Com 16 especialistas
UPA de São Sebastião retoma atendimento pediátrico 24 horas
O Governo do Distrito Federal (GDF) retomou o atendimento pediátrico nas unidades de pronto atendimento a partir desta gestão e a primeira UPA a oferecer o serviço é a de São Sebastião. Para atender à escala integral, com médicos todos os dias, por 24 horas, dezesseis pediatras comporão a equipe. Atualmente, doze pediatras já estão escalados. Outras quatro vagas estão em fase de seleção.
“A seleção de médicos é um dos maiores desafios de recursos humanos no Instituto [de Gestão Estratégica de Saúde], sobretudo para as UPAs, onde a demanda costuma ser alta e de muita pressão”, explica o diretor-presidente interino do IgesDF, Cléber Sipoli.
Pediatria nas UPAs é uma determinação do governador Ibaneis Rocha, e outras unidades deverão implementar o serviço posteriormente, como já há previsão para Recanto das Emas. São Sebastião foi selecionada devido à grande procura por atendimento pediátrico na região. “A implantação da especialidade de pediatria na UPA proporcionará um aumento do número de crianças atendidas por especialistas e a diminuição da demanda reprimida observada nessa região”, ressalta a superintendente de Atenção Pré-Hospitalar do Iges-DF, Nadja Carvalho, responsável pelas 13 UPAs do DF.
Quando o atendimento pediátrico estiver funcionando em período integral, haverá pelo menos dois pediatras nas escalas de plantão. Para a implementação da pediatria no Recanto das Emas, serão contratados mais 16 especialistas.
Sazonalidade
Com o período da sazonalidade do outono e inverno, há uma elevada disseminação de vírus respiratórios que atingem as crianças menores, aumentando os casos de asma e bronquiolite.
No Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), por exemplo, já é possível notar o aumento do número de atendimentos de crianças e, principalmente, de casos graves. O número de casos aumenta entre fevereiro e março e só volta a cair entre junho e julho.
Na UPA de São Sebastião, a única que conta com pediatras, a situação é semelhante: grande número de famílias buscando atendimento para crianças com problemas respiratórios. Nesta quinta-feira (23), houve 69 atendimentos de crianças na unidade.
É recomendável procurar atendimento médico em um hospital quando a criança estiver com dificuldade respiratória, recusa alimentar, sonolência excessiva, febre persistente por mais de 72 horas ou alteração na pele ou de comportamento. Nesses casos, os pais precisam procurar um pronto-socorro.
Crianças gripadas, mas sem sinais de alarme, devem ficar em casa em isolamento, mas com aumento da hidratação e intensificação na higiene nasal.
Aos pais, cabe redobrar os cuidados com a higienização das mãos, o uso de máscaras quando necessário, a alimentação saudável, a ingestão de líquidos, a vacinação das crianças e, por fim, o isolamento domiciliar nos casos de sintomas respiratórios.
-
Tráfico de pessoasItamaraty alerta para falsas propostas de emprego no Sudeste Asiático
-
RumoresMedir a glicose por meio do suor ainda é ficção, afirma Sociedade Brasileira de Diabetes
-
Março AzulCâncer de intestino cresce entre jovens e já é o 3º mais frequente no Brasil
-
#VacinaDFDF terá 50 pontos de vacinação neste sábado (28); confira locais e horários
-
Cerca de 40 mil pessoasFebre amarela: Saúde do DF convoca população até 59 anos para vacinação
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício