Atendimento presencial continua
Saúde reativa serviço de entrega de medicamentos de alto custo em casa

O Programa Entregas de Medicamentos em Casa foi reativado pela Secretaria de Saúde. As equipes da central de atendimento já começaram a agendar, por telefone, a entrega dos insumos aos pacientes cadastrados no programa. A expectativa é que o recebimento em casa dos medicamentos das Farmácias de Alto Custo ocorra a partir da próxima semana. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Saúde e Banco de Brasília (BRB).
O serviço começou no dia 3 de abril, no início na pandemia, como alternativa para humanizar o serviço e evitar aglomerações nas três unidades de componentes especializados, mais conhecidas como Farmácias de Alto Custo. A interrupção do programa de entregas ocorreu em 30 de setembro, quando o Distrito Federal começou a registrar quedas na taxa de transmissão da Covid-19. Durante o período em que esteve vigente, foram entregues 81.332 medicamentos, beneficiando 58.062 pessoas. Atualmente, 33 mil usuários estão cadastrados nas três Farmácias do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAFs), localizadas na Asa Sul, Ceilândia e Gama.
A desativação do serviço provocou aglomerações nas Farmácias de Alto Custo, o que levou o secretário da Saúde, Osnei Okumoto, a solicitar ao Banco de Brasília (BRB), ainda em outubro, a reativação do programa. Ao ser atendido pela direção do banco, o secretário ressaltou que o serviço está entre as medidas adotadas pelo governador Ibaneis Rocha no combate ao coronavírus. “Os pacientes têm maior conforto e segurança ao receber os medicamentos em casa”, salientou. “Para que não houvesse descontinuidade na entrega desse tratamento, requisitamos ao BRB volta do serviço, no que fomos atendidos em pouco tempo”.
Como funciona
A entrega dos medicamentos é feita após o agendamento pela central telefônica do programa, que faz o contato com os pacientes cadastrados. O medicamento chega na casa do paciente em cerca de quatro dias úteis após o agendamento.
O telefone da central de atendimento, para quem já é cadastrado, é o (61) 3029-8080. Novos pacientes podem se cadastrar pelo telefone 160, opção 3. Eles ficam sabendo dos documentos exigidos para o cadastramento e devem informar os dados pessoais.
Atendimento presencial
Mesmo com o serviço de entrega em casa, o atendimento presencial continua funcionando de forma ininterrupta nas três Farmácias de Alto Custo.
Devido à pandemia, são seguidos todos os protocolos de segurança para atendimento aos cidadãos, como limpeza do ambiente, uso de álcool em gel para higienização das mãos e proteção com máscara. As farmácias atendem de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 12h.

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