Impeachment
Tranquilidade marca o primeiro dia de manifestações na Esplanada

Grupos favoráveis ao pedido de impedimento da presidente da República, Dilma Rousseff, estiveram na noite desta sexta-feira (15) no lado da Esplanada dos Ministérios destinado a esse público. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social, cerca de 200 pessoas pró-impeachment manifestaram-se ao longo da Via S1. Outras mil, aproximadamente, contra o afastamento permanecem concentradas no estacionamento do Ginásio Nilson Nelson. A expectativa é que estas desçam para a Esplanada somente neste sábado (16).
A Polícia Militar estava com 1,2 mil servidores. O efetivo inclui os militares do Batalhão de Trânsito, que mantêm as Vias S1 e N1 fechadas para os protestos. Segundo o comandante da PM, tenente-coronel Sérgio Souza, as manifestações foram tranquilas e não houve registro de ocorrência até as 21 horas.
O Corpo de Bombeiros encaminhou cem militares e também não prestou atendimentos. O comandante-geral da corporação, coronel Hamilton Santos Esteves Junior, disse que a integração das forças de segurança foi fundamental para que tudo saísse conforme o esperado. Bombeiros e policiais militares contam com câmeras de vigilância para analisar as imagens e debater em conjunto a situação no local. Durante o fim de semana, haverá quatro viaturas dos bombeiros na Esplanada, além de militares no meio do público para dar o primeiro atendimento e encaminhar as vítimas para ambulâncias.
Estavam ainda na operação, hoje, 55 agentes do Departamento de Trânsito (Detran), distribuídos nas Vias N2, S2, N3 e S3. A Polícia Civil reforçou a 5ª Delegacia de Polícia e o Departamento de Polícia Especializada, no Parque da Cidade.
Apesar de não ter havido incidentes à tarde, durante revista em dois ônibus ocupados por integrantes do Movimento Sem Terra, foram apreendidos foices, facas, facões, varas de bambu, estilingues e cabos de vassouras.
Hospitais
Para acompanhar a votação do pedido de impeachment da presidente Dilma, a Secretaria de Saúde montou estrutura para atendimento médico durante todo o fim de semana. Os Hospitais de Base e o Regional da Asa Norte (Hran) serão priorizados para traumas e para pacientes graves, respectivamente, segundo o coordenador de Atenção Especializada à Saúde, Rodolfo Paulo. No entanto, toda a rede pública estará preparada. Um representante da Saúde ficará no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, na Secretaria da Segurança.
Chefes das unidades, gerentes de emergência e responsáveis técnicos pelos hospitais da rede vão dar plantão, nos três dias de operação, ou poderão ser localizados. Para casos de incidentes com gases de pimenta e lacrimogêneo, o ambulatório de oftalmologia do Hran funcionará 24 horas por dia.
No domingo (17), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terá 90 profissionais, três ambulâncias — duas de suporte básico e uma, avançado. Serão dois caminhões de atendimento a múltiplas vítimas, com capacidade para até 150 pessoas cada um. Além disso, uma unidade móvel ficará estacionada próximo ao Congresso Nacional para monitoramento.
Proibições
Manifestantes que forem à Esplanada não poderão portar itens cortantes, a exemplo de faca, estilete e garrafas; hastes para bandeira, como cano PVC ou pedaço de madeira; e máscaras. A entrada, o consumo e a venda de bebidas alcoólicas também estarão proibidos.
As revistas, iniciadas na terça-feira (12), seguirão até o término da operação. No domingo, haverá abordagens também em regiões administrativas, próximo a estações de metrô.
Trânsito
Desde a 0 hora de hoje, o trânsito de veículos no Eixo Monumental está bloqueado. A abertura das vias dependerá de avaliações de cenário após o término da votação do impeachment.
O acesso para pessoas com deficiência a favor do impeachment que estiverem em veículos estará liberado pela Via S2, por meio do túnel que dá acesso ao estacionamento da Cúria Metropolitana (ao lado da Catedral). Já os que são contra podem estacionar em frente ao Teatro Nacional.
Os quatro túneis ao longo da Esplanada que ligam as Vias S2 e N2 às Vias S1 e N1 estão interditados e só serão reabertos após o fim da votação na Câmara dos Deputados ou conforme avaliação do comando da operação. As Vias N2, N3, S2 e S3 poderão ser bloqueadas de acordo com a necessidade.

Segurança Pública
Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.
“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.
Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.
Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.
Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal
-
Dia de combate à hipertensão
Pressão alta: a doença silenciosa que mata 388 brasileiros por dia
-
Inscrições até 04 de maio
IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos
-
Conta de luz mais cara
Aneel anuncia bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025
-
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos
-
Beleza do Olhar
Conheça o método que está redefinindo o transplante de sobrancelhas
-
Vaticano
Conclave começa no dia 7 de maio; entenda como vai funcionar