Curta nossa página

Saúde divulga boletim epidemiológico no Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose

Publicado

Foto/Imagem:


No dia em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, 24 de março, a Secretaria de Saúde do DF faz um alerta à doença. Em 2014 foram notificados no Sistema Nacional de Agravo de Notificação (SINAN) 433 casos, sendo destes 375 casos novos. De janeiro a março deste ano 56 casos já diagnosticados.

A tuberculose, em todos os seus estágios, tem cura. Pacientes que iniciam o tratamento e abandonam antes de completarem os seis meses podem apresentar a doença novamente e de forma mais grave.

O Programa de Controle da Tuberculose (PCT) no DF tem avançado principalmente na descentralização das ações, detecção de casos, aumento dos percentuais de cura e da redução de abandono do tratamento.

O programa é oferecido em todos os centros de saúde do DF, nas unidades prisionais, nos Hospitais Regionais de Taguatinga, Samambaia, Gama, Paranoá, Asa Norte e Sobradinho, no Centro de Referência para casos de Multidrogarresistência na Unidade Mista da 508 Sul, em ambulatórios para moradores em situação de rua (Asa Norte, Ceilândia e Taguatinga) e uma unidade de internação no Hospital Regional do Gama.

O exame realizado nos pacientes é a baciloscopia, que consiste na análise do bacilo de Köch, causador da tuberculose. São coletadas duas amostras de escarro para avaliação, a primeira no ato do exame e a segunda no dia seguinte, com o paciente em jejum. O resultado sai rapidamente após a segunda coleta.

A gerente de Doenças Crônicas e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Saúde, Rosa Nancy, destaca que é importante que o paciente procure atendimento assim que sentir os primeiros sintomas. “O paciente com tosse a mais de três semanas deve procurar uma unidade de saúde para fazer o diagnóstico da tuberculose, por meio da coleta do escarro, para a realização da baciloscopias ou do teste rápido. Quinze dias após o início do tratamento o paciente deixa de transmitir a doença”.

O diagnóstico laboratorial é realizado nos laboratórios públicos das 15 Regionais de Saúde, que se encontram sob a supervisão direta do Laboratório Central de Saúde Pública do DF (LACEN), responsável pelo controle de qualidade das baciloscopias. O Lacen é referência para exames de cultura do bacilo de Koch na Região Centro-Oeste.

Em 2014, o Distrito Federal disponibilizou quatro equipamentos GeneXpert para realização do teste molecular para tuberculose – exame rápido, simples, automatizado e de fácil execução. Os quatro equipamentos GeneXpert foram alocadas nos laboratórios das regionais de saúde de Taguatinga, Gama, Paranoá e no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN).

Sintomas
Tosse por mais de três semanas, acompanhada ou não de febre no fim do dia; Suor noturno; Falta de apetite; Perda de peso; Cansaço ou dor no peito.

Se você apresentar algum sintoma, procure uma Unidade de Saúde. A tuberculose tem cura, se tratada adequadamente. A medicação é gratuita.

Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

A partir de 11 de maio

Funcionamento do Metrô-DF será ampliado até 21h30 aos domingos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Metrô-DF
Foto/Imagem: Tony Oliveira/Agência Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou a ampliação do horário de funcionamento da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) aos domingos. A partir de 11 de maio, a população poderá usufruir do transporte público das 7h às 21h30 nestes dias, enquanto atualmente o horário era das 7h às 19h.

Aumentar o horário de funcionamento das 19h para as 21h30 é uma sensibilidade do Governo do Distrito Federal (GDF) com a população e os trabalhadores, explica o governador Ibaneis Rocha: “Em conversa com o Handerson Cabral [presidente do Metrô-DF], alteramos esse horário para que os trens do metrô, a partir deste domingo das mães, passem a circular até 21h30, atendendo essa proposta das pessoas que precisam utilizar o transporte público [até mais tarde] também aos domingos”.

Com a determinação do governador, o novo horário de funcionamento do Metrô-DF passa a ser o seguinte:

– De segunda a sábado: das 5h30 às 23h30
– Aos domingos: das 7h às 21h30
– Feriados: das 7h às 19h

CONTINUAR LENDO

Inscrições até 04 de maio

IGESDF abre novo processo seletivo para enfermeiros; confira os cargos

Publicado

Por

Ao Vivo de Brasília
Processo seletivo IGESDF
Foto/Imagem: Divulgação/IGESDF

Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) responsável pela gestão do Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HSol) e pelas 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) abriu inscrições para processo seletivo de cadastro reserva em dois cargos: Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica e Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente. As oportunidades são destinadas a profissionais com formação específica e experiência comprovada na área.

Para a função de Técnico em Enfermagem – UTI Pediátrica, a carga horária mínima semanal é de 36 horas, com remuneração bruta de R$ 2.818,34. Entre os benefícios oferecidos estão auxílio transporte, alimentação (conforme Acordo Coletivo de Trabalho), clube de benefícios, abono semestral e folga no aniversário.

Já para a vaga de Enfermeiro Administrativo – Educação Permanente, a carga horária mínima é de 40 horas semanais, e a remuneração bruta é de R$ 5.187,84. Os benefícios são os mesmos ofertados para ambas as funções.

Requisitos

Entre as exigências para Técnico em Enfermagem estão diploma reconhecido pelo MEC, registro no COREN/DF, experiência mínima de seis meses em UTI Pediátrica e Unidade de Cuidados Paliativos, além de cursos específicos para cuidados de pacientes pediátricos críticos e paliativos.

Para a vaga de Enfermeiro Administrativo, é necessário possuir diploma de Enfermagem, pós-graduação em área da saúde, registro no COREN/DF e experiência de seis meses na área assistencial e na educação em saúde. Requisitos desejáveis incluem residência na área de saúde, experiência em simulação realística e atuação em Pediatria ou Oncologia.

Inscrições

As inscrições para ambos os cargos serão realizadas no período de 28 de abril de 2025 até 04 de maio de 2025. Os interessados devem acessar os editais e realizar a inscrição no site oficial do processo seletivo do IGESDF.

CONTINUAR LENDO
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais Lidas da Semana

© 2015-2025 AVB - AO VIVO DE BRASÍLIA - SIA Trecho 5, Ed. Via Import Center, Sala 425, Brasília - DF. Todos os Direitos Reservados. CNPJ 28.568.221/0001-80 - Nosso conteúdo jornalístico é complementado pelos serviços de notícias de agências nacionais e internacionais, assessorias de imprensa e colaboradores independentes. #GenuinamenteBrasiliense