Curta nossa página

#VacinaDF

Vacinas contra Covid-19 e gripe podem ser aplicadas no mesmo dia

Publicado

Vacinação Covid-19 DF
Foto/Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde-DF


A população do Distrito Federal com mais de 12 anos pode procurar 80 unidades de saúde para receber uma dupla proteção: as vacinas contra Covid-19 e contra a gripe (influenza) estão liberadas para aplicação no mesmo momento. A regra vale tanto para quem vai tomar a primeira dose quanto para quem vai tomar a segunda ou qualquer um dos reforços contra a Covid-19.

A enfermeira Fernanda Ledes, da área técnica de imunização da Secretaria de Saúde, diz que a aplicação das duas vacinas não amplia a possibilidade de reações. “Você pode aproveitar a mesma oportunidade e tomar a de influenza junto, não tem problema”, tranquiliza.

A chefe da assessoria de mobilização das ações de combate às endemias, Cristina Soares, lembra que a aplicação das duas doses em um só dia não era possível no início da campanha de vacinação contra covid-19, porém novos estudos mostraram a viabilidade. “Mudou a orientação, com base no Plano Nacional de Operacionalização da Campanha Covid-19, do Ministério da Saúde”, esclarece.

Apenas para crianças de 5 a 11 anos permanece a necessidade de intervalo entre a vacina covid-19 e as demais vacinas. Vale lembrar que as crianças de 6 meses a 4 anos e 11 meses não recebem a vacina contra a covid-19, mas podem receber o imunizante da gripe.

Para quem tem pelo menos 12 anos, a orientação é não se vacinar caso apresente qualquer quadro de febre ou outras doenças. Quem teve covid-19 e apresentou sintomas, as vacinas podem ser aplicadas 30 dias após a melhora. Já os assintomáticos precisam esperar 30 dias do teste que comprovou a infecção.

Três vacinas em um dia

Se necessário, o usuário pode até receber três ou mais vacinas em um dia. É o caso de um adulto que nunca tenha tomado, por exemplo, vacinas contra febre amarela ou tétano. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) deve verificar o cartão de vacina para atestar algum atraso e avaliar quais vacinas deverão ser aplicadas.

Quem não tem cartão de vacinas também pode ser atendido. Neste caso, a equipe emite um novo cartão e, se não houver registro de nenhuma vacina, são aplicados os imunizantes previstos para cada faixa etária, conforme o calendário de vacinação.

No site da Secretaria de Saúde é possível conferir o Calendário de Vacinação, a lista de unidades com aplicação de vacinação contra a Covid-19 e a lista de unidades com aplicação de vacinação contra a influenza.

Atualizado em 11/07/2022 – 17:48.

Publicidade
Comentários
Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana