Curta nossa página

Inclusão digital

Sinal de TV analógica será desligado no dia 26 de outubro no DF e Entorno

Publicado

Foto/Imagem:


A transmissão analógica de sinal de televisão está com os dias contados no Distrito Federal e municípios do Entorno. A partir de 26 de outubro deste ano, todos os aparelhos de televisão deverão estar aptos a sintonizar canais com sinal digital, com melhor qualidade de som e imagem. A informação foi dada hoje (28), em audiência pública realizada pela Câmara Legislativa para discutir o tema.



O deputado Prof. Israel Batista (PV), que propôs o debate, enfatizou o caráter social que a mudança de sinal representa. “O avanço da tecnologia de comunicação não pode favorecer apenas uma parte da sociedade. Todos os brasileiros devem ter acesso ao novo sinal, garantindo de fato a democratização tecnológica. A inclusão digital é uma forma de inclusão social, pois o acesso à informação garante acesso a direitos fundamentais, como saúde e educação”, ressaltou.

Representando o Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins explicou detalhes da migração do sinal analógico para o sinal digital. “Essa mudança representa desafios tecnológicos, econômicos e logísticos, mas entendemos como muito importante para fazer avançar o sistema de telecomunicações no Brasil. Isso porque com a migração do sinal analógico para o sinal digital, sobrará uma faixa de espectro que será utilizada para aumentar a capacidade da telefonia móvel e também para fazer outra migração, das rádios AM para FM”, afirmou.

José Alexandre Bicalho, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ressaltou a iniciativa do Governo Federal de garantir acesso ao sinal digital às famílias mais carentes. “A meta que foi determinada é de realizar o desligamento do sinal analógico somente quando 93% dos domicílios da localidade estiverem preparados para recepção do sinal digital. Por isso o Governo Federal vai garantir às famílias do cadastro único um kit de conversão para televisores antigos”, disse. A audiência pública contou também com a participação de representantes de emissoras de rádio e TV, engenheiros de telecomunicações e integrantes de associações culturais.

Atualizado em 28/04/2016 – 14:58.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Publicidade
Publicidade

Mais Lidas da Semana