário A Foley Artist, que conta a história de Mr. Hu Ding-Yi, o especialista taiwanês mais experiente em arte de foley, técnica que consiste em adicionar efeitos sonoros aos filmes, como sons de passos e portas se abrindo e fechando. Apesar de sua expertise, Ding-Yi enfrentou uma crise profissional, já que seu trabalho começou a ser substituído por recursos de sonorização digitais e passou a ser considerado obsoleto. Ao todo, ele dedicou 40 anos ao exercício dessa função, participando de 70 produções cinematográficas.

Além do filme dirigido por Wan-Jo Wang, integra a programação o filme Dust in the Wind (Poeira no vento), de Hou Hsiao-Hsien. O filme compõe a trilogia do diretor e explora o processo de amadurecimento do garoto Ah-yuan, que se alista ao Exército e acaba perdendo seu amor de infância.

No dia 12 de outubro, o público poderá conferir uma exibição seguida de debate. Na data, haverá uma sessão de Crystal Boys (Rapazes Cristais), obra que denuncia a homofobia em Taiwan, na década de 1970. A dimensão da obra ganhou força este ano, quando Taiwan se tornou o primeiro país da Ásia a legalizar o casamento homoafetivo.

A mostra realizada na capital federal é organizada pelo Escritório Econômico e Cultural de Taipei no Brasil. A entrada para o evento é gratuita.

Continuar lendo
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana

Copyright © 2015-2019 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - SIG Quadra 01, Lote 385, Platinum Office, Sala 117 - Brasília-DF - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços da Agência Brasil, Agência Brasília, Agência Distrital, Agência Estadão, Agência UnB, assessorias de imprensa e colaboradores.