Curta nossa página

#VacinaDF

Vacinação contra Covid-19 e outras doenças continua neste sábado (31)

Publicado

vacinação doenças DF
Foto/Imagem: Breno Esaki/Agência Saúde-DF


A vacinação no Distrito Federal contra a Covid-19 e outras doenças segue neste sábado, 31 de dezembro. Quem ainda não atualizou a caderneta de vacinação terá 14 oportunidades para começar 2023 da melhor forma. A Secretaria de Saúde deixou pontos estratégicos nas sete regionais de saúde para atender à população.

“Queremos ampliar a cobertura vacinal no Distrito Federal e que todos possam ter um fim de ano com saúde”, afirma a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Os pontos de vacinação podem ser consultados clicando aqui.

Neste domingo, 1º de janeiro de 2023, também haverá um ponto de testagem de Covid-19 na Rodoviária do Plano Piloto para quem estiver passando pelo local das 9h às 17h.

O horário de atendimento de algumas unidades de saúde também muda neste fim de semana. Confira:

SAMU – Atendimento 24 horas, pelo telefone 192.

Emergências – As emergências dos hospitais regionais, as unidades de pronto-atendimento (UPAs) e a Casa de Parto de São Sebastião atendem de forma ininterrupta, em plantão 24h.

Emergência Odontológica – A emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN) funciona em plantão 24h, de forma ininterrupta.

CAPS – Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. Já os dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrem aos fins de semana, retornando na segunda-feira, 2 de janeiro de 2023.

UBS – Algumas unidades básicas de saúde (UBSs) abrem neste sábado (31) para a vacinação, testagem e acolhimento. Confira a lista das UBSs que terão vacina neste sábado (31). Os demais atendimentos retornam na segunda-feira (2).

Farmácias de Alto Custo – As Farmácias de Alto Custo não abrem aos fins de semana, retornando na segunda-feira (2).

Hemocentro – A Fundação Hemocentro fará atendimento das 7h às 12h neste sábado, 31 de dezembro.

Ambulatórios e Policlínicas – Os ambulatórios e policlínicas não abrem aos fins de semana, retornando na segunda-feira (2).

Butantan-DV

Vacinação em massa contra dengue não ocorrerá em 2025, diz ministra

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Vacina dengue DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

O centro bioindustrial do Instituto Butantan, de São Paulo, anunciou nesta quarta-feira (22), que iniciou a produção dos imunizantes contra a dengue. Apesar da iniciativa, a população brasileira não será vacinada em massa contra a dengue neste ano.

O problema é a fabricação da vacina Butantan-DV ganhar escala de produção para chegar a uma centena de milhões. “O Butantan está produzindo, mas não há previsão de uma vacinação em massa neste ano de 2025, isso é muito importante colocar, independente da Anvisa, porque é preciso ter escala nessa produção”, afirmou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

A previsão do Butantan, divulgada em dezembro, é de fornecer um milhão de doses neste ano; e totalizar a entrega de 100 milhões de doses em 2027.

A entrega das doses só poderá ocorrer após a liberação da vacina pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que analisa no momento os documentos apresentados sobre os imunizantes. Posteriormente, a vacina deverá ser submetida à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) para incorporação no programa de imunização.

A Butantan-DV será uma vacina em dose única. Segundo a ministra, os estudos clínicos apontam “uma excelente eficácia”, mas enquanto não está disponível na escala desejada é necessário reiterar e manter os cuidados orientados pelo Ministério da Saúde contra o mosquito Aedes aegypti.

Nesta quarta-feira (22) à tarde, em Brasília, a ministra Nísia Trindade se reúniu com representantes de conselhos, da sociedade civil, instituições de saúde, associações e especialistas para discutir e alinhar estratégias de controle da dengue e outras arboviroses.

Na próxima semana, antes da volta das aulas nas escolas públicas, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação vão retomar iniciativas do programa Saúde na Escola, presente em 96% dos municípios brasileiros, para ter as escolas como espaços livre da dengue.

Entre as medidas, além da informação e mobilização das comunidades dentro e ao redor dos colégios, está prevista a borrifação nos prédios escolares de um inseticida com ação prolongada contra o Aedes aegypti.

CONTINUAR LENDO

#VacinaDF

Saúde intensifica ações preventivas contra a dengue no DF

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
locais de vacinação contra a dengue DF
Foto/Imagem: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) segue intensificando as ações de prevenção contra a dengue, doença que teve queda de 96% nos casos em comparação ao mesmo período de 2024. Além da utilização de novas tecnologias de monitoramento, visitas diárias de agentes e aplicação de fumacê nas áreas de maior incidência da doença, a SES-DF também disponibiliza a vacina contra a doença em mais de 100 salas de atendimento.

A fim de incentivar a população e garantir o ciclo completo de imunização, a pasta adotou um serviço de mensagens por aplicativo para reforçar a convocação dos pais de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Apesar da diminuição dos casos de dengue, de acordo com o último boletim de vacinação de 2024, a cobertura vacinal no DF ainda está abaixo do esperado: apenas 46% do público previsto tomou a primeira dose da vacina, o que representa 84.089 pessoas, e apenas 18% tomou a segunda dose. Ou seja, apenas um total de 34.616 jovens estão realmente imunizados.

A secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, destaca a importância do comprometimento coletivo no enfrentamento da dengue. “Essa redução expressiva de casos este ano é reflexo do esforço conjunto entre o poder público e a população na adoção de medidas de prevenção e controle. Ainda assim, é fundamental manter a vigilância ativa, principalmente no período de maior incidência da doença, que vai de outubro a maio, por isso convocamos os pais a levarem seus filhos para a vacinação”, afirma.

No momento da vacinação da dengue, pais e responsáveis devem estar com documento de identificação e caderneta de vacina. Os locais de vacinação podem ser consultados neste link.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2024 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense