Curta nossa página

Registro profissional

Setur entrega Carteira Nacional do Artesão para 110 profissionais

Publicado

Foto/Imagem: Divulgação


A Feira de Artesanato da Torre de TV foi o cenário para a entrega de 110 Carteiras Nacionais de Artesãos aos trabalhadores que produzem e comercializam sua arte no local. A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, fez questão de entregar o documento pessoalmente, durante o evento. “Desde o primeiro dia de governo, estamos trabalhando para que os artesãos do DF possam vender mais e em diferentes espaços, com toda estrutura necessária. Todos os eventos do GDF devem acolher esses artistas. A Setur-DF é a casa deles e vamos apoiá-los no que for preciso”, afirmou a secretária Vanessa.

O apoio foi comemorado pelo presidente dos Expositores da Feira da Torre, o artesão Jocélio Aleixo. “É difícil alguém vir até nós para saber o que estamos precisando e a Secretaria de Turismo do DF está fazendo isso. É a primeira vez que sentimos o acolhimento do governo e isso é muito significativo para a nossa classe”, reconhece Aleixo.

Vinda do Senegal, na África, Amta Leye conta que esse tipo de ação em prol do artesanato é novidade. “O artesão não é reconhecido em meu país. Estou muito feliz aqui”, revela a artista, que produz bonecas e há três anos veio tentar uma vida melhor no Brasil. Outra colega, Marina Barbosa, aprendeu a arte com a mãe, aos 18 anos, e desde então nunca parou. Agora, com 43 anos, sente-se reconhecida com sua Carteira Nacional. “Ela revela o nosso talento”, afirmou Barbosa.

Em busca de um sonho, o maranhense Cloves Conceição Martins chegou a Brasília há 15 anos e aqui aprendeu, sozinho, a arte que hoje sustenta toda a sua família. Por meio de uma técnica transmitida por gerações, ele transforma o capim dourado em diferentes obras de arte e encanta os visitantes que passeiam pela Torre. O artista tem orgulho de ter nas mãos a Carteira renovada. “Agora, quando eu precisar do documento, eu tenho. Com o apoio do governo eu consigo representar o meu trabalho”, conta sorrindo.

Importância da Carteira

Em 2020, a Setur-DF já gerou 1.173 Carteiras Nacionais e renovou 492 até o momento.

Ter a Carteira habilita o artesão legalmente perante o DF e todo o Brasil. Elas funcionam como um documento de registro profissional, assim como o CRM para os médicos, e só podem ser emitidas mediante a comprovação das habilidades artesãs, por meio de vídeo ou pessoalmente na Setur-DF. Já a renovação das Carteiras já existentes precisa apenas da atualização de dados. “A Carteira Nacional do Artesão é ímpar. Ela garante ao profissional a comercialização e sua qualificação a nível nacional, não só no DF”, destaca Lúcia Cruz, presidente do Sindicato dos Artesãos do Distrito Federal.

Segundo Lúcia, há 30 anos um movimento culminou na Lei 13.108/2015, a qual definiu o Estatuto do Artesão, garantindo ao profissional as políticas públicas para o setor e a valorização do seu trabalho. “Nesse momento de desafios, esse artista está conseguindo dizer para a sociedade quem ele realmente é. E agradecemos a gestão da Setur-DF, que nunca foi tão atenciosa”, completou.

Este ano, uma força tarefa da Setur-DF foi concentrada na Feira de Artesanato da Torre de TV para reconhecer os artesãos que lá atuam. Muitos não tinham sequer a Carteira, outros tinham o documento vencido e alguns poucos estão com o documento em dia. Essa força tarefa também já foi feita em outras cidades do DF, como Brazlândia e Riacho Fundo, mesmo em meio à pandemia, quando o processo todo foi virtual.

Atualmente, na base de dados do SICAB – Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro, o DF tem cerca de 12 mil artesãos registrados.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense