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Uber multiplica preço da viagem durante réveillon, reclamam clientes

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A poucas horas da virada do ano, moradores de Brasília se assustaram com a tarifa cobrada pelo aplicativo Uber. O programa de transporte alternativo aos taxis convencionais aumentou em mais de 400% os preços durante o réveillon. Na internet, clientes se manifestaram criticando os valores reajustados. A empresa alega que os consumidores foram alertados do “preço dinâmico” e nega haver irregularidade.



A arquiteta Daniela Saad desembolsou R$ 556 por uma viagem de Águas Claras para o Pontão, no Lago Sul, e só soube do valor quando chegou ao destino. Ela diz que paga habitualmente R$ 65 pela mesma corrida, também pelo Uber.

“O aplicativo dizia que a tarifa estava mais alta, mas não informou qual seria o valor da rota. É abusivo”, afirmou Daniela, de 33 anos.

“Saiu muito mais caro que a festa, de R$ 190”, lamentou. “Entrei em choque. É mais caro do que uma passagem aérea. Cortou o clima da festa o fato de receber logo no início do ano uma conta dessas no cartão de crédito”, continua a consumidora, que declarou não ter mais interesse de usar o aplicativo.

Para a agente de viagens Aline de Souza, o preço da corrida saiu quase o de uma viagem para outra cidade. Ela pagou R$ 248 num percurso que faz normalmente por R$ 44 em táxi, de Águas Claras até uma casa de shows no Setor Hípico – cerca de 14 quilômetros de distância. “O aplicativo estimou que daria uma média de R$ 90. Daí já vi que seria um valor mais alto, mas como não tinha outra opção, e só tinha um carro, chamei mesmo assim.”

Nem o condutor do carro imaginava que a viagem seria tão cara, afirma. “O próprio motorista do Uber esperava que fosse sair por volta de R$ 50”, conta. “Uma outra amiga disse ter pago caro também, daí achei que inicialmente fosse um bug do programa. Só vi o preço de verdade quando cheguei em casa depois da festa”, relata. “Fiquei revoltada.”

Mesmo tendo pago mais caro no réveillon, o jornalista Felipe Rodrigues disse ter “valido a pena” o desembolso. “É melhor do que arriscar dirigir e perder a carteira, ou então arrombarem o carro. Foi bem mais caro do que eu imaginava, mas o preço que se paga para sair no dia de ano-novo”, considera.

Desproporcional
Para a coordenadora da Proteste, entidade de defesa do consumidor, Maria Inês Dolci, o valor é “desproporcional”. “O aplicativo tem de colocar o preço por quilômetro cobrado para que os consumidores façam os cálculos e suas escolhas, e assim tenham mais alternativas e opção.”

Ela recomendou que os clientes que se sintam lesados procurem órgãos de proteção ao consumidor. “É um aumento injustificado. Eles não podem se aproveitar da situação de fim de ano para aumentar o preço assim”, explicou Maria Inês.

A Uber informou que o chamado “preço dinâmico” é aplicado quando “há mais pessoas buscando o serviço pelo aplicativo do que motoristas disponíveis para atendê-las”.

A mudança de valores é aplicada em todos os países onde atua, diz a empresa. “Preço dinâmico é um algoritmo que calcula automaticamente a oferta e a demanda por carros para determinar o valor mais adequado para equilibrar a balança.”

Gabriel Luiz, G1 DF

Atualizado em 04/01/2016 – 11:13.

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