Descaso
Vacinas de grávidas e recém-nascidos estão em falta na rede pública

Vacinas obrigatórias para gestantes e recém-nascidos estão em falta há meses nos hospitais públicos e postos de saúde. A Secretaria de Saúde reconhece a falta de estoque para imunizar os pacientes contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B, por exemplo.
A estudante Paula Monteiro afirma que a filha Paola, com seis dias de vida, ainda não tomou a vacina contra hepatite B, que deveria ter sido aplicada logo após o parto. O bebê recebeu alta no Hospital de Ceilândia com a caderneta incompleta, porque o estoque estava zerado.
“Aí, a gente pensou que era só no hospital e foi atrás, mas não tem. Falta em todos os lugares em Brasília”, diz a mãe. A falta da imunização foi anotada no documento da criança.
Em nota, a Secretaria de Saúde informou que possui zero doses das seguintes vacinas: hepatites A e B, antitetânica, DTP (difteria, tétano e coqueluche), DT para gestantes e infantil e soro antirrábico.
Segundo a pasta, os insumos são repassados pelo Ministério da Saúde e os estoques para hepatite e DTP devem ser restabelecidos até o fim do mês. Para as outras imunizações, não há nem previsão de entrega.
Também em nota, o Ministério da Saúde afirmou que os atrasos são “pontuais” porque algumas vacinas não estão disponíveis para compra e têm produção irregular. O órgão recomenda que as secretarias locais agendem a vacinação e diz que distribuiu 1,2 milhão de doses da vacina contra hepatite B aos estados, em outubro.
Vacina importante
O comentarista de saúde da TV Globo e médico Luiz Antônio Silva afirma que essas vacinas são importantes e não podem ficar em atraso. Os prazos estabelecidos no calendário de vacinação são específicos para cada fase do recém-nascido e da gestante.
“É uma vacina que precisa ser feita imediatamente. Por exemplo, se nasceu uma criança cuja mãe tem hepatite B, ela não pode esperar paa fazer essa vacina. Tem que ser imediata”, diz o médico. A reportagem da TV Globo procurou as vacinas em falta em outros centros de saúde, incluindo hospitais particulares, sem sucesso.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal