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Última semana de arrecadação de livros do projeto Estante Livre do Tribunal de Justiça

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Termina nesta sexta-feira, 20/11, a arrecadação de livros para o projeto Estante Livre do TJDFT. A ideia é facilitar o acesso do público que frequenta o Tribunal à leitura, sem as exigências de uma biblioteca tradicional. Se você ainda não fez sua doação, ainda dá tempo! Procure o posto de arrecadação mais próximo de você. Os postos estão distribuídos por todos os fóruns do DF. Participe, existe uma pessoa ansiosa para ler aquele livro que você não usa mais.

Com o slogan “Um livro pode transformar uma vida e a leitura, a sociedade”, a ideia é disponibilizar as obras arrecadadas para todos, sem o compromisso de prestação de contas por período de empréstimo, entre outras exigências de uma biblioteca tradicional. No projeto Estante Livre, a estante será do público, que doará, levará o livro para casa, ficará com a obra ou a devolverá para que possa ser lida por outras pessoas, sem qualquer tipo de cadastro ou intermediário.

Para viabilizar a iniciativa, estão sendo arrecadados livros dos mais variados assuntos (literários, infantis, jurídicos, didáticos, biográficos, romances e livros de autoajuda, de ficção, de poesia e de contos, entre outros). No Fórum de Brasília, os postos de arrecadação estão localizados nas entradas dos blocos A e B e na Biblioteca do Tribunal, no subsolo do bloco A. As doações também podem ser entregues nos postos localizados nas entradas ou miniacervos dos demais fóruns do DF. Na Vara da Infância e da Juventude – VIJ, o posto de coleta encontra-se na Rede Solidária Anjos do Amanhã.

Após o período de arrecadação, as obras serão disponibilizadas aos frequentadores do Fórum de Brasília, onde será realizado o projeto-piloto. As estantes com os livros doados serão distribuídas em locais estratégicos do Fórum para que todos tenham acesso à leitura. Após a finalização do projeto-piloto, a ideia é que a iniciativa seja implementada nos demais fóruns do DF.

Participe, o sucesso da iniciativa depende da sua doação. Doe os livros que já (re)leu!

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Ainda dá tempo

Nota Legal: prazo para indicar créditos termina nesta segunda (20)

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indicação créditos Nota Legal 2024
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

Os contribuintes do Distrito Federal têm até esta segunda-feira, 20 de janeiro, para indicarem os créditos do programa Nota Legal para abaterem os impostos de IPVA e IPTU relativos ao ano de 2025.

Em 2025, a indicação de créditos do programa Nota Legal começaram mais cedo. Segundo a coordenadora de Cadastro, Escrituração e Documentos Fiscais Digitais da Secretaria de Economia (Seec-DF), Giovanna da Cruz Botelho, o principal motivo para a antecipação da data – antes a indicação dos créditos era entre os dias 4 e 31 de janeiro – foi garantir que os boletos dos impostos pudessem ser emitidos com o desconto do programa.

“Era uma demanda dos próprios contribuintes, que reclamavam que o boleto chegava e não estava com o valor do abatimento. Com esse prazo, conseguimos fazer o casamento dos dados, gerar os boletos com os valores corretos e evitar divergência”, comenta. “Havia casos de pessoas que faziam o pagamento do boleto com o valor errado. Agora isso não vai mais acontecer”, complementa.

“Nesta época do ano, ajuda muito abater os créditos no IPVA e no IPTU. É uma ajuda que vem em bom momento. Além disso, ao pedir o CPF na nota, o contribuinte automaticamente está agindo como fiscal e colaborando para que esse tributo seja revertido para a própria população, para colocar em prática os direitos fundamentais. E, para ele, ainda há o bônus de conseguir esse crédito”, analisa a coordenadora.

Para fazer a indicação, o contribuinte deve acessar o Portal do Nota Legal, consultar o saldo de créditos e indicar o veículo ou o imóvel para abatimento do imposto. Para quem ainda não possui cadastro no Nota Legal, basta acessar o mesmo site e realizar a inscrição.

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Auxílio mensal de R$ 150

Novos beneficiários do DF Social têm até 27 de janeiro para abrir conta no BRB

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DF Social GDF BRB
Foto/Imagem: Divulgação/Sedes

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) selecionou 3.755 novas famílias beneficiárias do programa DF Social para abrirem a conta no Banco de Brasília (BRB) e terem acesso ao auxílio mensal de R$ 150. Para garantir o próximo pagamento, é necessário que o cidadão tenha a conta social – não se trata de uma conta bancária comum – aberta até as 18h do dia 27 deste mês.

Aqueles que não fizerem o procedimento no prazo estabelecido terão que aguardar nova rodada de contemplação. A abertura da conta social deve ser realizada pelo aplicativo BRB Mobile. Basta seguir o passo a passo neste link.

Para saber se foi contemplado, o cidadão precisa fazer a consulta no site GDF Social e confirmar se está entre os beneficiários. No portal, em “Consulta DF Social”, basta informar CPF e data de nascimento do responsável financeiro, conforme declarado no Cadastro Único. Após esse procedimento, aparece mensagem na tela informando se a pessoa está ou não na lista de contemplados.

“É fundamental que as famílias mantenham suas informações cadastrais atualizadas e verifiquem se foram contempladas no programa”, reforça  a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra. “Além disso, é importante que a conta seja aberta dentro do prazo para garantir o recebimento desse auxílio mensal, que é tão essencial no dia a dia.”

O DF Social é o programa de transferência de renda do Governo do Distrito Federal (GDF) que concede o valor de R$ 150 mensais destinado às famílias de baixa renda. Têm direito ao benefício os grupos com renda per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único.

Para participar do programa, não é necessário solicitar a inclusão nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). A seleção ocorre automaticamente, conforme priorização dos públicos descritos em lei e disponibilidade orçamentária.

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