Morcegos-vampiros

Secretaria de Agricultura confirma caso de raiva bovina em bezerro no Lago Oeste

Reprodução/Google

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural do Distrito Federal confirma a ocorrência de um caso de raiva bovina em um bezerro na região do Lago Oeste, em Sobradinho. O órgão reforça que tomou todas as medidas para a contenção do único foco detectado.

Agentes da Defesa Agropecuária estão em contato com todos os produtores do Lago Oeste e regiões vizinhas para dar orientações sobre o protocolo obrigatório de vacinação para os animais da área afetada.

A Defesa Agropecuária manterá o monitoramento na região e solicita aos produtores que notifiquem caso algum animal apresente os seguintes sintomas:

  • Apatia
  • Paralisia
  • Andar cambaleante
  • Mordida de morcego
  • Qualquer alteração comportamental

Caso haja necessidade, o produtor pode entrar em contato com o escritório regional da secretaria pelos telefones: (61) 3340-3862 ou 3487-1438.

O monitoramento dos rebanhos é feito de forma continuada e são promovidas campanhas de vacinação contra raiva em bovinos e equídeos anualmente.

Além disso, é feito o atendimento permanente aos casos suspeitos da doença e o controle de morcegos hematófagos na zona rural.

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal informa que já foi feita aplicação de soro antirrábico e vacina antirrábica em todas as pessoas que entraram em contato com o animal infectado.

Compartilhar