Curta nossa página

Excelência

UnB mantém nota máxima no Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação

Publicado

Foto/Imagem:


A Universidade de Brasília recebeu nota máxima do Ministério da Educação (MEC) no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) relativo ao ano de 2015, divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com conceito 5, a UnB está entre as onze melhores instituições de educação superior do país.



O IGC, que é calculado anualmente desde 2007, avalia as instituições de educação superior e leva em consideração o Conceito Preliminar (CPC) dos cursos avaliados no ano do cálculo e nos dois anos anteriores. Ou seja, sua divulgação sempre faz referência a um triênio e compreende todas as áreas avaliadas ou todo o ciclo avaliativo.

O índice, porém, vai além da análise dos cursos da graduação, abrange conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o número de matrículas em cada um desses programas. Considera ainda a distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino: graduação, mestrado ou doutorado.

CURSOS – Nesta quarta também foram divulgados o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o conceito obtido no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) que, em 2015, avaliou os cursos de graduação de Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia e Turismo.

Foram avaliados ainda os cursos tecnológicos de Comércio Exterior, Design de Interiores, Design de Moda, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Comercial, Gestão de Qualidade, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Gestão Pública, Logística, Marketing e Processos Gerenciais.

Na UnB, os 14 cursos avaliados tiveram resultados satisfatórios, sendo que 93% alcançaram nota máxima no Enade (5) e no CPC (4). A reitora Márcia Abrahão celebrou a marca atingida. “Vamos trabalhar ainda mais para consolidar o IGC 5 e para melhorar os conceitos preliminares de cursos”, disse.

Secretaria de Comunicação da UnB

Atualizado em 09/03/2017 – 22:42.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana