Curta nossa página

DFTrans extinto

Sistema de mobilidade urbana passa a ser exercido pela Semob

Publicado

Foto/Imagem: Tony Winston/Agência Brasília
Gizella Rodrigues

O governador Ibaneis Rocha sancionou, nesta segunda-feira (22), a Lei nº 6.334, que extingue a Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans). A competência e as atribuições da DFTrans de planejar e gerir o sistema de mobilidade urbana no Distrito Federal passam a ser exercidas pela Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade (Semob). O Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) será administrado pelo Banco de Brasília (BRB). A transferência da gestão do sistema já se iniciou.

A portaria 53, de 12 de julho, criou um grupo de trabalho com a finalidade de realizar a transição e a interlocução entre a Semob e o BRB para efetivar a transferência. Segundo a portaria, o processo deve ocorrer com o mínimo de impacto para o usuário. O grupo, formado por servidores da Semob e do extinto DFTrans, representantes da Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic) e do conglomerado BRB, tem 90 dias para concluir a transição.

Atendimento

“Hoje eu já estou assinando os decretos transferindo os servidores para a Semob, e na sequência vamos transferir para o BRB a bilhetagem”, explica o governador Ibaneis, que quer agilidade e pretende antecipar os prazos. “A tecnologia já está pronta para assumir o sistema. Enquanto isso, vamos fazer a administração pela Semob, mas acredito que em uma semana ou duas estará tudo pronto. Os pontos de venda serão em todas as agências do BRB Conveniência. Vamos sair de 30 para 150 pontos de atendimento e vamos ter uma qualidade maior, principalmente para evitar fraudes na utilização do cartão”.

Pela lei, o BRB deverá confeccionar e manter os cadastros da bilhetagem eletrônica e gerar, distribuir e comercializar os cartões do Sistema de Bilhetagem. Também caberá ao banco o processamento dos dados e informações inerentes ao sistema, bem como o repasse dos valores devidos de forma individualizada às empresas permissionárias do transporte público coletivo.

Um novo decreto regulamentando as novas competências e estabelecendo a estrutura administrativa e organizacional da Semob será publicado pelo Poder Executivo. O pessoal, materiais, acervo patrimonial, recursos orçamentários e financeiros, cargos e funções comissionadas da DFTrans passam para a Semob, assim como os acordos, ajustes, compromissos ou quaisquer obrigações assumidas pela autarquia.

Exercício 2025

Atenção, cidadão! Maio tem vencimento de parcelas do IPVA e início do IPTU

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
IPTU 2025 DF
Foto/Imagem: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Contribuintes do Distrito Federal precisam ficar atentos. Maio é o primeiro mês com vencimento de parcelas tanto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) quanto do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

O IPVA começou a ser pago antes – as primeiras parcelas, ou a cota única para quem optou pelo pagamento à vista, venceram em fevereiro. O valor podia ser parcelado em até seis vezes, ou seja, até julho. As datas de vencimento das parcelas variam conforme o número final da placa do veículo. Em maio, o período de pagamento vai do dia 26 ao dia 30.

Calendario-IPVA-2025

Arte: Seec-DF

Neste ano, cerca de 1,068 milhão de contribuintes receberam o boleto do IPVA. O imposto deve ser pago por proprietários de veículos que não possuem isenção. Os valores arrecadados são investidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF) em áreas como educação, saúde, segurança e infraestrutura.

Já o IPTU 2025 começa a ser pago em maio. As datas de vencimento são definidas de acordo com o número final (dígito verificador) da inscrição do imóvel no Cadastro Imobiliário do Distrito Federal (CIDF). A cota única e as primeiras parcelas vencem entre os dias 12 e 16.

Aqueles que optarem pelo pagamento à vista recebem 10% de desconto  desde que o imóvel não tenha débitos. Assim como o IPVA, o parcelamento também pode ser feito em seis vezes, contanto que a parcela não seja inferior a R$ 20. Para os que optarem por pagar em seis vezes, a parcela final vence em outubro.

IPTU TLP 2025 DF

Arte: Divulgação/Seec-DF

CONTINUAR LENDO

Segurança Pública

Sol Nascente vai ganhar delegacia e batalhão da Polícia Militar

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
PMDF
Foto/Imagem: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha determinou a construção de uma delegacia da Polícia Civil e um batalhão da Polícia Militar no Sol Nascente/Pôr do Sol. O anúncio ocorreu durante reunião com a comandante da Polícia Militar (PMDF), Ana Paula Habka, na última terça-feira (29), no Palácio do Buriti.

“Vamos construir um batalhão da PMDF, um quartel no Sol Nascente. É uma grande necessidade, temos que levar benefícios para a população. Temos um projeto da Polícia Civil para termos uma delegacia e o grupamento do Corpo de Bombeiros já está sendo construído na cidade”, afirmou Ibaneis Rocha.

Segundo o governador Ibaneis Rocha, os equipamentos públicos são essenciais para o desenvolvimento e a segurança da cidade e da população. “É muito importante essa presença do Estado junto a essa população mais carente. Temos um trabalho muito grande a ser feito [na segurança pública], principalmente no combate ao tráfico de entorpecentes”, acrescentou.

Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) tem investido R$ 690 milhões na cidade. Além das obras de infraestrutura em andamento nos três trechos da região administrativa, foram entregues um restaurante comunitário, rodoviária, escola (EC JK), creches (Cepi Jandaia e Cepi Sarah Kubitschek), campo de futebol society. A cidade está em vias de ganhar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira e terá uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB) e uma sede definitiva para a administração regional.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense