Curta nossa página

Covid-19

#VacinaDF: mais de 83% da população adulta já foi vacinada com a 1ª dose

Publicado

vacina DF
Foto/Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde-DF


A Secretaria de Saúde vacinou, nesta terça-feira (17), mais 51.415 pessoas com a primeira dose (D1) da vacina que previne a Cfcovidovid-19. Com esse número, somado à vacinação que ocorre desde o dia 19 de janeiro, a capital federal atingiu a marca de 83,34% do público adulto vacinado com a D1 ou com a dose única. No total, 1.869.849 pessoas iniciaram o esquema vacinal no DF, até o momento.

Também nesta terça, 6.486 pessoas receberam a segunda dose (D2) e completaram a imunização. Considerando o público imunizado, o DF já vacinou 650.478 pessoas com a segunda dose e 55.358 com a dose única, o que representa 30,56% da população adulta.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, considerou importante essa etapa da vacinação porque ela abarca todas as faixas etárias do público adulto, estabelecido pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). “Estamos avançando com segurança e agilidade numa vacinação que é a esperança de milhões de pessoas do Distrito Federal. Podemos atribuir essa conquista ao trabalho dedicado e competente dos profissionais da rede de saúde público, bem como dos nossos parceiros e voluntários”, afirmou Okumoto, que fez questão de agradecer o governador Ibaneis Rocha “pelas decisões corretas que foram tomadas e pelo apoio dado de forma constante à Secretaria de Saúde”.

18 e 19 anos

Ao meio-dia desta terça-feira (17), teve início a vacinação para o público com 18 e 19 anos. Apenas nesta faixa etária, foram vacinados 28.191 jovens no primeiro dia para este grupo. Na UBS 5 de Ceilândia o movimento foi tranquilo durante todo o dia. Com cartazes e placas, os servidores incentivaram os jovens a registrarem o recebimento da primeira dose. E quem participou da ação, aprovou.

“Eu estou muito feliz em ter tomado a minha primeira dose. É um sentimento de pré-tranquilidade. Eu não vou falar tranquilidade porque tranquilidade será quando eu tomar a segunda dose. Eu era muito medrosa para a vacina, mas essa não dói”, garante a estudante Daniele Silva Medeiros, de 18 anos.

Quem também vacinou foi o jovem Matheus Lima, de 19 anos. ele afirma que “não poderia estar mais feliz. Estou emocionado porque finalmente chegou o nosso grupo”.

A vacinação também continua para quem tem mais de 19 anos, como é o caso do Vitor de Lupi, de 25 anos, que foi à UBS para tomar a primeira dose. “Aqui é um lugar bem exemplar. O atendimento é bom e bem ágil”, elogia.

Adolescentes com comorbidades

Pelo site da Saúde, foram cadastrados 9.160 adolescentes com comorbidades, deficiências ou síndromes. Desse total, 7.344 agendaram atendimento e apenas 4.445 se vacinaram.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense