Dengue
Saúde capacita 350 bombeiros para o combate ao Aedes aegypti
Para reforçar o trabalho realizado pela Secretaria de Saúde no combate ao Aedes aegypti, 350 militares do Corpo de Bombeiros foram capacitados. A instrução faz parte do curso de formação dos praças e oficiais da corporação.
“Já temos uma parceria forte com o Corpo de Bombeiros e esses militares são fundamentais no combate ao Aedes. Com esse treinamento, eles estão prontos para nos ajudar nesse trabalho”, destacou o diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, Edgar de Souza.
Durante uma manhã, os militares aprenderam, com amostras vivas, a biologia do Aedes aegypti, desde a fase de ovo até a eclosão. Também constou na programação da aula o controle vetorial, como inspecionar residências e a abordagem da população, tratamentos a serem realizados, utilização de Ultra Baixo Volume (fumacê), monitoramento de armadilhas, dentre outros.
A estes 350 bombeiros somam-se, em média, outros 400 profissionais da Secretaria de Saúde que trabalham, diariamente, em todas as regiões administrativas do Distrito Federal combatendo o mosquito e orientando os cidadãos.
Engajamento
Os esforços do Governo do Distrito Federal para combater o mosquito são constantes. Entretanto, toda e qualquer ação do poder público só tem efeito com a participação e o engajamento popular. Por isso, é importante que medidas simples sejam adotadas por todos.
É necessário manter caixas d’água, tonéis e barris de água tampados, fechar bem os sacos plásticos com lixo, manter garrafas de vidro ou plástico sempre com a boca para baixo e encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda. Também é preciso limpar as calhas com frequência, evitando que galhos e folhas impeçam a passagem da água.
Em caso de identificação de focos do mosquito, os moradores podem acionar a Vigilância Ambiental pelo telefone 160 para que as equipes intensifiquem o trabalho no local. É possível, ainda, comunicar focos pelo site Brasília contra o Aedes.
-
RumoresMedir a glicose por meio do suor ainda é ficção, afirma Sociedade Brasileira de Diabetes
-
Março AzulCâncer de intestino cresce entre jovens e já é o 3º mais frequente no Brasil
-
#VacinaDFDF terá 50 pontos de vacinação neste sábado (28); confira locais e horários
-
Cerca de 40 mil pessoasFebre amarela: Saúde do DF convoca população até 59 anos para vacinação
-
Segunda, 02 de marçoSemana começa com 381 vagas de emprego nas agências do trabalhador
-
Sem custo adicionalConta de luz continua com bandeira tarifária verde em março de 2026, diz ANEEL
-
Neoenergia BrasíliaTarifa Social de Energia Elétrica: quem não atualizar dados pode perder benefício
-
Ligue 180Conta de luz vira aliada no enfrentamento à violência contra a mulher no DF