Números aumentaram
Secretaria de Segurança Pública divulga balanço de fevereiro

Brasília teve 47 homicídios registrados em fevereiro de 2016. Comparado com o mesmo mês de 2015, o número é igual. Os dados são do balanço mensal divulgado hoje (8) pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
Delitos como roubo em residência continuaram subindo em comparação com o ano anterior — foram 57,9% a mais que em fevereiro de 2015. “Esse é um tipo de crime com muito impacto, mas temos percebido uma relação com a crise econômica vivida pelo País. Não é só em Brasília, mas em várias capitais”, comentou a titular da Segurança Pública, Márcia de Alencar Araújo. “É necessário perceber que investigação policial precisa de um tempo para entender como funciona o fenômeno.”
Segundo o diretor-geral da Polícia Civil, Eric Seba de Castro, a corporação tem conseguido fazer prisões importantes, que tendem a reduzir os roubos em residência. Na semana passada, foram detidas 25 pessoas, que agiam principalmente nos Lagos Sul e Norte e no Park Way. Nos dois primeiros meses do ano, foram elucidados casos de grande repercussão, e os envolvidos acabaram na prisão.
Roubo em transporte coletivo
Roubo em transporte coletivo, que em janeiro teve acréscimo de 14,2% sobre o mesmo mês do ano passado — bem abaixo da alta de 136,4% de dezembro em relação ao mesmo período de 2014 —, aumentou agora 21,3% frente a fevereiro de 2015 (171 casos contra 141).
Os crimes contra o patrimônio — roubos e furtos — representam quase 90% das ocorrências registradas no DF, sendo que roubo em coletivo é responsável por 5% do total e roubo a residência por 2,17%. Mesmo assim, segundo a secretária, as forças policiais têm se esforçado para desenvolver ações que combatam os índices. Foram feitas 400 operações no interior de ônibus pela Polícia Militar em fevereiro de 2016.
Por se tratar de crimes migratórios, de acordo com Márcia, a secretaria ampliará o Viva Brasília — Nosso Pacto pela Vida. “Teremos uma unidade técnica específica dentro da Secretaria da Segurança Pública que vai tratar do Entorno, com um especialista que a gente trouxe do Viva Rio para que ele pudesse fazer todas as articulações dessa área.” A ideia é que haja operações em conjunto das forças de segurança do DF e de Goiás.
Viva Brasília
A comparação de 2016 e 2015 com 2014 mostra resultados positivos no que diz respeito ao programa Viva Brasília. O número de homicídios, por exemplo, teve queda. Em fevereiro de 2014, foram 50, contra os 47 registrados no mesmo mês dos dois anos seguintes.
A percepção é a mesma em relação a outros delitos, de maneira ainda mais significativa. Roubos em coletivo, por exemplo, ocorreram 249 vezes em 2014, contra 141 em 2015 e 171 em 2016. Os roubos em comércio caíram de 470 em 2014 para 238 em 2015 e 252 em 2016.
Trânsito
As mortes no trânsito caíram 30,3% no acumulado dos dois primeiros meses em relação ao mesmo período de 2015. Foram 46 mortes neste ano, contra 66 no ano anterior. Segundo o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Distrito Federal, Jayme Amorim de Sousa, a diminuição deve-se às ações adotadas pela autarquia para coibir práticas perigosas, como a ingestão de álcool antes de dirigir. Só em fevereiro de 2016, houve 107 blitze.
Também estiveram na apresentação do balanço o comandante-geral da PM, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Hamilton Santos Esteves Junior; e os subsecretários de Proteção e Defesa Civil, coronel do Corpo de Bombeiros Sérgio José Bezerra, de Integração e Operações, coronel Márcio Pereira, e do Sistema Penitenciário, Anderson Jorge Damasceno Espíndola, vinculados à Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.
Acesse a apresentação do balanço.

Se beber, não dirija!
Maio Amarelo 2025: Detran-DF intensifica fiscalização para evitar acidentes no trânsito

Durante o mês de maio, em apoio ao movimento Maio Amarelo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) irá intensificar as ações de fiscalização e policiamento nas vias urbanas do DF. Ao todo, estão previstas 605 atividades em pontos estratégicos do Distrito Federal, incluindo 250 patrulhamentos, 250 pontos de demonstração e 105 blitzes.
O objetivo é coibir infrações e reduzir os sinistros de trânsito, promovendo mais segurança nas vias. A ampliação da presença de viaturas e agentes em locais e horários de grande circulação contribui para aumentar a percepção de fiscalização por parte da população, desestimulando comportamentos de risco e, consequentemente, diminuindo a ocorrência de acidentes.
Além do combate à embriaguez ao volante, as ações buscam conscientizar os condutores sobre outras infrações recorrentes, como o uso de celular enquanto dirige, o desrespeito à faixa de pedestres e o excesso de velocidade.
Segundo o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto, a intensificação das ações durante o Maio Amarelo é fundamental para reforçar a presença do Detran-DF nas ruas e lembrar a todos sobre a importância de adotar comportamentos seguros no trânsito: “Nosso objetivo vai além da fiscalização, queremos salvar vidas e promover uma cultura de responsabilidade e respeito entre condutores e pedestres. Para isso, serão empregados 400 agentes de trânsito com atuação prevista em todas as regiões administrativas”, destacou o diretor.
A partir de 11 de maio
Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.
Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.
Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:
– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h
-
Outro feriadão
Ibaneis Rocha decreta ponto facultativo no GDF em 2 de maio, uma sexta-feira
-
Rabdomiólise
Exercícios extremos podem causar falência renal, alerta nefrologista
-
Influenza A
Brasil tem aumento de hospitalizações por gripe, alerta Fiocruz
-
Saúde do coração
Sono irregular aumenta risco de hipertensão arterial, diz estudo
-
Até 80% do valor
BRB terá linha de crédito para taxistas adquirirem veículos elétricos
-
Loterias Caixa
Mega-Sena 2857 pode pagar prêmio de R$ 8 milhões nesta terça-feira (29)
-
LER/DORT
Ortopedista dá dicas para evitar lesões relacionadas ao trabalho
-
Segunda, 28 de abril
Semana começa com 796 oportunidades de emprego no Distrito Federal